Autor Tópico: Crop pra impressão - Alguém ajuda ???  (Lida 4479 vezes)

Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Online: 16 de Outubro de 2008, 13:17:35
Oi, pessoal !!
Não sei se é esse o termo, mas quero ''cropar'' uma foto e deixar ela no tamanho 15x21, no PS, por exemplo. Só que ao efetuar o corte ou crop e enviar pra impressão, vi que sai com umas bordas na parte de cima e em baixo, ou seja, a foto até fica do tamanho desejado, porém o assunto fica menor em virtude das bordas ''indesejáveis''. Falei com o lab e disseram que teria de deixar do tamanho exato para impressão, 15x21, do contrário ao ''cropar'', lembrando que não sei se é este o termo, sairia bordas nas impressões.
Então minhas dúvidas:
1.Como faço pra deixar a fotos no tamanho que quero imprimir ?
2.Terei de fazer uma foto por vez ?
3.Há necessidade de deixar as fotos no exato tamanho para impressão ?
4.Não posso, depois de tratá-las, simplesmente enviar ao lab e pedir o tamanho que quero ?
Se puderem ajudar...
Muito obrigado.
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2008, 13:39:24
Rodrigo,

O problema que você enfrenta é pelo fato da imagem sair da câmera em uma proporção diferente da utilizada para o formato 15x21.

No PS, selecione a ferramenta de seleção retangular (tecla M) e na caixa Style, selecione a opção "Fixed Aspect Ratio" e coloque os valore de proporção 3 e 2.

Efetue a seleção onde desejar cropar e faça o corte.

Faça o teste!

Abs

Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #2 Online: 16 de Outubro de 2008, 19:58:19
Chello, entendi e irei testar, obrigado. Se quiser no tamanho 13x18, ou 20x25, etc...qual proporção coloco ?
Abraço.
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil


ViTóRiO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Outubro de 2008, 07:24:39
Chello, entendi e irei testar, obrigado. Se quiser no tamanho 13x18, ou 20x25, etc...qual proporção coloco ?
Abraço.

4 e 3  :ok:


Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2008, 08:23:37
Rodrigo,

O problema que você enfrenta é pelo fato da imagem sair da câmera em uma proporção diferente da utilizada para o formato 15x21.

No PS, selecione a ferramenta de seleção retangular (tecla M) e na caixa Style, selecione a opção "Fixed Aspect Ratio" e coloque os valore de proporção 3 e 2.

Efetue a seleção onde desejar cropar e faça o corte.

Faça o teste!

Abs


Chello, juro que tentei encontrar a opção caixa style e ''Fixed Aspect Ratio", porém não encontrei.. :doh: Por acaso existe esta ferramenta no CS 2 ? depois que seleciono esta ferramenta, M, faço a marcação onde quero. Onde abro esta janela para marcar o tal de ''Fixed Aspect Ratio" ?
Abraço.
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2008, 09:11:53
Rodrigo,

O problema que você enfrenta é pelo fato da imagem sair da câmera em uma proporção diferente da utilizada para o formato 15x21.

No PS, selecione a ferramenta de seleção retangular (tecla M) e na caixa Style, selecione a opção "Fixed Aspect Ratio" e coloque os valore de proporção 3 e 2.

Efetue a seleção onde desejar cropar e faça o corte.

Faça o teste!

Abs


Chello, juro que tentei encontrar a opção caixa style e ''Fixed Aspect Ratio", porém não encontrei.. :doh: Por acaso existe esta ferramenta no CS 2 ? depois que seleciono esta ferramenta, M, faço a marcação onde quero. Onde abro esta janela para marcar o tal de ''Fixed Aspect Ratio" ?
Abraço.

Fala Rodrigo,

A tela à seguir é do CS3, mas no CS2 se não me falha a memória, fica no mesmo ponto. Lembre-se que só pode selecionar a área desejada depois de definir esses parâmetros.



Abs

Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #6 Online: 20 de Outubro de 2008, 12:43:19
Rodrigo,

O problema que você enfrenta é pelo fato da imagem sair da câmera em uma proporção diferente da utilizada para o formato 15x21.

No PS, selecione a ferramenta de seleção retangular (tecla M) e na caixa Style, selecione a opção "Fixed Aspect Ratio" e coloque os valore de proporção 3 e 2.

Efetue a seleção onde desejar cropar e faça o corte.

Faça o teste!

