Autor Tópico: Lâmpadas ultravioleta  (Lida 7290 vezes)

Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Online: 30 de Outubro de 2008, 20:14:29
Sei que emitem raios UV e também são usadas em bronzeamento artificial.

Queria saber se alguém aqui já teve experiencia de usar Lâmpadas UV para tratar de alguma objetiva.

Explico: Algum tempo postei sobre uma lente que comprei que suspeitava de conter algum elemento radioativo. Durante o tempo, este elemento de alguma forma dá um aspecto amarelado na lente, fazendo com que a luz que atravesse a lente saia de um tom amarelo. Nada que atrapalhe muito.

Sem tempo quase nenhum de deixar exposta ao sol, eu penso em utilizar lâmpada UV.
É uma lâmpada usada muito como "bactericida" .. e até mesmo em óticas, para mostrar ao cliente que a lente "transition" funcionam.
Aos fins de semana, muitas vezes disputo os raios do sol com as nuvens... o que torna um processo de clareamento muito longo.
Naturalmente, ao deixar a lente ao sol é estimado (por experincias que li) um tempo de aproximadamente 4 semanas para tratar da lente. E com menos de 24horas de UV por semana que eu exponho minha lente, não imagino que ela clareie em menos de 1 ano.
Repetindo que o amarelo não é um grande problema mas podendo clareá-la, por que não?

Então,
Alguem já experimentou LÂMPADAS ultra-violeta para tratar de lentes?
ou melhor, se eu expuser a objetiva a uma LÂMPADA UV eu obteria um resultado desejável?


Eu sei que essa pergunta é muito desconhecida.
Talvez ninguem saiba, mas agradeço à qualquer informação sobre esse tipo de lâmpada.





(Apesar de ter achado algumas poucas informações na internet, queria saber do pessoal daqui.)
---
usando o google:

por exemplo, há pessoas dizendo que usam essas lâmpadas
http://photo.net/classic-cameras-forum/00ATf1
ainda há quem diga que funciona melhor que o sol:
"Exposure to a high intensity uv lamp would certainly work faster than the sun through window glass!"
http://photo.net/canon-eos-digital-camera-forum/00F8fQ


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Outubro de 2008, 22:19:56
Legal voce tentar para a gente saber se funciona  :D
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2008, 01:00:31
Legal voce tentar para a gente saber se funciona  :D

ahhahaha ótimo!



vou tentar sim. Eu gosto de coisas do tipo "Faça você mesmo"... só vou ter o cuidado de cobrir o corpo/metal/emborrachado da objetiva com papel laminado.

tenho que achar tbm onde se compra isso...
vou ver no que vai dar. ACHO que vai dar certo...


abraços!!


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 31 de Outubro de 2008, 01:34:05
Tome muito cuidado pra não ficar exposto a luz pois os raios UV são muito danosos aos tecidos humanos.
Não tenho certeza mas acho que podem causar queimaduras, cegueira etc.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2008, 11:01:48
cara, tá aí uma coisa que eu não tinha a menor idéia...com quanto tempo sua lente começou a apresentar esses problemas??

e ao pessoal que coloca suas meninas para tomar sol, por quanto tempo vcs deixam?? e vcs deixam no sol, ou apenas na sombra em local arejado?? eu tenho pena de colocar minhas crianças do lado de fora, então as deixo sobre uma mesa apenas com a janela aberta, longe do sol direto... :assobi: :assobi:

 :ok: :ok: :ok:


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2008, 13:15:41
cara, tá aí uma coisa que eu não tinha a menor idéia...com quanto tempo sua lente começou a apresentar esses problemas??

e ao pessoal que coloca suas meninas para tomar sol, por quanto tempo vcs deixam?? e vcs deixam no sol, ou apenas na sombra em local arejado?? eu tenho pena de colocar minhas crianças do lado de fora, então as deixo sobre uma mesa apenas com a janela aberta, longe do sol direto... :assobi: :assobi:

 :ok: :ok: :ok:

a comprei assim.
Pesquisei na internet sobre o que era e ,apesar da minha lente não estar listada oficialmente como fabricada com material radioativo, acho que ela deve possuir algum tipo de material parecido.
Pq o ameralado que a lente tem eu suponho que foi adquirida com o tempo (radiação, decaimento,...) e daí eh isso..

não faço ideia do que é, na verdade... mas eu estou com vontade de expô-la ao UV pra ver o que acontece.

