Autor Tópico: TLR's - duas novinhas  (Lida 83924 vezes)

GutoVilaça

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Resposta #75 Online: 11 de Dezembro de 2008, 07:34:07
Oi Lorena, seja bem vinda ao clube.  :ok:

O artigo nº 01 do clube diz o seguinte:

Art 1º - Toda mulher que por ventura vier a ingressar no clube Analógicos/Sunny16 poderá fazê-lo desde que respeitando o artigo número dois.

Art 2º - As câmeras analógicas novinhas e bonitonas sejam elas, TLR's, RF's ou SLR's que forem objetos de doação podem ser encaminhadas para o Guto Vilaça:assobi: :assobi: :assobi:

Hehehehehehe.

Ahhhh, vc não é a única madame que está no clube não. Tem outra senhorita com umas Trip's por aí que também faz parte dessa gangue ops...desse clube. Só estou esperando a doação dela também.  :assobi:  :D :D :D

Quanto à camisa. Já que vc entrou para o clube, já tem um serviço. Passar o dados de onde você mandou fazer a sua. Orçamento, local e tudo mais...heheheheheh.

Abs  :ok:

 
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2008, 07:37:15 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


GutoVilaça

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Resposta #76 Online: 11 de Dezembro de 2008, 09:10:27
Voltei pra buscar e o resultado:

Como não conseguiu desrosquear o anel frontal facilmente, o sujeito fez 2 furos nesse anel com uma broca pra abrir, além de outras várias barbeiragens. Quando eu vi a cam com dois furos na frente quase chorei mas o sujeito insistiu que não fizesse isso não daria pra limpar.

Pô! Me perguntasse antes de furar que eu iria tentar de outro jeito.  >:(

Processei a loja, mas nem deu em nada pois tava me mudando de cidade e tive que desistir do processo. Reclamei para a Pentax e tb não deu em nada.

Hoje em dia, nesses casos eu só confio naquele tipo de profissinal que deixa vc acompanhar o serviço e vai te explicando como faz, qual o necessário pra abrir sem danificar etc etc etc. Isso vale pra conserto de carro e tudo mais que eu tenho algum apreço.
Então, Rogerio. Meu medo é esse, mandá-la para consertar um ítem e voltar com outros desabores. Acho que se voltar com um arranhãozinho no corpo eu já ficarei puto pq nem isso ela tem. Eu nem uso muito o temporizador mas gostaria de tê-lo funcionando. Assim ela estaria 100%. Depois vou postar uma foto dela aqui. Você vai entender o que estou falando. Não tem nenhuma marca de uso. Nada, nada.
O temporizador dela é acionado por uma haste (pino) posicionado na parte inferior da lente. Não interfere em nada nas velocidades ou na abertura. Baixei o manual dela na net e lá diz que ao acioná-lo, ele volta e dispara o obturador em 10 s. Nessa câmera ele fica travado. Dá uns sinais de movimento e depois para. Aí eu tenho que "forçá-lo" para a posição inicial para finalizar o click. Acho que deve ser um mecanismo de molas e engrenagens tipo um despertador daqueles relógios antigos. Não deve ser coisa complicada (nas mãos de um especialista). O problema é achar esse ESPECIALISTA que faça o serviço com capricho.
Aqui em BH tem uma oficina que já levei uma câmera para fazer um orçamento. O dono foi bem honesto em dizer que o conserto não valeria à pena pois a máquina estava com as peças muito detonadas. Estou pensando em levá-la nesse pessoal. Acompanhar o serviço seria o ideal mas não sei se vão permitir.
Enfim...não sei bem o que fazer ainda.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2008, 09:13:41 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


rogerio_prazeres

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Resposta #77 Online: 11 de Dezembro de 2008, 13:16:31
Acompanhar o serviço seria o ideal mas não sei se vão permitir.
Enfim...não sei bem o que fazer ainda.

