Autor Tópico: todas as duvidas possiveis  (Lida 1132 vezes)

Pocker

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
  • Sexo: Masculino
  • oi, este sou eu...
Online: 19 de Setembro de 2008, 16:28:06
Ola por favor, me ajudem a ajustar a minha D200, como sou novo no mundo da fotografia, quero que as qualidades das fotos saiam exelentes para revelação sei que devo comprimir as fotos mas ela tem um modo que me deu duvida eu deixei em JPEG fine + NEF(RAW) que comprimiu bastente o espaço no cartão de memoria, mas como eu não estou preucupado com o tamanho nem a quantidade de fotos que caibam no cartão e sim com a qualidade das fotos eu pergunto o que é NEF(RAW) e para que serve?
Devo deixar neste modo ou apenas em JPEG fine?

  Fora esta duvida tenho muitas outras e quem puder me auxiliar no ajuste da D200 ficarei eternamente grato, sei que muitos vão comentar para que eu faça curso e tudo mais, e o meu problema e falta de tempo, pois tenho alguns trabalhos para executar nesta semana e não quero pisar na bola pois meu futuro na fotografia depende de um bom resultado neste trampo que vou fazer na terça feira. bom obrigado


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 19 de Setembro de 2008, 20:37:52
Pocker;

NEF é o formato RAW da Nikon.

Mas para aproveitá-lo é preciso alguma experiência, não dá para ensinar isso em duas mensagens ou coisa assim.

Penso que se você nada sabe de RAW, talvez seja melhor usar o JPEG de uma vez.

Uma opção é comprar o livro do Clicio Barroso.

Outra coisa é que há certa contradição entre alguém querer ter um futuro na fotografia e não "ter tempo" para aprender. Infelizmente, aprendizado exige tempo e dedicação, não é coisa rápida. Ter os trabalhos antes de saber fazê-los é sempre um problema.

Desejo boa sorte a voc~e, mas infelizmente o que você quer saber não é pouco. Aqui no fórum, pesquisando, provavelmente encontrará todas as informações que deseja, mas provavelmente estarão em tópicos longos.



Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #2 Online: 19 de Setembro de 2008, 20:48:09
Amigo, se seu futuro na fotografia será decidido nesta semana e vc não tem nem idéia de como regular a D200 e nem o que é RAW...vc está com seu futuro beeemmmm complicado.

Primeiro, qual o problema com tuas fotos? Vc está fotometrando corretamente?Qual lente vc está utilizando?Está fotografando à noite? Estúdio?

E por aí vão muitas perguntas que poderia te fazer pois para cada  ramo da fotografia são muitas variáveis que podem estar atrapalhando tua fotografia. Digo isto porque pelo teu post acredito que existam problemas pois se vc está perguntando como regular a D200 é de se esperar que algo não esteja saindo a contento.

O fórum tem muita informação, utilize a ferramenta de pesquisa, vc vai encontrar muitas respostas às tuas dúvidas.

E como disse o Ivan, vá de JPEG FINE, para aprender a mecher com RAW não é do dia para noite mas também não é um bicho de sete cabeças.

Abraço.
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



anonimodf

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
  • Sexo: Masculino
    • http://www.valdimarmoura.com
Resposta #3 Online: 26 de Setembro de 2008, 11:00:48
Plenamente apoiado os dois amigos acima :clap:

Camera: Nikon D70s + 2 CF2Gb e 1CF 512mb + Tripé + Bolsa  + Sigma 70-300mm Macro + Nikor 18-55mm + Nikor 28-80mm + SB800.

www.valdimarmoura.com