ACHO que mal não vai fazer , estragar as lentes,..... no máximo não deve acontecer nada e eu perdi dinheiro e tempo lendo e me informando sobre isso.

apesar de eu não concordar muito com a idéia de perder tempo adquirindo informação...
toda ela é excelente. Só não soluicionou minha curiosidade... rsrss


o link inicial dessa discussão tá aqui

http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=27016.0





---
com os cuidados

eu só vou ligar a lampada depois que eu arrumar um caixotinho fechado. Tomando cuidado com o tipo de material e com o foco da lente pra nada pegar fogo rsrssrsss
papel lamninado é bem vindo para revestimento das partes onde eu não quero que incida UV.

etc

vou ver
« Última modificação: 31 de Outubro de 2008, 13:16:21 por Pedro Vilas Boas »


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #6 Online: 01 de Novembro de 2008, 03:13:41
Colocar a lente na UV não vai adiantar nada, pois os raios UV não passam completamente pelo vidro. Além do quê, como a lente possui diversos elementos, não irá ultrapassar a lente toda nunca. Se passar do elemento frontal já foi longe rs! Mesmo o acrílico segura muito bem o UV....

Abraços

Sei que emitem raios UV e também são usadas em bronzeamento artificial.

Queria saber se alguém aqui já teve experiencia de usar Lâmpadas UV para tratar de alguma objetiva.

Explico: Algum tempo postei sobre uma lente que comprei que suspeitava de conter algum elemento radioativo. Durante o tempo, este elemento de alguma forma dá um aspecto amarelado na lente, fazendo com que a luz que atravesse a lente saia de um tom amarelo. Nada que atrapalhe muito.

Sem tempo quase nenhum de deixar exposta ao sol, eu penso em utilizar lâmpada UV.
É uma lâmpada usada muito como "bactericida" .. e até mesmo em óticas, para mostrar ao cliente que a lente "transition" funcionam.
Aos fins de semana, muitas vezes disputo os raios do sol com as nuvens... o que torna um processo de clareamento muito longo.
Naturalmente, ao deixar a lente ao sol é estimado (por experincias que li) um tempo de aproximadamente 4 semanas para tratar da lente. E com menos de 24horas de UV por semana que eu exponho minha lente, não imagino que ela clareie em menos de 1 ano.
Repetindo que o amarelo não é um grande problema mas podendo clareá-la, por que não?

Então,
Alguem já experimentou LÂMPADAS ultra-violeta para tratar de lentes?
ou melhor, se eu expuser a objetiva a uma LÂMPADA UV eu obteria um resultado desejável?


Eu sei que essa pergunta é muito desconhecida.
Talvez ninguem saiba, mas agradeço à qualquer informação sobre esse tipo de lâmpada.





(Apesar de ter achado algumas poucas informações na internet, queria saber do pessoal daqui.)
---
usando o google:

por exemplo, há pessoas dizendo que usam essas lâmpadas
http://photo.net/classic-cameras-forum/00ATf1
ainda há quem diga que funciona melhor que o sol:
"Exposure to a high intensity uv lamp would certainly work faster than the sun through window glass!"
http://photo.net/canon-eos-digital-camera-forum/00F8fQ


cmtealmeida

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 01 de Novembro de 2008, 11:00:04


Exatamente...é só lembrar do episódio do Chaves em Acapulco, quando Kiko esqueceu de tirar seu óculo de natação ao tomar sol e ficou com o rosto todo engraçado ...com uma marca branca gigante! :hysterical: (Kiko é o melhor...)

Se não acredita...vai na praia e toma sol com óculos de natação!
Rodrigo de Almeida -SP

Canon 6D mii + 24-70mm f2.8L
instagram ALMEIDAFLY


cmtealmeida

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Novembro de 2008, 11:02:47
e outra coisa... aposto que a maioria usa "óculos de sol" pra proteger os raios UV, lógico que minha lente do Ray-Ban tem muito mais elementos do que a objetiva da minha câmera, mas não deixa de ser vidro...
« Última modificação: 01 de Novembro de 2008, 11:05:23 por cmtealmeida »
Rodrigo de Almeida -SP

Canon 6D mii + 24-70mm f2.8L
instagram ALMEIDAFLY


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #9 Online: 01 de Novembro de 2008, 22:25:43
Não entendi, seu óculos tem lente de vidro?  :ponder:
e também tem mais elementos do que uma lente?  :ponder:

e outra coisa... aposto que a maioria usa "óculos de sol" pra proteger os raios UV, lógico que minha lente do Ray-Ban tem muito mais elementos do que a objetiva da minha câmera, mas não deixa de ser vidro...


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
Resposta #10 Online: 02 de Novembro de 2008, 01:07:11
isso pode ser respondido/verificado facilmente...