Simples. Se não permitirem acompanhar não faça e espere uma outra oportunidade pra consertar.
Um profissional que não entenda o carinho que os colecionadores tem por suas coisas não será cuidadoso o suficiente.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


LorenaLarissa

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Resposta #78 Online: 11 de Dezembro de 2008, 13:52:32
Art 2º - As câmeras analógicas novinhas e bonitonas sejam elas, TLR's, RF's ou SLR's que forem objetos de doação podem ser encaminhadas para o Guto Vilaça:assobi: :assobi: :assobi:
Hehehehehehe.
Quanto à camisa. Já que vc entrou para o clube, já tem um serviço. Passar o dados de onde você mandou fazer a sua. Orçamento, local e tudo mais...heheheheheh.
Abs  :ok:

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: Só você mesmo, viu, Guto! Obrigada pelas boas-vindas e, pode deixar, vou encaminhar as câmeras a você! Espera aí, com bastante paciência!  :D

Sobre a camisa, a que tenho (que ganhei, por sinal)foi feita com transfer! Você leva o arquivo JPEG na loja (ali no Barro Preto, na Araguari, existe um quase-shoppinzinho que faz!), eles imprimem e tranferem para sua camisa, como se fosse um adesivo (tipo aquelas camisas que o povo faz com foto de pessoas! É o mesmo processo!). Você pode colocar quantos desenhos couberem em uma folha A4 ou A3. Se não me engano, cada folha A3 custa 8,00. A camisa eles vendem lá também, em qualquer cor (em média, 10,00 cada), malha PV ou algodão. Bem, essa é a opção de transfer que, particularmente, não gosto, pois esse "adesivo" dá um brilho e deixa aquela parte da camisa em que foi colado não maleável. Mas é a melhor opção para quando você quer fazer uma ou duas camisas personalizadas, por baixo custo, e fica pronto no mesmo dia!

A outra opção, como disseram aqui, é o silk screen! Gravam uma tela de naylon com o desenho e depois aplicam tinta em cima desta, pintando a camisa. Acho que fica mais bonito, mas só compensa se forem acima de 10, pois quem mexe com isso não costuma gravar a tela para fazer poucas camisas, não compensa! Eu já vi gravando uma e dá uma trabalheira danada!

Bem, é isso! Se precisarem de mim, estamos aí!


Bjows!
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lucash_br

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Resposta #79 Online: 11 de Dezembro de 2008, 14:28:03
Então, eu tava namorando uma já a algum tempo de um cara do rio. Dai de tanto ver tlrs no tópico, liguei e bati o martelo! Deve chegar segunda, eu posto fotos!


Às 11:16 vc não tinha ainda uma TLR;
Às 11:25 vc havia acabado de comprar uma!

Caraca... explica isso aí direito pra gente, conte as novidades! Com todos os detalhes...

Hehehehehehe...também fiquei boiando nessa.  :shock: :shock: :shock:

É a compra mais rápida que já vi. Superou até minha esposa quando entra num shopping ou na Feira Hippie aqui de BH. Agora o novo record já é seu, lucash_br.  :worship: :worship:

Cara, eu não tenho uma TLR. Gostaria de ter e vendo as fotos de vocês fico com mais vontade ainda mas acho que vou parar por aqui e ficar "somente" com as que tenho antes que eu vá à falência. Minha última foi uma Voightländer Vito CL (http://www.thecamerasite.net/07_Viewfinder_Cameras/Pages/voigtcl.htm#) que parece que nunca foi usada. Lente sem fungos ou riscos, visor cristalino, velocidades e aberturas todas ok. Toda lindona e sem nenhuma marquinha de uso sequer. O único porém é o mecanismo do temporizador que não está funcionando.  :( Se não fosse por isso daria nota 10 pra ela. Fica no 9,9. Acho que uma pequena manutenção ou lubrificação já resolve mas tenho até dó de enviar uma câmera tão novinha assim para a oficina. Abri-la eu mesmo nem cogito. Estou pensando em deixar assim mesmo mas fico com um aperto no coração ao saber que há algo de errado nela. Não sei o que faço.


lucash_br

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Resposta #80 Online: 11 de Dezembro de 2008, 14:30:25
Caramba Lorena, logo 3 cameras!!!! rs, é covardia!!

Art 2º - As câmeras analógicas novinhas e bonitonas sejam elas, TLR's, RF's ou SLR's que forem objetos de doação podem ser encaminhadas para o Guto Vilaça:assobi: :assobi: :assobi:
Hehehehehehe.
Quanto à camisa. Já que vc entrou para o clube, já tem um serviço. Passar o dados de onde você mandou fazer a sua. Orçamento, local e tudo mais...heheheheheh.
Abs  :ok:

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: Só você mesmo, viu, Guto! Obrigada pelas boas-vindas e, pode deixar, vou encaminhar as câmeras a você! Espera aí, com bastante paciência!  :D

Sobre a camisa, a que tenho (que ganhei, por sinal)foi feita com transfer! Você leva o arquivo JPEG na loja (ali no Barro Preto, na Araguari, existe um quase-shoppinzinho que faz!), eles imprimem e tranferem para sua camisa, como se fosse um adesivo (tipo aquelas camisas que o povo faz com foto de pessoas! É o mesmo processo!). Você pode colocar quantos desenhos couberem em uma folha A4 ou A3. Se não me engano, cada folha A3 custa 8,00. A camisa eles vendem lá também, em qualquer cor (em média, 10,00 cada), malha PV ou algodão. Bem, essa é a opção de transfer que, particularmente, não gosto, pois esse "adesivo" dá um brilho e deixa aquela parte da camisa em que foi colado não maleável. Mas é a melhor opção para quando você quer fazer uma ou duas camisas personalizadas, por baixo custo, e fica pronto no mesmo dia!

A outra opção, como disseram aqui, é o silk screen! Gravam uma tela de naylon com o desenho e depois aplicam tinta em cima desta, pintando a camisa. Acho que fica mais bonito, mas só compensa se forem acima de 10, pois quem mexe com isso não costuma gravar a tela para fazer poucas camisas, não compensa! Eu já vi gravando uma e dá uma trabalheira danada!

Bem, é isso! Se precisarem de mim, estamos aí!


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Elmo

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Resposta #81 Online: 11 de Dezembro de 2008, 14:46:35
Guto e demais.

Quando a alavanca de escolha do tipo de Flash está na posição M (Flash de lâmpada) a alavanca do temporizador fica travada.

Sei que este não é o seu caso, mas lembrei disso e como há agora muitas Yashicas aqui, acreditei ser legal informar esse fato.


lucash_br

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Resposta #82 Online: 11 de Dezembro de 2008, 15:11:21
Elmo,
conversando com o cara que está me vendendo a rollei, ele comentou comigo que após eu rodar o avanço de filme, eu deveria fazer uma meia volta. Como eu ja tinha me prolongado na ligação (interurbano celular!!!), não perguntei o porquê. Vc sabe de alguma coisa?

Guto e demais.

Quando a alavanca de escolha do tipo de Flash está na posição M (Flash de lâmpada) a alavanca do temporizador fica travada.

Sei que este não é o seu caso, mas lembrei disso e como há agora muitas Yashicas aqui, acreditei ser legal informar esse fato.


Paulo Machado

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Resposta #83 Online: 11 de Dezembro de 2008, 15:25:36
Recebi um email da Consigo informando que não têm em estoque filme Ilford 120  >:(
O negócio está feio mesmo. Mas achei aqui no Rio um lugar que ainda tem PB, Tri-X e HP5.
É o Carvalho, Av.13 de maio, 47 - 2ºandar, 2240-7280 / 2240-2527
Além deste tem no Speedlab Rua da Lapa n. 200, Cob 01 2242-5154, 2240-3074 e no Kronokroma Rua do Russel,450A, 2558-2583 2205-3471.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


lucash_br

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Resposta #84 Online: 11 de Dezembro de 2008, 15:43:31
Paulo, valeu!
Ja to comprando pra qdo chegar a minha.

Recebi um email da Consigo informando que não têm em estoque filme Ilford 120  >:(
O negócio está feio mesmo. Mas achei aqui no Rio um lugar que ainda tem PB, Tri-X e HP5.
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Elmo

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Resposta #85 Online: 11 de Dezembro de 2008, 15:48:42
Sobre as Yashicas TLR (Traduzi de um antigo folder que tenho aqui e acrescentei algumas coisas):

As Câmaras:

NOTA: Alguns dos primeiros modelos (A, C, D, 635, e alguns outros) não há conexão para propulsores. Eles requerem um adaptador - os mesmos que são exigidos para algumas Nikon e as Leicas (às vezes chamados de "Leica nipple").

Yashica A: A mais barata de todas as TLR Yashica, ela vem com o uma lente 3 elementos Yashikor 80 mm f/3,5 e um obturador com velocidades a partir de 1/25 s a 1/300 s, com Bulb. Sincronismo de Flash X e M. Verificação de exposição por uma janelinha com uma gelatina vermelha na traseira da câmera. O Obturador COPAL deve ser levantado antes de cada exposição. Devido ao avanço manual do filme e valores limitados de velocidades do obturador, esta câmera não é valiosa e pode ser encontrada por R$ 100,00 ou menos - tornando-o uma oportunidade menos dispendiosa para a entrada em médio formato.

Yashica B: Também usa lentes Yashikor. Muito semelhante à Yashica A, mas com alavancas de ambos os lados da lente para ajustar obturador e abertura.

Yashica C: Velocidades do obturador expandida de 1 a 1/300 s, com o dispositivo de travamento do filme para a próxima exposição - para avançar o filme, você pressiona o botão do knob de avanço e, em seguida, gira-o fazendo avançar o filme. A câmara irá travar automaticamente no próximo quadro. A lente é Yashikor, e oferece alavanca de sincronismo de flash X e M.

Yashica D: Uma melhoria do modelo C. Com velocidade do obturador tem de 1 a 1/500 s, acrescido B, temporizador, MX e sincronia. Tal como acontece com a A, B e C, o obturador COPAL deve ser levantado manualmente antes de cada exposição. Posteriormente modelos oferecem a melhor Yashinon lente. Modelos mais novos vêm equipados com lentes de três elementos Yashikor 80 mm f/3,5, modelos mais antigos com lentes de melhor qualidade, as Yashinon 80 mm f/3,5 (de quatro elementos). A última versão veio com lentes mais claras, Yashinon 80 mm f/2,8.

Yashica E: Um pouco rara e baseado no modelo D, este modelo é melhor evitar, confiabilidade do sistema de contagem é altamente suspeita e não há absolutamente nenhum controle manual disponível. A velocidade do obturador é fixada em 1/60 s (apesar de achar o cúmulo dizer que velocidade seja dada em Segundos, mas vocês fotógrafos entendem e me perdoem) com abertura ajustada por um sensor de selênio (que atualmente não deve ter nenhuma funcionando corretamente).

Yashica LM: A lente usada é a melhor Yashinon, possui sincronismo de flash M e X sob o obturador COPAL. Tudo muito semelhante em estilo às Rolleiflex, com um intervalo de obturador B-1/250 s e uma abertura de f/3,5-22. 

Yashica 635 (minha preferida):  A 635 é um dos mais interessantes modelos da linha Yashica. Lente de 3 elementos Yashikor, esta máquina foi concebida como uma câmera dupla formato. Serve tanto para filmes 120 em formato 6x6, assim como para 35 mm. Tal como o modelo D, giro semi-automático do filme e oferece a mesma gama de velocidades do obturador, sincronismo do flash X e M, e auto-temporizador. A única dificuldade com esse modelo é encontrar uma câmera com o kit de 35 mm completo (o meu mesmo eu perdi uma peça de encaixe). Tal como a D, modelos mais novos podem ser encontradas com lentes Yashinon.

Yashica mat: Com lente de 4 elementos Yashinon  (designadas no início de Luxamor), esta é uma câmera boa de se procurar. Afora a melhor lente, a câmera também arma o obturador automaticamente quando o filme é avançado, como uma Rolleiflex. O obturador COPAL oferece velocidades de 1 a 1/500 mais B e sincronismo de flash M e X. Alguns consideram a Yashica mat a melhor da linha, uma vez que proporciona melhorias significativas em todas as lentes e corpo, com exceção capacidade para 220, como as Rolleicord.

Yashicamat-LM: Essencialmente, a LM é uma Yashica mat regular, mas com um fotômetro acrescentado para ISO 6 a 400. Pelos padrões de hoje, este não é um grande leque, mas na sua época era bem superior e ainda cobre a maior parte dos filmes comumente utilizados (ISO 100 e 400).

Yashicamat-EM: Quase a mesma que a LM, mas com uma configuração diferente no dial (em metros somente).

Yashica 24: A primeira dos modernas Yashica TLRs, oferece um contador acoplado à abertura do obturador e mostradores (como a Rolleicord Va e Vb), dando ao usuário um jogo de agulha e anel no sistema de contagem. Usa apenas  filmes de 220mm, o que é difícil de encontrar. 

Yashica 12: Oferecida um ano após à 24, a 12 é a mesma câmera exceto ele por usar filme de 120. Tem grande valor comercial, mas é um modelo difícil de encontrar.

Yashica mat 124: A Yashicamat 124 comutáveis 120/220, ou seja, acrescenta a capacidade de Yashica 12. Caso contrário, esta máquina é a mesma que a Yashica 12.

Yashica mat 124-G: A última Yashica TLR produzida, a única mudança em relação à anterior (124) foi de banhar de ouro (G e Gold - assim como as Rangefinders Yashica Electro G) os contatos elétricos do fotômetro.

