Para ilustrar...
Imagine que você é o "The Flash" e está fotografando a final do campeonato brasileiro com uma tele 400 2.8 na lateral do campo.
Fim de tarde, iluminacão precária e as luzes do estádio ainda nao estão acesas.
Último lance do jogo aos 45min do segundo tempo: Você quer congelar o jogador cabeceando a bola para o gol na pequena área.
Você escolhe uma velocidade alta (min. 1/400) para congelar o movimento. Se usar uma velocidade baixa (1/30), vai sair tudo borrado.
Você faz uma foto com f6.3, olha no LCD da câmera e percebe que a foto está muito escura.
Caceta, o diretor do jornal vai te mandar embora, mideuz!! Faca alguma coisa!
Não se apavore, lembre-se que você é o "The Flash".
Você pensa: se eu preciso de mais luz, entao vou aumentar a abertura para 2.8, afinal eu tenho uma p*ta lente.
Aí você faz a foto e vê no LCD da câmera que o jogador saiu em foco porém tudo antes e depois saiu desfocado, nem o goleiro dá para ver direito.
Você se lembra que quanto maior a abertura (menor número de f) menor é a profundidade de campo.
Você quase se desespera, mideuz, o diretor vai me mandar embora.
Mas você é o "The Flash".
Então em um lapso de segundo, você se recorda daquele primeiro livro de fotografia que você comprou em 1991. Lá na pag. 89 do livro fala alguma coisa sobre o ISO.
Você é o "The Flash".
Fica pensando e finalmente se lembra que se aumentar o ISO, aumento a sensibilidade do sensor e posso usar velocidades mais altas e aberturas menores (maior número de f).
Bingo! Mantenho a abertura f6.3, velocidade 1/400 e mudo o ISO que estava em 400 para 1600!
Faz mais uma foto com essa configuracão, olha no LCD da câmera e a foto está perfeita!! Viva viva, o diretor não vai te mandar embora!
Resultado: Sua foto é machete no Estadão, você é promovido e o Corínthians foi campeão!!!
Timão eh oh....Timão eh oh....