Autor Tópico: fotos de um novato  (Lida 1415 vezes)

tristao

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Junho de 2008, 23:43:02
olá para todos!

apesar de ter dito que sou novato no título, acho que ainda tenho muito o que aprender para chegar a ser novato em fotografia.  :assobi:

mesmo assim, adoro fotografia e alguns dias atrás comprei uma canon rebel xt com uma lente de 50mm e uma 75-300mm.

pensei em colocar algumas fotos que tirei aqui pois acredito que, sabendo quais foram meus erros, eu posso corrigí-los e assim aprender mais sobre fotografia.

bom, vamos lá...

a primeira foi de uma festa que teve na escola onde trabalho. as demais, foram de um rápido passeio ao jardim zoológico aqui do rio de janeiro.











essa última, como podem ver a grade da jaula da onça atrapalhou um pouco... se alguém puder dar dicas de como "remover" as grades na hora de fotografar, eu agradeço. :)
Anderson Tristão - Rio de Janeiro
Canon Rebel XT - 50mm e 75-300mm


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2008, 00:56:03
Tristão, seja bem vindo ao Fórum...

Se a sua intenção é aprender, com certeza você está no lugar certo, agora só resta postar e procurar o material espalhado por todos os tópicos do fórum...

Vamos a MINHA análise.

A 1ª foto, eu não gostei, achei ela sem objetivo, não gostei do enquadramento com o servente centralizado. Ele está servindo a senhora loira de blusa cinza? Acho que nela (foto) você podia ter chamado mais a atenção para o que você queria mostrar, achei tudo meio disperso...

A 2ª e 4ª gostei muito do enquadramento, principalmente a 2ª por causa da diagonal que as girafas estão fazendo!!!

A 3ª também está muito boa, mas achei um pouco subexposta, talvez 0.5~1pt acima ficaria melhor...

Já a 5ª está muito boa também. Eu teria agachado para ficar a altura da onça, e tentaria eliminar o tronco da árvore do lado direito.
Com relação as grades, isso é muito fácil modificar.
Segundo o EXIF desta foto, você estava com uma DF de 135mm e uma abertura de 7.1 do diafragma.
A dinâmica, grosseiramente falando, é a seguinte.
Quanto mais o diafragma estiver fechado, mais detalhes a frente e atrás do objeto em foco, irão aparecer na foto e vice-versa(quanto mais aberto...)
Associado a isso nós temos a distância focal, quanto maior a DF, menor é a profundidade de campo e vice-versa também...

Aqui http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=23976.0 no excelente tópico do Léo Terra, você vai entender a dinâmica. Além de diversos artigos que o fórum trata com este tema...

Na foto abaixo, também tirada no RIOZOO, tem uma grade na frente...


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #2 Online: 28 de Junho de 2008, 01:08:00
Fala Tristão!

Primeiramente bem-vindo!
Como o lipe colocou vc está no local certo para aprender e compartilhar seu conhecimentos. Acredite, aqui na maioria das vezes cada tópico é uma aula!

Bom, em relação às suas fotos gostei bastante do enquadramento da 3a, mas realmente precisaria ter aberto 1 pontinho à mais!

Use sem dó o Pesquisar e vá estudando os ótimos artigos e dicas dos feras aqui do MF. Exposição, Fotometria, WB, Composição, etc.

Boas fotos!!!

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


tristao

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Junho de 2008, 01:20:40
em primeiro lugar, agradeço ao chellosp e ao lipe_machado.

com certeza irei usar muito todo o conteúdo do forum e as dicas dadas por todos aqui.

espero muito em breve poder colocar mais fotos aqui.

:)

obrigado
Anderson Tristão - Rio de Janeiro
Canon Rebel XT - 50mm e 75-300mm


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #4 Online: 01 de Julho de 2008, 22:25:57
tristao, a foto mais interessante é a primeira. Gostei pois mostra bem o ambiente contextualizando os personagens e narrando um acontecimento. O excesso de informação não é algo que deve ser evitado e sim trabalhado.
Apurando o teu olhar, estudando, você conseguirá fazer boas fotos esteticamente bonitas, mesmo tendo uma aparente "poluição visual".
As outras fotos são comuns e não me despertaram interesse.

Abs,
Fabio
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Julho de 2008, 08:05:01
Isso mesmo ! Aprender é a palavra chave !

Vale recomendar a calculadora do campo de profundidade do Léo !

Tô estudando com ela e fazendo testes ! Bahhhh! Muito mais fácil entender !

Tdo bem ... ninguém vai sair pra um passeio com notebook debaixo do braço pra usar a calculadora, mandar a onça parar, pegar uma trena medir tudo e depois clicar a foto...  :hysterical:

Mas estudar e brincar com ela é bom... até assimilar e aprender.

 :ok: