Autor Tópico: D3X..sera que e verdade!?  (Lida 4056 vezes)

Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 18 de Maio de 2008, 10:09:50
stephansolon,

Interessante uma D300 FF, eu nunca tinha me interessado muito pelo formato FF, pois acreditava que sempre no formato APS a óptica teria um melhor desempenho, porém no teste do Dpreview da Canon 70-200 (http://www.dpreview.com/lensreviews/canon_70-200_2p8_is_usm_c16/) os resultados MTF em FF é muito superior ao APS, eu não entendi isso fisicamente, mas comecei a ficar mais curioso pelo formato. Será se a diferença foi por causa da câmera testada? O que se muda num projeto de lente para ela entregar melhores resultados em FF do que em APS, sendo APS apenas um crop do FF? :ponder:

Quanto a D3x, eles comentaram algo sobre o sensor utilizado?

Abraço


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #16 Online: 18 de Maio de 2008, 11:16:39
oi Leandro!


pelo que ouivi falar o projeto so sensor da D3 tem "A MAO" da nikon no desenvolvimento, ja a D3X e so esperar..uma epoca eu achava que seria o sensor da sony...agora tem esse TIMOS. O ngocio e esperar pra ver.

abraco!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #17 Online: 18 de Maio de 2008, 11:49:46
Leandro esse teste ai está influenciado pela câmera... Não faz o menor sentido físico esse resultado rs.



Marcelo TIMOS não é um sensor é um CMOS associado a uma tecnologia de interpolação.
O Sensor da D3 é Sony não tem mão nenhuma da Nikon, está no catálogo da Sony semi condutores e as tecnologias associadas a ele são todas patentes da Sony. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #18 Online: 18 de Maio de 2008, 12:05:28
oi Leo!


da o link ai! to esperando!

porque o que ta rolando e que o sensor da D3 foi projeto conjunto,tem mao da  nikon..e a fonte que eu tenho e quente...alias bem quente.. ;) a mesma que a mais 3 meses ja tinha me dito da nova cam com sensor FF que ja estava pronta...quando o corpo dessa cam estava sendo feito eu ja tinha a noticia...e que as empreiteiras brasileiras poe funcionários brasileiros dentro de muitas empresas(auto pecas, eletronicos,alimenticios) e brasileiro sabe como e..tem a lingua solta..rs


abraco!


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #19 Online: 18 de Maio de 2008, 12:28:30
oi Leo!


achei "troscentos" links falando que o CMOS da D3 e projeto/criacao  NIKON e fabricacao SONY, e muita informação, nossa, eu nem tinha procurado, tem muita informacao falando sobre o que isso, como ja se sabe o sensor da D300 e projeto/fabricação SONY.

vc encontrou o  link falando que o CMOS da D3 e projeto/fabricacao SONY?

abraco!
« Última modificação: 18 de Maio de 2008, 12:30:34 por Marcelo K Motozono »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #20 Online: 18 de Maio de 2008, 12:31:13
Marcelo na época que saiu eu fiz a consulta no departamento de patentes dos EUA, até postei aqui no fórum, perdi quase um dia verificando isso, infelizmente não tenho mais tempo para ficar fazendo esse tipo de busca duplicada rs... Mas você pode fazer a pesquisa lá, o sistema é aberto, qualquer um pode pesquisar, leva tempo, mas é fácil. Mas na época eu cheguei até a postar aqui, não tem nenhuma patente nikon no sensor da D3, a maioria é sony tem algumas da HP e algumas Kodak (as da Kodak ainda tinha 1 com pedência rs), não tem nada da Nikon, nenhuma patente sequer, ou seja, não há desenvolvimento conjunto, mesmo porque a Nikn não tem um dpto de desenvolvimento deste tipo de tecnologia desde que o projeto Lbcast foi fechado, a única participação da Nikon foi estabelecendo especificações no escopo do projeto (ele definiu formato, resolução, nível tolerável de ruído, etc), mas isso não é participação no projeto, ela é a contratante e como tal definiu escopo e especificações do projeto para que a Sony pudesse desenvolver, a única participação da Nikon nesta encomenda é na definição do que ela queria do sensor (uma vez que o sensor foi feito com exclusividade para uso dela).
« Última modificação: 18 de Maio de 2008, 12:34:58 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 18 de Maio de 2008, 12:44:20
Leandro esse teste ai está influenciado pela câmera... Não faz o menor sentido físico esse resultado rs.

Foi o que pensei também, mas o engraçado é que o editor comentou que o desempenho em FF é superior ao APS e que a lente similar da Nikon o APS é superior ao FF.

Um outro detalhe...mesmo excluindo o fator câmera, o MTF em FF cai muito menos nas bordas do que em APS... :ponder:

Será se algum componente da lente pode ser desenhada para favorecer um formato do outro?

Valeu




Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #22 Online: 18 de Maio de 2008, 16:11:51
Então Leandro, pode ser que no caso do teste Nikon a câmera tenha tido pouca influência, o que de fato ocorre. Em ISO baixo a D3 e a D300 apresentam poucas diferenças. Mas em sistema Canon a diferença ainda é um pouco grande.

Então, esse resultado é que é completamente irracional, porque em FF a borda passa pela degradação do APS e ainda mais um pouco. :/
Não faz sentido Leandro, não tem componente que faça isso, porque se fosse assim seria a primeira lente que eu conheço com a borda melhor que o espaço intermediário. Seria bizarro e este espaço intermediário seria pior no 135 do que do APS, o que seria muito pior para o 135, porque normalmente a borda é menos importante do que os espaços intermediários, tem que lembrar o seguinte, se a borda do APS é ruim quer dizer que o intermediário do 135 é ruim, simples assim rs. :)
« Última modificação: 18 de Maio de 2008, 16:14:19 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 18 de Maio de 2008, 16:35:58
Leo,

Eh o que sempre pensei :ok:

Abraco