Autor Tópico: NIKON SB 800 PROBLEMA??!!  (Lida 11497 vezes)

leocadio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
  • Sexo: Masculino
  • No princípio criou Deus os céus e a terra Gn 1.1
Online: 28 de Dezembro de 2008, 16:55:26
Pessoal eu gostaria que vocês me ajudassem, tenho um SB800 NIKON  e em alguns eventos que realizo logo após um disparo normal, faço outro, usando os mesmos parametros , só que a foto fica SUBEXPOSTA, e aparece uma mensagem no VISOR  do flash tringulo  seguido de  um valor tipo  ( -1/3), já li o manual e ele fala que isso indica o valor de subexposição e que a luz poderia ser insuficiente no modo de flash AUTOMÁTICO TTL e manda eu ler a pagina 33 do mesmo que diz : "nos modos de flash automatico TTL E NAO TTL quando o flash foi disparado com sua maxima intensidade de luz e pode ter se produzido uma subexposição, os indicadores de flash preparado do SB 800  e do visor da camara cintilam durante uns 3 segundos." EU uso o flash no modo automatico, acho que não deveria estar acontecento isso pois uso o mesmos parametros para as fotos seguidas, a mesma distancia, e como a primeira fica bem exposta e logo a seguir fica uma subexposta?!! No começo pensei que fosse as baterias do flash, trocava e continuava acontecendo a mesma coisa, isso acontece mais quando faço uma foto atrás da outra, com intervalo pequeno entre elas, isso teria alguma influência??!!
muito agradecido pelas respostas que vierem.
No princípio criou Deus os céus e a terra. Gn 1.1
NIKON D300
NIKKOR 16-85 VR II
Nikon D-80
18-135mm NIKKOR
50mm 1.8 NIKKOR
SB 800


jeff cann

  • Trade Count: (26)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 534
Resposta #1 Online: 28 de Dezembro de 2008, 19:03:47
Tá tudo normal, o flash não teve tempo de recarregar e por isso ele pode disparar com menos potencia que o exigido.


leoduzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/89441206@N00/
Resposta #2 Online: 28 de Dezembro de 2008, 20:01:52
A indicação de potencia insuficiente é normal acontecer, porém, pensava eu que a partir do momento que o flash liberasse para o proximo disparo ele já estivesse preparado para disparar a potencia máxima novamente se necessário. Como então fazer pra saber se ele está preparado para esse caso? que eu saiba não tem nenhum aviso.
Leo Duzzi
D50 + D7000 + Tamron 17-50 2.8 VC + Nikkor 18-135mm + Nikkor 50mm  1.8 + Nikkor 28-80mm + SB-600
http://www.flickr.com/photos/leoduzzi


leocadio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
  • Sexo: Masculino
  • No princípio criou Deus os céus e a terra Gn 1.1
Resposta #3 Online: 29 de Dezembro de 2008, 13:47:05
Isso mesmo Leoduzi é o que pensei, mas parece que o negocio é mais
complicado que pensei.
No princípio criou Deus os céus e a terra. Gn 1.1
NIKON D300
NIKKOR 16-85 VR II
Nikon D-80
18-135mm NIKKOR
50mm 1.8 NIKKOR
SB 800


jeff cann

  • Trade Count: (26)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 534
Resposta #4 Online: 29 de Dezembro de 2008, 19:09:59
A indicação de potencia insuficiente é normal acontecer, porém, pensava eu que a partir do momento que o flash liberasse para o proximo disparo ele já estivesse preparado para disparar a potencia máxima novamente se necessário. Como então fazer pra saber se ele está preparado para esse caso? que eu saiba não tem nenhum aviso.

