Autor Tópico: Tutorial sobre tipos genéricos de lentes, siglas, especificações, mounts e afins  (Lida 3406 vezes)

maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
      Moderadores, me parece que não é permitido postar dúvidas na sala de Tutoriais, sendo assim, como não lembrei de um local mais adequado, resolvi postá-lo aqui, peço-lhes, portanto desculpas por qualquer incômodo que eu esteja causando com este post. Sintam-se à vontade para movê-lo para o local que acharem mais adequado.
      Gostaria de saber se existe em algum lugar deste fórum um tutorial ou apostila que discuta sobre os principais tipos de lentes intercambiáveis existentes, as situações de foto em que cada uma delas deve ser utilizada, se possível, citando aquelas séries de siglas de cada fabricante e qual seria o equivalente nos outros fabricantes.
Será que existe algum material tão completo assim, ou eu só conseguiria, no máximo, um tutorial com as distinções entre as siglas dos vários tipos de lente ? 

     Agradece,

     Max Carvalho

Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Noel Thomas

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
  • Sexo: Masculino


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Max Carvalho, tudo bem?

Tópico movido para equipamentos. ok?   :ok:

 
      Gostaria de saber se existe em algum lugar deste fórum um tutorial ou apostila que discuta sobre os principais tipos de lentes intercambiáveis existentes, as situações de foto em que cada uma delas deve ser utilizada, se possível, citando aquelas séries de siglas de cada fabricante e qual seria o equivalente nos outros fabricantes.



Se entendi bem a sua dúvida sobre lentes intercambiáveis , você está perguntando sobre a divisão das lentes nos seguintes grupos:
- super grande angula
- grande angular
- normal
- teles
- super teles

É isto?

Tem um artigo aqui no MF que pode ajudar com a questão dos comprimentos focais

http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=2999.0

Normalmente qualquer livro sobre fotografia comenta sobre estas questões.

Sobre as siglas no site de cada fabricante você encontra esta informação.

[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
André,

  Era um pouco mais que isto. Além da classifiação acima, era também para saber quais lentes de SRLs analógicas podem ser aproveitadas em DSLRs, quais tem motor de foco, enfim, acho que era mais detalhes de especificação mesmo.
  Desculpe ter postado o tópico na sala errada.
  Agradece a atenção,

  Max
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


Andy Bell

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 277
  • Uma idéia na cabeça
Pelo que entendi, as siglas do tipo VR, IS, USM, DC, f/4-5.6  etc... sao essas siglas ?
Essas eram meu grande sufoco qdo comecei hehe
"O olho do homem serve de fotografia do invisível, como o ouvido serve de eco ao silêncio" - Machado de Assis (O cara!)
Ribeirão Preto - SP

http://www.flickr.com/photos/inspirefoto/
http://smallcoincidences.wordpress.com/


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Pelo que entendi, as siglas do tipo VR, IS, USM, DC, f/4-5.6  etc... sao essas siglas ?
Essas eram meu grande sufoco qdo comecei hehe

Exatamente. Isto mesmo. Eu ainda estou no segmento das compactas de controles manuais, mas tenho curiosidade de aprender mais sobre estas especificações.
Penso na viabilidade aquisição de uma SLR analógica, pois os preços estão bem em conta e existem algumas possibilidades de se aproveiter lentes(de alguns fabricantes/modelos) para uma futura DSLR,.
Ainda não me decidi quanto isto.
Valeu assim mesmo.
[]'s
Max
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Max depende muito da câmera.

Nas Nikon:
AF são as compatíveis com AF, mas sem motor incorporado.
AF-S são as compatíveis com AF e com motor incorporado.
Então se tiver uma câmera como a D40, que não tem motor no corpo, só as AF-S terão suporte ao autofocus.
DX são as desenvolvidas para formato APS (portanto não cobrem completamente as 135).

Nas Canon:
EF é a baioneta AF padrão da Canon.
EF-S são as desenvolvidas para formato APS.

NAs Sony.
Minolta/Sony A é a baioneta AF da marca (tbm chamada de Maxxum ou Alpha).
Por padrão essas lentes não possuem motor incorporado, salvo quando recebem a especificação SSM, porém nas máquinas Sony isso é indiferente, porque todas elas possuem motor de AF no corpo.

Quanto às particularidades é mais difícil afirmar qualquer coisa, mesmo porque é possível usar adaptadores dos mais variados para usar as lentes em modo manual, para você ter uma idéia é possível até usar lentes Pentax de rosca nas Sony com o devido adaptador.

Espero que ajude.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.




maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Obrigado a todos pelas respostas. Embora exista muita fonte de informação na internet, ainda sou adepto de uma boa leitura impressa.
Vou procurar livros sobre equipamentos fotográficos e técnicas fotográficas básicas.
Se um dia eu entrar para o mundo DSLR de verdade, serei um candidato a fazer o curso do Léo, alguma vez em que eu dê uma pessadinha aí pelo Sudeste.
[]'s a todos
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo