Autor Tópico: [DIGITAL] Procedimentos para calibrar o monitor  (Lida 22957 vezes)

Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #15 Online: 31 de Julho de 2008, 20:06:45
Para melhores resultados recomendo o basICColor Display 4.1.8
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=24266.msg231698#msg231698

Um monitor capaz de reproduzir a imagem com boa fidelidade e calibrado corretamente
vai ter a imagem quase igual a do papel, não vai ficar 100% pq um é luz e o outro é pigmento
e nosso equipamento não é profissional topo de linha com tudo calibrado como manda o figurino,
tendo total controle e conhecimento de todo o processo/workflow.

O que geralmente afeta a disparidade entre o monitor e o papel:
-Iluminação, a sala tem que estar iluminada com a mesma temperatura de cor
em que o monitor foi calibrado(tem umas lâmpadas fluorecentes de +-6400/6500 Kelvin)
-O monitor não apresenta fidelidade nas cores
-A calibração não foi bem feita
-O LAB onde foi impresso não é de qualidade, equipamento descalibrado e/ou o operador
aplicou alguma “correção” na foto.
« Última modificação: 31 de Julho de 2008, 20:21:06 por Pictus »


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #16 Online: 31 de Julho de 2008, 20:10:18


Agora, para quem precisa de fidelidade e de resultados profissionais é prerrogativa calibrar o monitor de maneira mais séria e consistente.
Já utilizei o excelente colorímetro Eye-One da GretagMacbeth que possibilita resultados precisos.



http://usa.gretagmacbethstore.com/index.cfm/act/Catalog.cfm/catalogid/1861/Subcategory/Eye-One%20Solutions/category/Eye-One/browse/null/MenuGroup/__Menu%20USA%20New/desc/Eye-One%20Display%202.htm


Oi Chello, nunca usei o Eye-one. Uso o Monaco OPTIX,
ele ajusta o ponto branco (mede com brilho e contraste em 100%)
Ponto preto (brlho em 0% e contraste em 100%)
depois me dá uma barra para ajustar a brilho dentro da faixa correta
gera o perfil para windows com alpha 18%
mas não informa quais ajustes RGB devo colocar no monitor, aí coloco tudo em 50%. O da Macbeth é diferente?

Dantas,

É diferente sim, ele joga a cor com seus valores corretos de RGB e lê no monitor o RGB interpretado e vai fazendo assim com todas as cores até criar a tabela para corrigir a LUT da placa de vídeo, além é claro do ajuste de preto, branco. E também, caso o monitor possua ajuste em Kelvin, o programa fornece o valor adequado.
É muito bacana esse Eye-One.

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #17 Online: 31 de Julho de 2008, 20:59:30
Tópicos bons são como esses que, de um interesse particular, de calibragem de baixo custo ou nenhum custo, expandem para interesses mais diversificados e atingem todos os membros do fórum, desde os mais iniciantes como eu com descrição de passo-a-passo e possibilidades sem custo até programas mais específicos.
Fico por aqui como espectadora.
« Última modificação: 31 de Julho de 2008, 21:00:41 por Kika Salem »


André Fazanaro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 03 de Agosto de 2008, 17:40:45
Beleza, mas e se usar um laptop, com o windows vista? Como posso fazer a calibração da tela?
Muitos sonham com o sucesso, eu acordo cedo e trabalho duro para conquistá-lo. (Abílio Diniz)


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #19 Online: 03 de Agosto de 2008, 18:17:26
Do mesmo modo como faz no XP...


Marcos Amend

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
  • Sexo: Masculino
    • Marcos Amend
Resposta #20 Online: 24 de Agosto de 2008, 01:48:21
Calibrar o monitor no olho até que pode ficar bem próximo do "100% calibrado", mas exige uma paciência e conhecimentos bem avançados. Falo de caso próprio, que há uns 2 ou 3 anos venho testando calibragens diferentes (via softwares, via olhômetro usando um target, via SpiderPRO) e confesso que é muito, mas muito difícil calibrar com exatidão, mesmo usando um colorímetro. Além disso, você precisa do perfil ICC do lab para tentar chegar bem próximo do mesmo.

Outra coisa: com os monitores hoje em dia com grandes taxas de brilho e contraste, você tende a achar a imagem do lab no papel subexposta. Isso é outro vício que os monitores, principalmente os LCD's nos causam. Não esqueçamos que a imagem na tela do monitor é uma coisa (no caso, luz), e a imagem no papel é outra totalmente diferente. Pra terem uma idéia, quando vou soltar uma imagem que vai pro lab, reduzo as taxas de brilho e contraste do meu monitor de 65/ 60 para 13/ 11. As cores continuam as mesmas, porém a exposição diminui, ficando bem próxima do lab que costumo solicitar cópias em papel.

Outra questão de relevância fundamental é a configuração do Photoshop. Não adianta nada você tratar uma foto no PS estando o RGB com a configuração diferente do seu windows. Se você calibrou pelo windows, ou seja, usando um programa tipo Adobe Gamma ou no olho, acertando os níveis de RGB e brilho e contraste você tem que setar no Color Settings (Edit/ Color Settings) o mesmo valor para RGB que o Windows usa. Geralmente é o "sRGB IE"..... Eu uso o perfil quie eu criei usando o SpiderPRO. Já vi muito usuário reclamando que a cor da foto no PS está diferente da cor da foto quando visto no visualizador do windows. Além disso, você precisa ir em "View/ Proof Setup/" e marcar a opção como "Monitor RGB", aí sim a sua foto estará igual a do windows.

Pra quem trabalha e precisa de fidelidade de cores, não só em RBG, como em CMYK, recomendo seriamente comprar um colorímetro, assim não terá surpresas com seus clientes.

Vixi Beto!  Antes de eu tentar qualquer coisa nessa área vou te chamar pra tomar umas cervas lá em casa e você me mostra como fazer isso na prática!   :hysterical:
Nada como aproveitar as experiências prévias dos amigos!   :assobi:
Abraços
« Última modificação: 24 de Agosto de 2008, 01:51:52 por Marcos Amend »


Tiago Bonato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #21 Online: 16 de Outubro de 2008, 04:25:09
[EDIT: TÓPICO UNIDO PELA MODERAÇÃO DA SALA POR CONTER ASSUNTO AFIM]

ola ,


por favor peco a todos que me deem uma dica.

Calibrador eye one 3, mac, photoshop , indesign e impressora Hp designjet 130 nr , ou seja tudo perfeito ? nao , porque nao sei calibrar o monitor ....

Como fazer ?  na opcao facil tudo bem , mas na opcao avancada pede para deixar o monitor com 100% de contraste, porem no mac nao existe o botao embaixo do monitor para deixar contraste a 100% como fazer isso? qual a melhor temperatura ? 6500 k?

obrigado


« Última modificação: 16 de Outubro de 2008, 11:14:49 por Kika Salem »


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #22 Online: 16 de Outubro de 2008, 17:34:44
O Ajuste deve ser por softwere tal qual o meu Samsung 971P. Procura que tem...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #23 Online: 16 de Outubro de 2008, 19:14:34
Minha experiência...

Adobe Gamma não presta. Por que? Porque ele não funciona em todos os ambientes, ele vai deixar as cores do monitor de um jeito em algum,as situações e de outro em outras. Nem lembro mais quais e quais, mas acontece.

A forma como encontrei de calibrar é a seguinte... Fazer algumas fotos no lab. Essas fotos devem ser de situações variadas de iluminação e de cores, ou seja, as fotos devem ser diferentes umas das outras. Umas três fotos basctam.

Diretamente no monitor, selecionando as opções do menu do monitor, tentar chegar o mais perto possível, lembrando que não é possível 100% devido às características do brilho do fósforo e ao fato de ser luz emitida e não refletida como no papel.

Chegando o mais próximo possível (isto é, com as tais fotos abertas na tela) e na sua mão as de papel), abrir o driver de video que tem uma interface para acertar as curvas de cor e de contraste. Há diversas curvas prontas, você deve começar experimentando as curvas prontas para ver qual é mais próxima para tomá-la por base para modificar.

A impressora doméstica não atende ao mesmo perfil de cor que o minilab, mas os minilabs estão quase perfeitamente alinhados (já fiz esse teste de mandar fazer a mesma foto em vários labs, aliás, quem fez foi um amigo meu e eu o acompahei). Será preciso fazer uma de duas opções: criar uma novo perfil para ela (chatíssimo, pois tem de converter sempre) ou... ajustar a impressora no driver dela mudando as cores (preferi essa segunda opção).



Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #24 Online: 17 de Outubro de 2008, 16:17:56
Minha experiência...

Adobe Gamma não presta. Por que? Porque ele não funciona em todos os ambientes, ele vai deixar as cores do monitor de um jeito em algum,as situações e de outro em outras. Nem lembro mais quais e quais, mas acontece.

A forma como encontrei de calibrar é a seguinte... Fazer algumas fotos no lab. Essas fotos devem ser de situações variadas de iluminação e de cores, ou seja, as fotos devem ser diferentes umas das outras. Umas três fotos basctam.

Diretamente no monitor, selecionando as opções do menu do monitor, tentar chegar o mais perto possível, lembrando que não é possível 100% devido às características do brilho do fósforo e ao fato de ser luz emitida e não refletida como no papel.

Chegando o mais próximo possível (isto é, com as tais fotos abertas na tela) e na sua mão as de papel), abrir o driver de video que tem uma interface para acertar as curvas de cor e de contraste. Há diversas curvas prontas, você deve começar experimentando as curvas prontas para ver qual é mais próxima para tomá-la por base para modificar.

