Pois é... não existe mágica.
Todos como consumidores adoramos preços melhores e a satisfação de comprar por menos.
Quando se trata de produto é mais fácil obter uma estimativa da equação custo x benefício. E a regra é clara : a partir de um certo ponto diminuir preço é diminuir qualidade.
Serviços são muito mais complicados. Muitas vezes o nome do profissional e/ou uma indicação é que acaba determinando a compra. Nos orçamentos sem estes fatores corremos mesmo este risco.
Eu vendo produtos (em minha farmácia de manipulação) e vendo serviços (como desenvolvedor pra web e consultor) e isso acontece mesmo. Devemos estar preparados.
Agora são 14:30h, ao meio dia e meia me ligou uma pessoa que fez um orçamento e disse : "Já pesquisei e estou te ligando novamente pra fecharmos ! Mas só fecho se você baixar R$200,00."
Estou plenamente consciente de que : o serviço orçado vale o que eu pedi; eu tenho condições de entregar muita qualidade e satisfazer ao meu cliente; com este preço eu me envolverei a fundo no projeto pela compensação financeira; como ele mesmo disse, já pesquisou e voltou.
Resumindo minha resposta foi : "Agradeço imensamente por novamente lembrar de mim. O preço você já tem e está muito justo pelas suas necessidades. Terei enorme prazer em trabalhar contigo. Se sua necessidade e espectativa diminuirem, o projeto diminuirá e diminuiremos este valor sem dúvida nenhuma."
Tenho certeza que voltará... e depois posto aqui.
No tangente ao serviço prestado, o importante é : TENHA CONSCIÊNCIA DO SEU NÍVEL COMO PRESTADOR DO SERVIÇO E DA SUA COLOCAÇÃO NO MERCADO.
Honestidade primeiramente conosco para saber nossa posição e nossa capacidade junto ao mercado é imprescindível. Se você não é o melhor, saiba quanto vale o serviço no seu nível atual, faça o melhor que puder; a satisfação dos seus clientes e a honestidade consigo serão bons parâmetros para te posicionar.
Claro... estude, pratique, melhore, aprenda, evolua... e ganhe mais.
Não é à toa que o ganhe mais fica no final da frase...rs.