Olha sem a bolinha é luz refletida global, na verdade deve ser evitado o uso sem a bolinha, ou vc usa a bolinha ou usa um spot meter, ambos devem ir acoplados no fotômetro, pois senão a madição que vc irá obter é uma média global, que normalmente tem muito pouca aplicação.
Você usa luz incidente sempre que quiser operar com escalas próximas a 13% cinza (Aquela bolinha simula a luz refletindo em uma superfície 13% cinza, isso no caso dos Minolta, existem fotômetros de 18% cinza), na verdade sempre que o que for ser fotografado tiver cores ou for cinza, ou até mesmo preto (em vários casos) você deve usar a luz incidente, pois ela proporciona uma boa medição, inclusive sem dar a impressão de desbotado ao preto.
A Luz refletida por medição Spot deve ser usada sempre que houver uma peça branca ou prateada ou objetos de alta reflexão, além de objetos e cenas que vc não consegue se aproximar para medir.
No caso dos objetos brancos (por exemplo um vestido de noiva) você estaria preservando os detalhes da peça medindo com referência no branco).
No caso do céu por exemplo é uma coisa inatingível, vc não consegue medir o o céu por luz incidente, neste caso também deve usar refletida por método Spot.
Mas é necessário vc ter um Spot Meter para seu fotômetro para isso. (Qual é seu fotômetro?)
Quanto ao obturador quando usamos flash é irrelevante a velocidade, porém tem um detalhe, os flashs de estúdio possuem luz de modelagem, que é uma luz contínua (apesar de fraca e de influenciar pouco), eu costumo usar o sincronísmo em 1/60 em meu estúdio para aproveitar a tonalidade de cor proporcionada pelas lâmpadas de modelagem, gosto da saturação e da tonalidade quente proporcionada por elas.
Via de regra pense assim, com o uso de flashs, sempre que vc aumente a velocidade vc diminui a ação das luzes contínuas que houverem no ambiente, sempre que vc abaixa a velocidade você aumenta esta ação.
No meu caso eu uso velocidade mais baixa para valorizar a luz de modelagem, no caso de ter luz fluorescente (que é horrível) no ambiente com os flashs, por exemplo, eu costumo usar altas velocidades para minimizar seus efeitos.
O mais importante é saber que a velocidade usada não afeta o flash salvo raríssimas exceções de velocidade de sincronísmo muito alta e flashs lentos, mas a velocidade afeta qualquer luz contínua que esteja no ambiente.
Espero ter ajudado.
É um assunto muito amplo para ser tratado em um post de fórum