A impressora doméstica não atende ao mesmo perfil de cor que o minilab, mas os minilabs estão quase perfeitamente alinhados (já fiz esse teste de mandar fazer a mesma foto em vários labs, aliás, quem fez foi um amigo meu e eu o acompahei). Será preciso fazer uma de duas opções: criar uma novo perfil para ela (chatíssimo, pois tem de converter sempre) ou... ajustar a impressora no driver dela mudando as cores (preferi essa segunda opção).


Porque não presta? Em que ambientes ele não vai funcionar? Pensei que ele calibrasse o monitor em qualquer ambiente...
 :ponder: :ponder: :ponder:
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #25 Online: 20 de Outubro de 2008, 12:15:47
Eu tentei calibrar com Calibrize 2.0, mas não fiquei muito satisfeita.

Não consegui seguir os passos do Ivan porque meu monitor é de notebook e não tem aquelas funções de regulagem nele.

Então fiz uma fusão dos passos do Lúzio (Passo-a-passo do Adobe gama) com os do Ivan (pegar algumas fotos-modelo), porque tinha várias fotos impressas recentemente, em situações de luz variáveis, mas não tinha impresso os targets. Talvez por isso a calibragem não tenha ficado 100%, mas ficou bem mais próxima da foto impressa do que antes. Eu cai na besteira de tratar umas fotos e imprimi-las sem calibrar o monitor. O que era pra sair da cor de pele saiu num tom amarelo-esverdeado e o azul azul anil. Ou seja, é serviço perdido tratar uma foto sem antes calibrar o monitor. (É preciso fazer errado para chegar a uma conclusão tão simples :no:)

Na próxima vez que eu for ao laboratório vou levar os targets para imprimir e tentar de novo para ver se alcanço um resultado melhor.

Dos passos do Lúzio, eu só não consegui configurar o item 2 ("Escolha wizard") porque não encontrei esta opção, mas segui adiante assim mesmo.

Bem é isso, agradeço novamente as indicações de todos.


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 20 de Outubro de 2008, 13:39:48
Pessoal, a minha experiência.

Fiz e testei novamente na semana passada.

Peguei umas fotos, sem tratamento e nada, levei a um lab e mandei revelar sem nenhum ajuste.

Voltei pra casa, abri as fotos e ajustei as configurações da placa de vídeo e monitor a té ficar igualzinho. Levendo em conta que como eu trabalho com as fotos geralmente à noite, fiz isso À noite para não ser enganado pelo próprio olho com outra luz.

Fiz o processo inverso.

Depois fiz mais alguns trabalhos e confirmei isso na semana passada. Fiz as fotos de um evento, fiz o pós e mandei revelar. Bingo ! tá certinho.

É uma solução Tabajara...rs... mas funcionou.

Agora... gastei muito tempo, haja paciência, até conseguir deixar tudo certinho.

Quando puder invisto mais, mas por enquanto fico com essa, pra mim funcionu !
 :ok:


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #27 Online: 03 de Abril de 2009, 10:42:00
6) 3 retângulos (vermelho, verde e azul), se aparecer apenas 1 desmarque a opção "view single gamma olnly". O que vc vai fazer: Ajuste cada controle deslizante de cada cor e tente deixar a imagem do targete, que tá aberta no PS, igual ao do targete impresso. Tente conseguir o PB mais parecido possível, mas não deixe de prestar a atenção as demais cores.
Deixe a opção "Gamma" em custon e 2.10

O HD do meu notebook foi pro brejo. Voltei a usar um PC antigo aqui de casa e tive/tenho que, além de instalar os programas, calibrar novamente o monitor e, por isso, retornei a esse tópico para lembrar das dicas dos colegas.
Como meu Adobe Gamma não estava alterando nada nos 3 retângulos mencionados acima pelo Luzio, fui pesquisar no google para saber o que estava acontecendo. Não encontrei nada ainda, alguém sabe me dizer por que isso acontece?, mas encontrei esse passo a passo ilustrado para quem tem interesse em calibrar o monitor sem custos adicionais. É bem parecido com as dicas citadas pelos colegas acima, só que ilustrado.
http://www.intercolorbrasil.com.br/calibrando%20monitor.pdf
« Última modificação: 03 de Abril de 2009, 10:42:48 por Kika Salem »


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #28 Online: 03 de Abril de 2009, 11:09:19
Kika, eu comprei a algum tempo atrás o eye one 2 light, paguei U$100.
Acho que valeu cada centavo, ele não é o melhor que vc pode ter, mas quebra um galhão.
Se a intenção é trabalhar seriamente com arte digital eu acho que tão importante quanto o mouse (e o tablet... hehehe).
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.