Autor Tópico: Lente Nikon 18-200VR, dá pra usar em câmera Nikon de filme??  (Lida 3774 vezes)

ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Online: 31 de Outubro de 2008, 17:09:42
Olá, pessoal!

A dúvida já está no título...
Tenho uma lente Nikon 18-200 VR, que uso nas DSLR Nikon... e to querendo por um filme na minha Nikon F90X, depois de quatro anos aposentada, pra fazer umas fotinhas com ela. (Olha só o que o tópico da Olympus Trip tá fazendo... :D)

Acho que li em algum fórum alguma vez, sobre o fato de poder usar a 18-200 em cameras analogicas... entendi errado, falaram besteira.. ou é isso mesmo?

Abraços
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2008, 17:18:30
Não serve. Ela é uma lente DX feita para ser usada em Máquina com sensor pequeno, APS. Se usada num FF ou de filme ela vai causar uma enorme vinheta.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2008, 17:49:09
Olá Luzio,

Obrigado pela resposta.

Sobre a vinheta, acho que já havia lido algo a respeito...

Mas e aí, tirando o "efeito vinheta", pode-se usar tranquilo??

A vinheta seria em grande-algular, correto? Sabe dizer se nas distancias focais mais altas consigo usar normalmente??
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Charlie

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #3 Online: 31 de Outubro de 2008, 18:04:46
Pode usar tranquilo, ela deve vinhetar no range de 18 a 50mm De 50mm em diante ela nao deve apresentar vinheta nenhuma.


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2008, 18:12:20
Valeu pela dica Charlie.


Logicamente, comprei a 18-200 pra usar em digital... que é onde eu a uso.

Também sei que lentes DX são feitas pra câmeras digitais cropadas.

Mas agora que deu uma vontade de tirar o pó da F90X e comprar um filme pra fazer umas fotos, vou usar a cinquentinha 1.8, mas talvez seria legal exprimentar algumas fotos com a 18-200 também... Daí o motivo da criação desse tópico, pra tirar essa dúvida.

Abraços.
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2008, 20:58:51
Vinheta é modo de dizer. Ela simplesmente vai te dar uma imagem redonda no centro do filme com grande retângulo  preto cercando esta imagem circular, já que ela só vai conseguir projetar a imaagem em 50% da área do filme. Isso em todeo o range....
Vai ser mais ou menos isso  >>

« Última modificação: 31 de Outubro de 2008, 21:03:16 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


escalador1

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 31 de Outubro de 2008, 21:04:58
Outra coisa.Ela é AF-S,então não vai funcionar o AF na F90x

Falow
C.Vong

Olympus Pen
Sony Mavica FD 75


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2008, 21:28:01
Coloquei a 18-200 na F90x pra ver...

Realmente vinheta bastante, mas ao menos no VF ficou bem menor do que o exemplo que o Lúzio postou.
Pode ser que o VF da F90x não cobre o quadro todo, e no negativo vai ficar mais do que estou vendo...
Quando estou numa distânfia focal maior, me parece que diminui bastante a vinheta. Continua, mas bem mais fraca, só nos cantinhos...

E no pequeno teste que fiz agora... o AF funcionou. Não sei dizer qual foi o desempenho, pois foi um teste bem rápido, e faz tempo que não uso a câmera... mas perder o AF não perde não.

Vou por um filme pra fazer uma fotos com a cinquentinha 1.8, e fazer algumas fotos a título de teste, com a 18-200.

Valeu pelos comentários pessoal...

Abraços
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #8 Online: 31 de Outubro de 2008, 21:33:53
Ahh, mais um detalhe que percebi...

Como a 18-200 não tem anel de abertura do diafragma... e na F90X, o controle é feito somente na lente.. não vou ter como fotografar no M... só vai dar pra usar no P, ou Prioridade de Velocidade.  :aua:

Acho que só vai compensar fazer umas fotos a título de testes mesmo!

E só a título de comentário: que diferença a claridade do VF, da 50 1.8, pra 18-200 heim...  é tão escuro a 18-200, que até perdi a vontade de usá-la! :ponder:
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Gelson

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
    • http://
Resposta #9 Online: 01 de Novembro de 2008, 00:22:47
Pode usar tranquilo, ela deve vinhetar no range de 18 a 50mm De 50mm em diante ela nao deve apresentar vinheta nenhuma.

Charlie, não estou entendo o seu raciocínio em relação à "deve vinhetar no range de 18 a 50mm"...Onde você tirou isso? É técnicamente  impossível, como posicionar a imagem "cropada" de uma DX em um sensor que é maior do que a imagem projetada para o próprio sensor? Uma parte não ficaria literalmente no escuro? Isso já não é uma vinheta é literalmente uma imensa bordea escura em volta da imagem e o Luzio colocou muito bem, inclusive com uma foto ilustrando os seus argumentos.

