No início, a assimilação de tantos detalhes deixa confuso mesmo, mas aos poucos você não só vai estar entendendo melhor cada um deles como também começa a ver na prática os seus resultados.
Fique calmo Daniel, por essa situação todo mundo passa, eu ainda estou passando.
Vou tentar complementar esse tópico com o que eu sei, corrijam-me se estiver errada, mas com delicadeza.
TRIPÉ"quando devo usar um tripé": Simples... quando a velocidade do obturador não for a suficiente para fazer com que o assunto fique nítido.
Quando você sabe que a velocidade do obturar não é suficiente para deixar o assunto nítido?
Quando a velocidade do obturador é inferior aos milímetros da objetiva. Por exemplo: com uma objetiva fixa 35 mm aprendi que se tem mais chances de fazer uma foto nítida, sem uso de tripé, com velocidade acima de 1/40. Com uma objetiva zoom 80-200 mm aprendi que se tem mais chances de fazer uma foto nítida, sem o uso do tripé, com uma velocidade acima de 1/200. Essa regra vale para objetivas sem estabilizador que, por sua vez, permite trabalhar com até 4 pontos abaixo da velocidade mínima. Um ganho considerável em situações de pouca iluminação.
Quando ensinaram-me esse macete, fiquei com uma dúvida que vou tentar tirar agora. Se eu estiver usando uma objetiva zoom 80-200 mm, mas vou fazer a foto em 100 mm, porque eu ainda tenho que utilizar uma velocidade mínima de 1/200 se eu fixei a objetiva em 100 mm?ABERTURASe você quer só um assunto da foto nítido e o restante desfocado, utilize uma grande abertura (f/1.8, 2.8, por exemplo). Agora, se você quer toda a foto nítida, desde o primeiro até o último plano, utilize uma abertura pequena (f/16, 18, 20, 22, ..., 32).
VELOCIDADEArticule-a com a abertura para obter os resultados desejados.
Se você quer congelar o movimento, utilize uma velocidade alta (1/250, 1/320 pra cima). Agora, se você quer dar a sensação de movimento sem necessariamente congelá-lo, utilize uma velocidade baixa. Por exemplo, com uma velocidade baixa a saia de uma bailarina executando um giro vai ficar desfocada, porém dará a sensação de movimento que o congelamento não dá.
ISOQuanto menor o ISO maior são as suas chances de uma foto nítida. Em resumo, se a sua prioridade é uma foto nítida, priorize um ISO baixo. Agora, se está em condições de pouca luz ou quer provocar ruído intencional, utilize um ISO alto.