Na verdade eu acredito que este seja um ponto negativo ligado principalmente à facilidade presente na era digital. Eu concordo com o ponto de vista vou um pouco além neste sentido. Toda essa facilidade acabou banalizando um pouco o ato de se fotografar. Não posso dar uma de saudosista ou tentar passar a imagem de super experiente, tenho apenas 26 anos e talvez eu não tenha vivido a "época dourada" da fotografia, como alguns aqui mais antigos viveram e apreciaram.
Acho que a fotografia analógia obrigava o fotógrafo a pensar um milhão de vezes antes de fotografar. Não era só o momento que estava em jogo. Ele gastaria filme, revelação e tirar uma foto por tirar poderia não dar um bom resultado e ainda por cima ser algo despendioso, dados os supracitados custos eventuais. Hoje em dia os fotógrafos estão mais "desencanados" quanto a isso, principalmente os iniciantes. Não falo com falso moralismo pois eu sei que eu sou um dos prejudicados com essa facilidade. A pessoa passa a não ter mais tanta paciência esperando um momento, analisando a cena e tentando compôr uma história naquela foto. E acredito que seja este trabalho, essa dedicação que acabe criando um vínculo entre a cena capturada e o fotógrafo. Tem-se um valor muito superior ao valor monetário investido naquela empreitada, aquilo passa a ser parte do fotógrafo.
A questão das fotos antigas também varia um pouco deste pensamento. Pensar nas fotos impressas, reveladas, e até mesmo exemplos "banais" como os que você citou passa a ser uma espécie de saudosismo até certo ponto benéfico. Hoje ao contrário não se tem todo aquele "trabalho" de se tirar uma fotografia. Você simplesmente clica e pá, tá pronto. Liga no PC, olha, se estiver bacana você guarda e se estiver ruim você apaga. Tornou-se uma coisa mecânica, quando antes tínha-mos algo mais orgânico, uma coisa mais sentimental.
Acredito ainda que esta falta de valor acabe prejudicando os novos fotógrafos. É óbvio, ter uma reflex digital ajuda em inúmeros aspectos no estudo já que você pode errar sem culpa, sem gastos. Mas talvez o cerne da questão esteja justamente aí. Como não existe mais um valor atrelado à ação, o fotógrafo iniciante passa a não dar o valor necessário para todo o ritual. O sentimento de "tenho que pensar na fotografia" é substituido por "vamos ver como sai depois". O resultado disso é uma geração que demora muito mais para alcançar aquilo que fotógrafos antigos alcançaram de maneira mais natural, que é o desenvolvimento do olhar fotográfico, a exteriorização do sentimento que liga o fotógrafo à cena capturada. E mais uma vez digo, não quero posar como falso moralista pois eu sei que sou um dos prejudicados por isso, e por mais que eu pense antes de fotografar, muitas vezes sou levado pelo impulso de simplesmente clicar, já que não existe uma "culpa" em fazer isso.
Espero ter sido claro no meu pensamento, apesar de nada sucinto :P