Thiago a D300 não chega aos pés da D3 em termos de sistemas e corpo, para fotojornalismo um corpo como o da D3 é fundamental e faz muito mais sentido ter uma câmera de fotojornalismo APS do que uma 135. Neste ponto penso que o ideal mesmo seria a Nikon disponibilizar uma D3x (se é que eles vão lançar com esse nome) em formato APS, mesmo porque tenho visto muitas queixas dos usuários de fotojornalismo sobre o fato de a D3 não ser APS, o que limita muito as teles usadas anteriormente.
A rejeição do Leo ao FX da Nikon é conhecida desde o lançamento da D3 com inumeros posts dizendo-se "traido", etc.
Discordo do Leo e acho que posso falar, já que POSSUO ambas, D3 e D300 (e tive D70/D100/D200/D2x).
Ao meu ver, dizer que a D300 não chega aos pés da D3 seria um grande exagero.
Sem dúvida a construção da D3 é bem mais robusta, mas a D300 segura o tranco tranquilamente e é extremamente sólida.
Quem conhece o meu trabalho sabe que utilizo equipamentos em condições extremas:
http://www.lost.art.br/seal_story.htmhttp://www.lost.art.br/antarcticamonamour.htmhttp://www.lost.art.br/tses.htmhttp://www.lost.art.br/iglou/Uso a D300 com teles exatamente para potencializar a aproximação com o fator de crop.
Até iso 800 não há grandes diferenças, e para mim a grande vantagem da D3 é o iso elevado e o voice recorder, extremamente útil para situações jornalisticas onde ter legendas e identificações corretas é crucial.
No meu trabalho encontrei apenas profissionais elogiando a D3, NENHUM reclamando, ja que todos dispoem de teles e a D3 funciona excepcionalmente bem com teleconverters como o TC 1.4, o que aliado ao iso elevado de qualidade excepcional praticamente anula esta questão.
Além disso, para jornais, com 12mp é absolutamente tranquilo fazer cortes na imagem já que para as aplicações impressas há resolução de sobra.
Tenho o grip da D300 e com a bateria da D3 não deixa nada a desejar. D300 : 8fps vs. D3: 9fps (em fx)
O modulo de AF é o mesmo, apesar da aquisição inicial da D3 ser mais rápida, mas nada que impeça a D300 de fazer o trabalho com qualidade excelente. A D300 é visivelmente superior a D2xs, e em isos baixos equivalente a D3.
A D300 é muito mais camera do que muitos precisam, mesmo em iso elevado, desde que a imagem esteja corretamente exposta, o ruído é irrisório quando a imagem é impressa.
Hoje temos o melhor dos dois mundos, FX para wides e iso elevado, e DX para teles, com a opção ainda de uma FX mais leve e portátil na D700.
[ ]s
ig