Eu lembro de ter postado neste tópico assim como de ter lido vários outros colegas tratarem do assunto (Guigui, Alex, entre outros).
Bem, deixa eu ver se lembro do que escrevi e repito aqui.
Em primeiro lugar, acho a discussão válida sob várias perspectivas: histórico-sociológica, estética, técnica etc.
Como disse anteriormente, se não me engano, essa divergência de opiniões mencionada pelo Marcelo acerca de um tipo de fotografia é uma derivação de um debate travado sobretudo nos anos 1990 sobre a obra de Sebastião Salgado que, de um lado, era elogiada pelo crítica social, qualidade estética, composição primorosa e, de outro, era criticada pela estetização da miséria, ineficácia social, entre outros argumentos, de ambos os lados.
Dia desses, depois de assistir a uma entrevista do fotógrafo transmitida pela TV Senac fiquei curiosa e com vontade de pesquisar mais essa apreensão da obra, sob ambos pontos de vista, para entender o ponto de partida dessa crítica nos anos 1990 e porque a mesma sofreu um declínio nos últimos anos. Até perguntei a um fotógrafo com quem faço curso quem eram os principais críticos e ele acho anti-ético mencionar nomes. Mas, como disse, se o debate é público não existe nada que desabone sua divulgação assim como a sua repercussão e as pessoas nele envolvidas. Mas, enfim, já foi muito pesquisado as dificuldades da sociedade brasileira, desde tempos mais remotos, de sua constituição no período colonial, de separar o público do privado.
Enfim, assim que mapear esse debate volto aqui para discuti-lo com vocês.
Enfim, acho que era isso que tinha escrito em outro momento.