Outros Modelos: Existem alguns modelos para os quais não tenho qualquer informação. Eles são as Yashicaflex e a Yashica LM. A Yashica também fez uma série de TLRs usando  filmes 127. Elas são as  câmeras "4x4", e eu não vou incluí-los aqui, pois não tenho muita informação sobre eles e os filmes 127 já não está disponíveis.

« Última modificação: 15 de Outubro de 2009, 06:42:59 por Elmo »


Elmo

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Resposta #86 Online: 11 de Dezembro de 2008, 15:57:04
Elmo,
conversando com o cara que está me vendendo a rollei, ele comentou comigo que após eu rodar o avanço de filme, eu deveria fazer uma meia volta. Como eu ja tinha me prolongado na ligação (interurbano celular!!!), não perguntei o porquê. Vc sabe de alguma coisa?

Guto e demais.

Quando a alavanca de escolha do tipo de Flash está na posição M (Flash de lâmpada) a alavanca do temporizador fica travada.

Sei que este não é o seu caso, mas lembrei disso e como há agora muitas Yashicas aqui, acreditei ser legal informar esse fato.

Sim, Lucas.

É o normal, vc levanta a alavanca, gira o filme no sentido horário até travar, depois dá meia volta para que a cabeça possa se encaixar no receptáculo ao voltar a alavanca pra posição de repouso. Quando a sua estiver na sua mão vai ver isso rapidamente. Todas as que se utilizam de alavancas para avançar o filme tem esse sistema, várias Yashicas, Rolleicord, Seagull e mais. Veja na figura abaixo um pequeno orificio na lateral da câmera onde a cabeça da alavanca entra para repouso. A volta é pra que a manivela pare, podendo ser deitada e encaixada a cabeça nessa posição:

« Última modificação: 11 de Dezembro de 2008, 16:16:36 por Elmo »


lucash_br

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Resposta #87 Online: 11 de Dezembro de 2008, 17:24:22
Entendi! Valeu a explicação.
Alias, ele me ofereceu uma cabeça panorâmica para a Rollei. Ta pedindo 150. Se alguem tiver interesse, eu passo o telefone via MP.

Abraços
Elmo,
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Guto e demais.

Quando a alavanca de escolha do tipo de Flash está na posição M (Flash de lâmpada) a alavanca do temporizador fica travada.

Sei que este não é o seu caso, mas lembrei disso e como há agora muitas Yashicas aqui, acreditei ser legal informar esse fato.

Sim, Lucas.

É o normal, vc levanta a alavanca, gira o filme no sentido horário até travar, depois dá meia volta para que a cabeça possa se encaixar no receptáculo ao voltar a alavanca pra posição de repouso. Quando a sua estiver na sua mão vai ver isso rapidamente. Todas as que se utilizam de alavancas para avançar o filme tem esse sistema, várias Yashicas, Rolleicord, Seagull e mais. Veja na figura abaixo um pequeno orificio na lateral da câmera onde a cabeça da alavanca entra para repouso. A volta é pra que a manivela pare, podendo ser deitada e encaixada a cabeça nessa posição:




ELIAS

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Resposta #88 Online: 11 de Dezembro de 2008, 17:45:31
Sobre as Yashicas TLR (Traduzi de um antigo folder que tenho aqui e acrescentei algumas coisas):

 :clap: :clap: :clap:

Legal compartilhar essas informações, Elmo!

Pra mim que estou com vontade de comprar uma TLR a cada fotinha quadrada que vocês postam por aqui... e não entendo nada de MF, dá pra começar a ver as diferenças das Yashicas.

Até imprimi pra ler com calma em casa! :ok:

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

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FlavinhaMangeroti

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Resposta #89 Online: 11 de Dezembro de 2008, 21:39:30
ae pessoal....ingressei no clube das analógicas por CULPA e MÁXIMA culpa do sr. ELMO.....mas me apaixonei mesmo antes da minha cam chegar.....procurei por alguns dias e me apaixonei por um modelo da minolta...a HIMATIC.....ta bom vai....naoé uma tlr....mas nao interessa...a tlr chega na hora certa....redescobrir o filme.....a revelação....as diferenças de profundidade....sacar a camera no centro....uma hora da tarde sem ninguem te olhar feio ( pq convenhamos as digitais chamam bastante atenção)....nossa que liberdade...que fantastico é imaginar a foto....sem simplesmente apertar o botao e ver pelo visor....agradeço muito a vc ELMO....meu MESTRE....com quem aprendo a cada dia...e que venham as TLR'S!!!!!
Flavinha Mangeroti