Pois é ,no caso de disparos em sequencia pode acontecer do flash disparar mesmo sem ter a potencia necessaria. A luzinha vermelha indica que está carregado mas ele pode disparar antes. Isso tem o lado negativo (foto subexposta)e o positivo é que ele não trava pois muitas vezes é melhor uma foto subexposta que nada  :D


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #5 Online: 30 de Dezembro de 2008, 01:07:38
leocadio, vc tentou usando a quinta pilha naquele suporte que fica agarrado feito gia?
eles falam que para fotos sequenciais o quinto elemento resolve


leocadio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
  • Sexo: Masculino
  • No princípio criou Deus os céus e a terra Gn 1.1
Resposta #6 Online: 30 de Dezembro de 2008, 09:07:28
Ok Wdantas ainda não tentei , mas vou tentar assim que puder e ai
posto aqui para tirar as dúvidas ok
abraço
No princípio criou Deus os céus e a terra. Gn 1.1
NIKON D300
NIKKOR 16-85 VR II
Nikon D-80
18-135mm NIKKOR
50mm 1.8 NIKKOR
SB 800


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #7 Online: 30 de Dezembro de 2008, 11:36:34
Pessoal eu gostaria que vocês me ajudassem, tenho um SB800 NIKON  e em alguns eventos que realizo logo após um disparo normal, faço outro, usando os mesmos parametros , só que a foto fica SUBEXPOSTA, e aparece uma mensagem no VISOR  do flash tringulo  seguido de  um valor tipo  ( -1/3), já li o manual e ele fala que isso indica o valor de subexposição e que a luz poderia ser insuficiente no modo de flash AUTOMÁTICO TTL e manda eu ler a pagina 33 do mesmo que diz : "nos modos de flash automatico TTL E NAO TTL quando o flash foi disparado com sua maxima intensidade de luz e pode ter se produzido uma subexposição, os indicadores de flash preparado do SB 800  e do visor da camara cintilam durante uns 3 segundos." EU uso o flash no modo automatico, acho que não deveria estar acontecento isso pois uso o mesmos parametros para as fotos seguidas, a mesma distancia, e como a primeira fica bem exposta e logo a seguir fica uma subexposta?!! No começo pensei que fosse as baterias do flash, trocava e continuava acontecendo a mesma coisa, isso acontece mais quando faço uma foto atrás da outra, com intervalo pequeno entre elas, isso teria alguma influência??!!
muito agradecido pelas respostas que vierem.

SE FOR PARA MUITA PAULEIRA COMPRA UM SD-8A, RESOLVE TUDO ISSO


jeff cann

  • Trade Count: (26)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 534
Resposta #8 Online: 30 de Dezembro de 2008, 12:48:01
Pessoal eu gostaria que vocês me ajudassem, tenho um SB800 NIKON  e em alguns eventos que realizo logo após um disparo normal, faço outro, usando os mesmos parametros , só que a foto fica SUBEXPOSTA, e aparece uma mensagem no VISOR  do flash tringulo  seguido de  um valor tipo  ( -1/3), já li o manual e ele fala que isso indica o valor de subexposição e que a luz poderia ser insuficiente no modo de flash AUTOMÁTICO TTL e manda eu ler a pagina 33 do mesmo que diz : "nos modos de flash automatico TTL E NAO TTL quando o flash foi disparado com sua maxima intensidade de luz e pode ter se produzido uma subexposição, os indicadores de flash preparado do SB 800  e do visor da camara cintilam durante uns 3 segundos." EU uso o flash no modo automatico, acho que não deveria estar acontecento isso pois uso o mesmos parametros para as fotos seguidas, a mesma distancia, e como a primeira fica bem exposta e logo a seguir fica uma subexposta?!! No começo pensei que fosse as baterias do flash, trocava e continuava acontecendo a mesma coisa, isso acontece mais quando faço uma foto atrás da outra, com intervalo pequeno entre elas, isso teria alguma influência??!!
muito agradecido pelas respostas que vierem.

SE FOR PARA MUITA PAULEIRA COMPRA UM SD-8A, RESOLVE TUDO ISSO

Um Quantum Turbo seria melhor ainda http://www.qtm.com/Turbo/ ...só tem que ter cuidado para não fritar a lampada.
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2008, 12:51:49 por jeff cann »


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #9 Online: 30 de Dezembro de 2008, 21:18:51
Jeff, vc já usou esse quantum turbo ou algum outro??

o lance é que não se pode meter uns 15/20 disparos de uma vez né...mas para foto normal, tipo, disparou uma sequencia de 3 disparos mais ou menos uma vez, depois outra sequencia de 3 ou daqui a alguns segundos...sei lá 20/30 segundos...

 alguém tem alguma experiência com isso??