Em uma câmara analógica de fotograma 35mm (36x24mm)a imagem chega projetada por lentes normais para esse tamanho específico, ou seja, para cobrir a totalidade de 35mm do fotograma. A lente DX cropa (corta) a imagem para o padrão dos sensores não FF da Nikon que são 23,6 x 15,8mm. Então, quando usamos uma lente normal em uma D300, por exemplo, a imagem chega maior no sensor, ou seja, ela chega com o formato 36x24mm e o sensor capta somente uma parte desta imagem, "cropando" a imagem para o formato 23,6 x 15,8mm - no caso da Nikon. Se fizermos ao contrário, como já foi dito, a imagem projetada pela lente DX chegará menor - no formato 23,6x15,8mm - em um fotograma (negativo) maior com 36x24mm...É só refletir um pouco para concluirmos que essa imagem ficará nítida no centro com uma área arrendondada totalmente escura nas bordas, tendo em vista que o filme não receberá luz nesta área para captar a imagem.

Porém, é possível usar as lentes DX na D3 e na D700, porque elas usam uma tecnologia que "cropa" a imagem através de software interno da câmera, não provocando a "vinheta" ou borda totalmente escura ao lado da imagem. Porém, para que se possa processar essa adaptação a imagem é reduzida para 5mp, quando em FF (full Frame) com uma lente normal a imagem é processada em 12 mp.

Elias, você testou e percebeu a veracidade das afirmações do Luzio e só estou postando para que se tenha muito cuidado nas informações repassadas aos foristas, fiquei realmente preocupado com as (des)informações repassadas pelo Charlie e a sua "tranquilidade" aparecente...Com total desconhecimento do assunto preferiu dar um "pitaco" sem ao menos pesquisar o mínimo que fosse...e isso  depois das corretas colocações do Luzio. Prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém...
Abs.
Gelson


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #10 Online: 01 de Novembro de 2008, 10:37:39
Olá Gelson,

Valeu pelas informações!

Como eu disse, como esse filme que vou por na F90X é mais pra brincar mesmo... vou aproveitar fazer umas fotos a titulo de teste com a 18-200 pra ver como fica. Depois que terminar o filme... revelar... escanear... passo por aqui e posto como ficou, em 18 e em 200.
Não desconfiando das informações que foram dadas... mas pra ver o quanto é o tamanho dessa borda escura, e como ficaria a aparencia dela na foto. Mais curiosidadae mesmo...

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #11 Online: 01 de Novembro de 2008, 10:55:54
Só pra ilustrar a assunto do tópico... (enquanto não fotografo meu filme inteiro, revelo e escaneio...), encontrei no fickr uma foto com a 18-200 Nikon, em uma F4, do fotógrafo bagos1984:



http://www.flickr.com/photos/ibagos/2604432653/

Só não diz em que distancia focal foi (se é que isso faz diferencia).

E pensando bem, pode ser que o cara cropou também, pra não ficar tão grande a borda escura...
Resumindo, não dá pra concluir nada :aua:


Abraços


« Última modificação: 01 de Novembro de 2008, 11:00:16 por ELIAS »
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #12 Online: 05 de Novembro de 2008, 19:40:13
Só pra ilustrar a assunto do tópico... (enquanto não fotografo meu filme inteiro, revelo e escaneio...), encontrei no fickr uma foto com a 18-200 Nikon, em uma F4, do fotógrafo bagos1984:



http://www.flickr.com/photos/ibagos/2604432653/

Só não diz em que distancia focal foi (se é que isso faz diferencia).

E pensando bem, pode ser que o cara cropou também, pra não ficar tão grande a borda escura...
Resumindo, não dá pra concluir nada :aua:


Abraços



Amigao
voce perguntou e voce respondeu,
nao tenha medo de fazer testes
veja so a melhor resposta a tua pergunta foi teu proprio teste
manda ver e avalia, tranquilo
AFS EXISTE ANTES QUE DIGITAL, ENTAO NAO PERDE NADA
O visor da 90x nao e 100%, entao a vinheta deve ser menos que em outras(f4, f5)
Grande abraço
Angelo.


escalador1

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 05 de Novembro de 2008, 21:56:39
Vixi...agora que eu vi que falei besteria!Testei uma 18-70mm ED DX na minha F90x e o AF funcionou!

Maravilhaaaaaaaaa
C.Vong

Olympus Pen
Sony Mavica FD 75


Gelson

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
    • http://
Resposta #14 Online: 05 de Novembro de 2008, 22:49:45
Vixi...agora que eu vi que falei besteria!Testei uma 18-70mm ED DX na minha F90x e o AF funcionou!

Maravilhaaaaaaaaa

Maravilha mesmo...ehehehehehe...o AF vai funcionar mesmo, como já disse o Angelo o AF já existia bem antes da digital...Mas testa mesmo, isso é muito importante, a gente aprende na prática mesmo...
Abs.
Gelson
« Última modificação: 05 de Novembro de 2008, 22:51:14 por Gelson »