é só eu colocar meu óculos atrás da objetiva e ver se ele escurece.
São de lente transition

se escurecer, tem radiação.



quando meu óculos não escurece:
dentro do carro. O que percebo é que os carros de hj em dia tem proteção UV, meus oculos não escurecem nem eu querendo muito.
Só se eu abrir a janela e expô-los ao sol. Aí é em um instante.




---
posso também verificar isso
mas to vendo que vai demorar. Tenho estado muito ocupado...


cmtealmeida

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 02 de Novembro de 2008, 10:46:19
Não entendi, seu óculos tem lente de vidro?  :ponder:
e também tem mais elementos do que uma lente?  :ponder:

e outra coisa... aposto que a maioria usa "óculos de sol" pra proteger os raios UV, lógico que minha lente do Ray-Ban tem muito mais elementos do que a objetiva da minha câmera, mas não deixa de ser vidro...

quis dizer vidro pois~é um termo que abranje um material mais próximo ao que realmente é.
por exemplo...pegue um Oklay e um Ray Ban na mão...ambos de qualidade ótima, um leigo diz que o Oakley tem lente de "plástico" e o Ray Ban tem lente de vidro, estou dizendo isso pois sou leigo no assunto e "acredito" que esse elementos (digo elemento pois não sei os nomes técnicos das composições) impedem a passagem dos raios UV.

um exemplo clássico de confusão de materiais...
vai na casa da sogra e quebre um copo de vidro...
ela vai dizer.."tudo bem querido..acontece, deixa que eu limpo"

agora vai na casa dela e quebra uma taça de cristal...
"porra...tinha que ser você, não sabe ter cuidado com as coisas dos outros?"

agora a diferênça entre vidro e crital não é tão absurda ao que compete elemento principal, é apenas um "vidro mais rebuscado"

falei ...falei e não falei nada...rsrsrsrs
Rodrigo de Almeida -SP

Canon 6D mii + 24-70mm f2.8L
instagram ALMEIDAFLY


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #12 Online: 03 de Novembro de 2008, 00:21:19
Que eu me lembre, existem 3 tipos de raios uv. Acho q são A, B e C. O tipo A é o menos intenso, mas é o mais penetrante. O C é filtrado pela camada de ozônio. O B seria o aplicado pro seu caso.

O seu teste não vai surtir muito efeito, pois a transition não trabalha somente com filtragem de UV, mas tambem com filtro de luminosidade. O UV não tem cor, e simbolicamente uma lâmpada emissora de UV recebe uma coloração violeta. Se a luz passar pela objetiva (o que é bem possível) e a transition entrar em ação, não significará que o raio UV passou. Vc pode utilizar um papel branco ao invés da lente, e perceber se ele brilha (o que também não provará muita coisa).
De qualquer forma, boa sorte!

isso pode ser respondido/verificado facilmente...

é só eu colocar meu óculos atrás da objetiva e ver se ele escurece.
São de lente transition

se escurecer, tem radiação.



quando meu óculos não escurece:
dentro do carro. O que percebo é que os carros de hj em dia tem proteção UV, meus oculos não escurecem nem eu querendo muito.
Só se eu abrir a janela e expô-los ao sol. Aí é em um instante.




---
posso também verificar isso
mas to vendo que vai demorar. Tenho estado muito ocupado...



lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #13 Online: 03 de Novembro de 2008, 00:30:06
Lentes são de cristal ou acrílico. O que vc chamou de elementos, são pigmentações para filtragem. Numa lente fotográfica, cada elemento é, na verdade, uma lente.
O vidro e o acrílico naturalmente filtram raios UV. Existem banhos orientados a filtrar mais (ou menos).
O vidro comum é feito de areia (sílica), soda, cal e óxido de alumínio. O cristal (na verdade vidro cristal) é areia e o óxido de chumbo que dá mais brilho. Tem diferenças no processo fabril também.

Abraços

quis dizer vidro pois~é um termo que abranje um material mais próximo ao que realmente é.
por exemplo...pegue um Oklay e um Ray Ban na mão...ambos de qualidade ótima, um leigo diz que o Oakley tem lente de "plástico" e o Ray Ban tem lente de vidro, estou dizendo isso pois sou leigo no assunto e "acredito" que esse elementos (digo elemento pois não sei os nomes técnicos das composições) impedem a passagem dos raios UV.

um exemplo clássico de confusão de materiais...
vai na casa da sogra e quebre um copo de vidro...
ela vai dizer.."tudo bem querido..acontece, deixa que eu limpo"

agora vai na casa dela e quebra uma taça de cristal...
"porra...tinha que ser você, não sabe ter cuidado com as coisas dos outros?"

agora a diferênça entre vidro e crital não é tão absurda ao que compete elemento principal, é apenas um "vidro mais rebuscado"

falei ...falei e não falei nada...rsrsrsrs


Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598