Autor Tópico: Como configurar o SB 600 em TTL?  (Lida 3165 vezes)

Mlcost

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 20 de Novembro de 2008, 23:12:59
Oi pessoal,

Sou novato aqui no fórum e diante da minha urgência, não procurei se já havia algum tópico à respeito da minha dúvida.
Pois bem, eu tenho um Nikon D80 e 2 flashes SB 600 que comprei a pouco. Estou tentando configura-los para serem disparados pelo TTL da câmera, mas tô tendo alguns problemas.

Gostaria de saber se algum de vocês podem me esclarecer como faço para configurar ambos os flashes para dispararem ao comando da câmera. Só consegui usando o flash embutido da câmera, mas sei que existe uma configuração q permite que a câmera dispare os flashes sem que seja disparado, necessariamente o flash dela.
Na verdade, gostaria de saber como faço para ajustar esse comando para duas situações:

1- A máquina dispara os 2 flash sem disparar o embutido nela.
2- Usar 1 deles na câmera e o outro como slave.

Tenho um evento no sábado próximo, e se alguém poder me ajudar, será extremamente válido.

Grato e no aguardo.


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #1 Online: 20 de Novembro de 2008, 23:25:22
MLcost, bem vindo!
Bom, vamos lá... Veja bem:

Na situação 1. não vai funcionar à menos que você compre o SU-800 um acessório que dispara o flash sem a utilização de luz ou pré=flashs. Quando utilizado o comando direto pelo corpo da câmera o falsh poup será responsavél por disparar as unidades remotamente utilizando sequências de pré-flashs!

Na situação 2. só é possível se utilizar uma unidade SB800 ou SB900 na câmera! O SB-600 não comanda outros flashs!

Abraços


breabhz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 21 de Novembro de 2008, 10:20:32
Foi bom ler isso aqui..
Estava analizando a compra de mais um flash!

 :D
Fernando Armani
______________________________________

Belo Horizonte


jeff cann

  • Trade Count: (26)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 534
Resposta #3 Online: 21 de Novembro de 2008, 12:17:02
Só complementando a resposta do Tiago.
Voce pode configurar o embutido para não disparar para iluminar a cena mas os pulsos de flash p/ comandar os remotos sempre vão existir. Então se o objeto estiver a mais de 2 m provavelmente não será afetado , a não ser que voce esteja usando ISO alto ou uma abertura muito grande.


Mlcost

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #4 Online: 27 de Novembro de 2008, 00:59:57
Olá Tiago Degaspari e Jeff Cann,

Obrigado pela dica, antes de ler isso aqui, fucei bastante o manual e consegui entender tudo isso q vcs disseram... porém, tive problemas durante um evento, que consegui contornar pq usei bastante o flash rebatido no teto branco que não era muito alto, mas voltando ao problema, existe alguma distância máxima estabelecida para a câmera disparar o flash auxiliar? O infravermelho tem q está voltado pra câmera?
O flash é controlado por rádio frequência ou por fotocélula?
Pergunto pq nas fotos de fachada ou externas (fora do ambiente coberto) nem sempre o flash disparou. Outra coisa, o controle de potência do flash remoto é feito na própria câmera, correto?

E mais... Se eu quiser usar dois flash no sistema remoto, porém com potências diferentes, tenho que colocá-los em grupos diferentes e com mesmo canal? É isso?
Pergunto pq tentei testar mas não consegui ainda.

Valeu mesmo galera pela dica.