Abs


Chello, juro que tentei encontrar a opção caixa style e ''Fixed Aspect Ratio", porém não encontrei.. :doh: Por acaso existe esta ferramenta no CS 2 ? depois que seleciono esta ferramenta, M, faço a marcação onde quero. Onde abro esta janela para marcar o tal de ''Fixed Aspect Ratio" ?
Abraço.

Fala Rodrigo,

A tela à seguir é do CS3, mas no CS2 se não me falha a memória, fica no mesmo ponto. Lembre-se que só pode selecionar a área desejada depois de definir esses parâmetros.



Abs



Atá, agora sim, depois desse ''desenho'', irei testar...he...he... :hysterical:
Valeu mesmo, chello.
Se não conseguir te falo. :ok:
Abraço.
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil


Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #7 Online: 22 de Outubro de 2008, 10:58:38
Putz, Chello, vc quase pegou minha mão e fez pra mim esta tarefa e ainda não consegui  :aua:  :aua:  :aua:, depois que faço todos esses passos, qual seria o próximo ? digo, onde excluo a seleção para a foto ficar com o tamanho desejado... :assobi:
Abraço.
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #8 Online: 22 de Outubro de 2008, 12:22:21
Putz, Chello, vc quase pegou minha mão e fez pra mim esta tarefa e ainda não consegui  :aua:  :aua:  :aua:, depois que faço todos esses passos, qual seria o próximo ? digo, onde excluo a seleção para a foto ficar com o tamanho desejado... :assobi:
Abraço.

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Depois de selecionar a área desejada vá em Image > Crop e pronto! rs... Caso a seleção ainda apareça depois do Crop, aperte Ctrl+D para desfazer a seleção.


Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #9 Online: 22 de Outubro de 2008, 14:21:30
Putz, Chello, vc quase pegou minha mão

 :assobi:  :hysterical:


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #10 Online: 22 de Outubro de 2008, 17:11:00
Putz, Chello, vc quase pegou minha mão

 :assobi:  :hysterical:

Não desvirtua o lance...  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Peguei mão nenhuma!
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #11 Online: 22 de Outubro de 2008, 17:16:09
Pictus, vc parece jornal: edita aquilo que quer vender.. :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil


Rodrigo Gil

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #12 Online: 02 de Novembro de 2008, 19:17:36
Minha nossa, PS e eu não nos damos bem mesmo. Chello, fiz o que vc orientou mas não consegui. Selecionei a ferramenta M e coloquei esta proporção, 3x2, e fiz o crop, mandei pra impressão, mesmo assim saiu com bordas dos lados, acima e dos lados.. :aua: :aua: :aua: :aua:
Acho que terei de falar com o lab que envio as impressões, não sei mais o que fazer.. :eek: :eek:
Rodrigo Gil
Sapucaia do Sul/RS
Nikon D50
Lentes 18-55 e 18-135
Flash SB800 e SB600
Olympus X775
http://www.flickr.com/photos/rodrigogil


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #13 Online: 02 de Novembro de 2008, 23:45:54
Minha nossa, PS e eu não nos damos bem mesmo. Chello, fiz o que vc orientou mas não consegui. Selecionei a ferramenta M e coloquei esta proporção, 3x2, e fiz o crop, mandei pra impressão, mesmo assim saiu com bordas dos lados, acima e dos lados.. :aua: :aua: :aua: :aua:
Acho que terei de falar com o lab que envio as impressões, não sei mais o que fazer.. :eek: :eek:

Fica calmo, vamos descobrir o que esse lab fez com tua foto. Me diz, antes de mais nada, qual tamanho que mandou ampliar essa foto: 10x15, 20x30, etc.

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 03 de Novembro de 2008, 00:42:30
Se eu entendi, acho que a solução é cropar foto por foto, usando o "Crop Tool" do PS...








1. Escolhe a ferramenta "crop tool".
2. Naquela Barra superior, marca "21,2cm" (Não esquece de digitar "cm" depois de 21,2...em "Width"
3. Digita "15,2cm", (tb. nao esquece do "cm".
4. Marca "300 pichels/inch"
5. Se quiser inverter os valores e intercalar, sem que ter que digitar os valores invertidos.(para cropar fotos em formato "retrato" ou "paisagem".
6. Pronto! Basta ir até a sua imagem e com o mouse, fazer o corte do modo que vc achar melhor.
7. Acho que depois de dar o crop, é legal dar um sharpenzinho na imagem, principalmente já que é para impressão.

Qualquer dúvida, estamos aí!  :ok:

abraços!
« Última modificação: 03 de Novembro de 2008, 00:45:06 por Davi Sato »
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG