Autor Tópico: Primeiras com a 50mm 1.8  (Lida 6445 vezes)

Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Online: 21 de Agosto de 2008, 14:20:15
Sei que essas fotos de pessoas em frente ao computador estão manjadas demais, mas quis testar minha primeira lente fixa e aproveitar a luz que entra todos os dias pela nossa janela, que dá de frente para um pé de amora onde os passarinhos vão e vêm o dia inteiro. Eles não só comem o dia todo, como também ficam observando o Rodrigo (e vice-versa). Pena que com uma 50mm não dá para fotografá-los.

Selecionei algumas que acabei de fazer. São variações de um mesmo tema, fiz outros enquadramentos, mas preferi esses. Preferi o tom mais quente. Usei balanço de branco pré. Por descuido, comecei com ISO 800, depois baixei para ISO 200. Abertura entre 2.0-2.8 e velocidade entre 80-125. JPEG Lord Fine. Sem tratamento por motivos que vocês já conhecem.

Agradeço desde já qualquer comentário.










P.S.: POR DESCUIDO, POSTEI NO LUGAR ERRADO. POR FAVOR, ALGUÉM MOVE PARA MIM. OBRIGADA.
« Última modificação: 21 de Agosto de 2008, 14:24:50 por Kika Salem »


Fernanda Maia

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.959
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 21 de Agosto de 2008, 14:44:18
Adorei Kika!
Estão todas lindas! Muito lindas!
A luz ajudou bastante, mas o mais bacana é que o "modelo" agiu como se você não estivesse ali, bem natural.
Fantásticas! :clap: :clap: :clap: :clap:
Fernanda Maia
Sony H2
Nikon D90, Sigma 50mm macro



Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2008, 14:50:06
Obrigada Fernanda.
Aqui em casa em tenho dois modelos, o Rodrigo e a Vaquinha. Eu vivo grudada neles, com e sem a câmera, então eles já nem se importam mais. Ajudou o fato do Rodrigo adorar passarinho e estar entretido com eles. Aliás, até o sobrenome dele, Czajka, é o nome de um passarinho na Polônia, de onde vieram seus ancestrais.
Vou tentar aproveitar mais essa luz que está aqui todos os dias e cortina vazada ajuda também, dá uns efeitos legais.
Agradeço muito mesmo o comentário.


Ricardo Dias Lopes

  • Trade Count: (25)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.888
Resposta #3 Online: 21 de Agosto de 2008, 16:42:31
Também adquiri uma cinquentinha recentemente "1.4" e tenho feitos coisas bem bacanas com ela ...

Muito bacana essas fotos ...  :clap: :clap: :clap:
Nikon D300s + Nikon 17-55 F2.8 + Nikon 80-200 F2.8 + 2 SB 900 + Manfrotto 055XPROB
http://www.flickr.com/photos/ricardodiaslopes/


Noel Thomas

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 21 de Agosto de 2008, 17:37:32
Algo que me agrada muito nas fixas é a "necessidade" de dinamismo de quem fotografa em relação ao assunto, uma vez que não dispõe do anel de zoom.
Fotos, ao meu ver, bem fotometradas e com temperatura de cor intimista.  :ok:


Abraço!

Noel Thomas


Carlos Magalhaes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA
Resposta #5 Online: 21 de Agosto de 2008, 17:48:16
Gostei muito do tom quente e do uso da luz da janela, Kika. A penúltima ficou muito legal pelo modo como a luz destacou o rosto. Gosto muito de lentes fixas pelo motivo que o Noel mencionou.
Carlos Magalhaes
Belo Horizonte - MG
--------------------
Fuji S5200
Pentax K100D

http://www.carlosmagalhaes.com.br


Oberdan Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 764
Resposta #6 Online: 21 de Agosto de 2008, 18:11:13
Eu estou aguandando ansiosamente a chegada da minha ciquentinha 1.4  :wub:
Acho que chega amanha  :D, e aqui na minha cidade é feriado  :D  :D vou ter o dia todo para brincar

A ultima foto me lembra esse que vos escreve, nas madrugadas em frente ao PC... dá um sono :assobi:


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Agosto de 2008, 18:18:33
Muito bonitas, Kika! Mesmo!
Gosto muito de fotos espontâneas... e essa luz está mágica!  :clap: :clap:

Tópico movido ;)


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 21 de Agosto de 2008, 19:51:46
Fui ao médico e fiquei surpresa quando voltei. Não esperava tantos comentários. Obrigada Ricardo, Noel, Carlos, Oberdan e Pedro pela atenção.

Depois posto umas fotos do ensaio da Vaquinha pra vocês conhecerem a outra ramificação da família.

Uma coisa que já notei de diferença entre um zoom e uma fixa é que o zoom, em certos casos, mais confunde do que ajuda. A necessidade de se movimentar acaba contribuindo para o enquadramento, pois te obriga a sair do lugar, a tentar novas possibilidades, a olhar as coisas por outro ângulo literalmente. Numa dessas, não sei exatamente qual, deitei no chão.

Além disso a 50mm tem uma abertura maior o que ajuda nessas fotos dentro de casa. Vou deixar a cinqüentinha um tempo na minha câmera sem trocar, de repente eu gosto tanto que vendo a Tamron 17-50mm 2.8 e junto um dinheiro pra comprar a tele que eu planejo há tempos. Vou sair pra rua com ela também.