 :ok: :ok: :ok: :ok:


jeff cann

  • Trade Count: (26)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 534
Resposta #10 Online: 30 de Dezembro de 2008, 22:24:58
Jeff, vc já usou esse quantum turbo ou algum outro??

o lance é que não se pode meter uns 15/20 disparos de uma vez né...mas para foto normal, tipo, disparou uma sequencia de 3 disparos mais ou menos uma vez, depois outra sequencia de 3 ou daqui a alguns segundos...sei lá 20/30 segundos...

 alguém tem alguma experiência com isso??


 :ok: :ok: :ok: :ok:

Anderson,nunca usei não mas já muita gente falando que queima mesmo. Inclusive o SB900 já vem com um sistema de controle de temperatura para evitar isto. Quem eu sei que tem experiencia com o Quantum é o Ig lostart.

abraço


leocadio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
  • Sexo: Masculino
  • No princípio criou Deus os céus e a terra Gn 1.1
Resposta #11 Online: 31 de Dezembro de 2008, 21:22:13
Mais algum colega experiente pra nos ajudar no tópico??!!
No princípio criou Deus os céus e a terra. Gn 1.1
NIKON D300
NIKKOR 16-85 VR II
Nikon D-80
18-135mm NIKKOR
50mm 1.8 NIKKOR
SB 800


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #12 Online: 31 de Dezembro de 2008, 21:53:30
Mais algum colega experiente pra nos ajudar no tópico??!!

NOS MANUAIS DE USO DOS SB E DOS SD,
VEM ESPECIFICADA A QUANTIDADE DE DISPAROS CONTINUOS QUE SUPORTA CADA FLASH.
JA ESTA TUDO INVENTADO.E SO SE INFORMAR,FACIL, FACIL
www.nikonusa.com.
sb com sd nao da problema nenhum
powerpacks genericos nao sei.
abraço
Boas fotos
Angelo.


leocadio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
  • Sexo: Masculino
  • No princípio criou Deus os céus e a terra Gn 1.1
Resposta #13 Online: 01 de Janeiro de 2009, 10:50:01
Meu  caro Agalons se vc olhar no tópico inicial vai ver que
eu fiz o tópico colocando justamente o que diz o manual, o
problema é que o manual é muito pouco rico em detalhes sobre
o funcionamento do mesmo, e que ,muitas vezes, os caros colegas
aqui do forum sabem muito mais pela prática do que somente pelos
manuais. Agradeço pela sua colaboração.
No princípio criou Deus os céus e a terra. Gn 1.1
NIKON D300
NIKKOR 16-85 VR II
Nikon D-80
18-135mm NIKKOR
50mm 1.8 NIKKOR
SB 800


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #14 Online: 01 de Janeiro de 2009, 18:46:50
Meu  caro Agalons se vc olhar no tópico inicial vai ver que
eu fiz o tópico colocando justamente o que diz o manual, o
problema é que o manual é muito pouco rico em detalhes sobre
o funcionamento do mesmo, e que ,muitas vezes, os caros colegas
aqui do forum sabem muito mais pela prática do que somente pelos
manuais. Agradeço pela sua colaboração.

Leocadio
tanto o 800 como o 900, suportam 15 disparos continuos, a uma velocidade de 6 x seg, em ttl ou manual potencia maxima ou media
e 40 disparos em um quarto de potencia.
Depois e bom parar 10 minutos para descansar um pouco a lamp.
para fazer esportes ou imprensa, o ideal e ter 2 corpos completos para nao perder assuntos.
Agora com digital nao tenho mas necesidade de disparos continuos,
mas na epoca pesada de esportes com filme, ja com a F4(1988) fazia 8x seg,e varios filmes por tema,
isto e um filme de 36 cada 4 segundos!!
deixando descansar o flash cada 10 ou 15 disparos.
Nunca precisei trocar uma lampada Nikon.
Isto e uma dica mas pratica
Boas fotos!!!!!!!!
Grato
Angelo.