Autor Tópico: Parcelamento por venda à particular, como faço?  (Lida 9272 vezes)

LGphoto

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 263
  • Sexo: Masculino
  • www.lgphotography.fr
    • Laurent Guerinaud Photography
Online: 20 de Novembro de 2008, 11:14:37
Ola, estou vendendo minha A100 e estou negociando com um comprador que gostaria de parcelar...
Como posso fazer para ter a seguridade de ter as proximas parcelas pagadas?

Não conheço bem o sistema brasileiro nem os riscos de cada solução... Podem ma aconselhar, por favor?
www.lgphotography.fr
Sony A77 + Sony A700 + 16-80CZ + 70-400G + 50/1.7 + 100/3.5macro + 5600HS + HVL-F58AM
[Antigamente: Sony A100, 18-70, 70-300G, 500/8, Tamron 70-300]
---
Cursos de fotografia: http://www.lgphotography.fr/cursos___palestras_080.htm


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 20 de Novembro de 2008, 11:56:20
LG:

Se você anunciar no Mercado Livre, o comprador pode optar pelo mercado parcelado e você terá certa segurança de receber o dinheiro da venda.

Pela minha experiência em vendas, já fui lograda uma vez, eu não vendo nada parcelado, não recebo cheque nem empresto coisas para quem não tenho plena confiança.

Já vi muitos relatos de gente que emprestou equipamento e nunca mais teve notícia dele, de gente que vendeu parcelado com cheque e nunca mais recebeu nada, de gente que vendeu à vista com cheque e também ficou na história.

Não estou traçando um painel negativo do povo brasileiro, mas como é difícil identificar a priori a pessoa honesta do desonesto, a que honra a palavra da que quer sempre tirar vantagem dos outros, é melhor prevenir do que remediar.

Observe nos classificados, quase todos só vendem se for à vista, com depósito antecipado. Há até um certo receio de enviar o produto por sedex a cobrar. Eu já fiz isso com um rapaz de Brasília e deu bem certo. Mas não é garantia de que a pessoa vá, de fato, retirar o produto do correio. Haja visto que existe uma certa prática das pessoas que é a de se comprometer e depois voltar atrás, isso em várias instâncias.

Em resumo, não venda nada com cheque (tem muito banco que ampara os caloteiros) e parcelado só se você tiver plena garantia de recebimento.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2008, 12:01:48 por Kika Salem »


LGphoto

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 263
  • Sexo: Masculino
  • www.lgphotography.fr
    • Laurent Guerinaud Photography
Resposta #2 Online: 21 de Novembro de 2008, 08:43:39
Ich, não tem nenhum jeito seguro? :(
www.lgphotography.fr
Sony A77 + Sony A700 + 16-80CZ + 70-400G + 50/1.7 + 100/3.5macro + 5600HS + HVL-F58AM
[Antigamente: Sony A100, 18-70, 70-300G, 500/8, Tamron 70-300]
---
Cursos de fotografia: http://www.lgphotography.fr/cursos___palestras_080.htm


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #3 Online: 21 de Novembro de 2008, 08:52:36
Ich, não tem nenhum jeito seguro? :(

Fala Laurent!

Como a Srta Kika falou o mercado livre (www.mercadolivre.com.br) é uma boa solução, visto que ao parcelar a compra você tem a garantia da empresa de que receberá o dinheiro, pois ela assume o risco quando a transação se dá através de cartão de crédito.

Outra boa opção é o pagseguro, que também trabalha com cartões de crédito para quem compra (www.pagseguro.com.br), eu o utilizo para a venda de minhas fotos no site.

Agora, fazer a transação sozinho sem intermediação de alguma empresa como as citadas, é arriscado pois como a Srta Kika, também colocou - infelizmente - hoje em dia fica muito difícil saber quem é honesto ou não.

Aqui do fórum tenho algumas pessoas que confio plenamente e que faria um negócio assim, porém como dito no geral é arriscado demais.

Boa sorte!

Abs

« Última modificação: 21 de Novembro de 2008, 08:53:15 por Chello »
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


LGphoto

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 263
  • Sexo: Masculino
  • www.lgphotography.fr
    • Laurent Guerinaud Photography
Resposta #4 Online: 21 de Novembro de 2008, 12:53:10
Parece boa essa coisa de pagseguro!  :ok:
www.lgphotography.fr
Sony A77 + Sony A700 + 16-80CZ + 70-400G + 50/1.7 + 100/3.5macro + 5600HS + HVL-F58AM
[Antigamente: Sony A100, 18-70, 70-300G, 500/8, Tamron 70-300]
---
Cursos de fotografia: http://www.lgphotography.fr/cursos___palestras_080.htm


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #5 Online: 21 de Novembro de 2008, 16:39:35
É, se a negociação for direta entre as pessoas envolvidas, seguro mesmo só se você entregar a câmera após o pagamento da última parcela. :D :D


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Novembro de 2008, 21:15:59
Como já foi dito aqui, o Mercado Livre é mesmo uma boa alternativa. Mas, digamos que o vendedor não queira essa opção, ou ainda, que o comprador não se sinta à vontade em comprar assim por se tratar de uma operação, se eu não estiver enganado, exclusiva para cartão de crédito lá no ML.

Diante disso, existem os créditos pessoais nos bancos. Compra-se à vista e paga-se parcelado ao banco. Ah! Mas tem juros! É lógico que tem. Crédito custa dinheiro.

Se vendedor e comprador são grandes amigos (aqui vale a confiança, não tem a ver com os negócios), então, parcelar a operação não tem problema. Se não são, daí a coisa é um pouco diferente.

Bem, acabei misturando as coisas. A ênfase fica para o crédito do banco. É isso!
-22.352971,-48.775582


cspinto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 192
Resposta #7 Online: 21 de Novembro de 2008, 22:24:32
Acho que também pode se utilizar dos serviços do www.pagamentodigital.com.br

Dê uma olhada.  :ok:
Cristiano
-------------------