O conceito do back digital é melhor. Pra estúdios não se precisa de sitemas de foco, fotometria etc muito avançados.
Bastam boas lentes e um bom sensor.
Vender uma MF inteira a cada geração de sensor é algo descabido na minha opiniçao.
Aliás, um sonho seriam câmeras com sensor+processador detacável como é o processador de um computador.
Para limpeza, troca, evolução etc.
Essa não é uma câmera para estúdio, apesar de o tamanho do sensor poder sugerir isso! Até pode ser usada em um, nada impede, mas quem conhece a história da marca sabe que estúdio nunca foi o mercado das Leica!
A Canon 5D também é largamente utilizada em estúdio, mesmo nos EUA, e ninguém reclama disso...
Pelo tamanho e peso do corpo e lentes, é uma câmera para ser usada
"na mão" em ambientes externos; para "landscape photography"; fotografia de publicidade; fotos de arquitetura (o "set" de lentes inclúi uma "Tilt & Shift"); "wedding photography" e "fine art photography". Óbvio que falo de mercados sérios, como os norte-americano e europeu, onde o $$$$$$$ realmente "rola"!!!!. É uma câmera que também poderia ser usada sem problemas no fotojornalismo. Basta lembrarmos que, entre 40 e 60 anos atrás, antes do advento das SLR de 35mm, as médio formato e as câmeras de filme plano de 4 x 5 polegadas eram
amplamente utilizadas pela imprensa! Essa câmera não é maior nem mais pesada que uma EOS 1D MkIII com uma 16-35mm f/2.8 ou uma D3 com uma 17-35mm f/2.8, Muito pelo contrário!!!
"Set de Lentes" (DPReview):
The lenses will include 24mm ultrawide, 35mm wide, 70mm standard, 100mm short tele, 120mm macro, 180mm telephoto, and 30mm tilt-and-shift optics"