Abração gente e obrigada pelo incentivo.
« Última modificação: 21 de Agosto de 2008, 19:53:32 por Kika Salem »


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #9 Online: 21 de Agosto de 2008, 22:00:53

Além disso a 50mm tem uma abertura maior o que ajuda nessas fotos dentro de casa. Vou deixar a cinqüentinha um tempo na minha câmera sem trocar, de repente eu gosto tanto que vendo a Tamron 17-50mm 2.8 e junto um dinheiro pra comprar a tele que eu planejo há tempos. Vou sair pra rua com ela também.

Abração gente e obrigada pelo incentivo.

Kika, também sou um apaixonado pela 50tinha.

No passeio na Igreja da Boa Viagem (http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=21288.0) eu levei somente ela e gostei muito de ter que procurar novos ângulos por estar limitado a uma lente fixa.

Das minhas lentes, a que mais uso ainda é a Tamron 28-75 pois é bem vesátil e possui uma qualidade ótica fantástica, mas quando estou com a 50tinha é só festa.

 :ok:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #10 Online: 21 de Agosto de 2008, 22:51:34
Eu acho a 50mm f/1.8 show de bola.. f/1.4 entao nem se fale.
Mas vc perde muita coisa com ela... não acho que substitua uma Tamron 17-50mm nunca...
Tele acho que é para uso muito expecífico...eu praticamente não utilizo.

Tenho um amigo meu que o sonho dele era a Canon 70-200 f/4.0 IS... ele comprou... usou um pouco... e já está vendendo... alegando que é grana d+ para ficar "encostada".

Alias se quizer fazer um rolo posso falar com ele.

Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 22 de Agosto de 2008, 00:15:05
Eu acho a 50mm f/1.8 show de bola.. f/1.4 entao nem se fale.
Mas vc perde muita coisa com ela... não acho que substitua uma Tamron 17-50mm nunca...
Tele acho que é para uso muito expecífico...eu praticamente não utilizo.

Tenho um amigo meu que o sonho dele era a Canon 70-200 f/4.0 IS... ele comprou... usou um pouco... e já está vendendo... alegando que é grana d+ para ficar "encostada".

Alias se quizer fazer um rolo posso falar com ele.

Jesiel:
A minha é Nikon já não vai dar pra "bater rolo" (lembra-se dessa expressão? É velhinha, velhinha) com seu amigo. Além disso, ensaio comprar uma 2.8, mas, de fato, é cara demais para meu uso, por isso até agora eu só ensaio, aliás, é para fotografar ensaio. kkkk
Sei também que a 50mm não vai substituir a 17-50mm devido às vantagens proporcionadas pelo zoom, mas é que, quando comprei a 17-50, morava fora e tinha dinheiro para investir em lentes, mas não o suficiente para comprar a 70-200 ou a 80-200, então comprei a 28-75 já pensando, no futuro, em vender uma das duas. Como ainda almejo ter uma câmera de filme, penso em ficar com a 28-75 e vender a 17-50, mas estou na fase do desapego e não tomei uma decisão efetiva.
Um amigo vem ensaiando também me vender a 80-200 dele, então se vender a minha 17-50 a diferença que vou ter que aplicar é bem pequena e a família agradece. Então até que ele tome a decisão eu vou enrolando também.

Fransergio:
Vejo que temos equipamentos bem parecidos.  :D
« Última modificação: 22 de Agosto de 2008, 00:18:26 por Kika Salem »


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 22 de Agosto de 2008, 00:33:24
Sempre vejo com especial atenção os posts com as fotos dessas cinquentinhas... E cada vez mais penso que preciso comprar uma lente dessas...

Adoro esse tipo de foto aproveitando a luz de janelas... muitas partes claras e escuras...

Kika, ficou ótima essa sequencia de fotos!

abraços!  :D
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #13 Online: 22 de Agosto de 2008, 01:29:36
Srta Kika,

A cinqüetinha assim como toda fixa, faz com que a criatividade e a preocupação com a composição sejam muito mais exploradas pelo fotógrafo. É bom demais, ter que andar pela cena para enquadrar aquilo que você imagina, e conseguir transmitir a mensagem de forma correta tendo que se contorcer literalmente.

Concordo que não substitui a versatilidade da 17-50, mas que irá permitir à você registrar fotos incrivelmente diferentes, ahhh isso vai!

Teles como o Jesiel bem colocou são para usos específicos. Mas, são importantes num set de lentes não tenha dúvidas!

Adorei as fotos, adorei o clima intimista citado pelo Noel proporcionado por esse tom quente tão bem explorado por você.

Essa me remeteu à cena de um certo filme o qual mesmo depois de uns 15 minutos pensando, ainda não recordei título e história.


E essa mostra que realmente você já é uma "Bresson de saias". A fotógrafa invisível com sua cinqüetinha e nada mais. Só falta a Leica!!!! rs


Parabéns Kika, e continue sempre pois ainda veremos lindos registros seus!!!

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Marcos Amend

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
  • Sexo: Masculino
    • Marcos Amend
Resposta #14 Online: 22 de Agosto de 2008, 02:03:30
Essa lente é boa demais!  você vai se divertir horrores...   ;)