Autor Tópico: Lentes com Estabilizador de imagens e lentes sem  (Lida 13654 vezes)

gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Online: 21 de Janeiro de 2009, 13:18:11
Sou relativamente novo na área, e estou com uma dúvida.

Comprei uma Canon XSi com a lente 18-55 IS, entretanto quero comprar um lente que me dê mais flexibilidade, pois a princípio não queria ficar carregando mais de um lente. Pensei em uma 28-135 ou 18-200 tabém com IS (OS no caso da sigma).

É ai que começou minha dúvida, pois vi que as lentes que não tem o recurso de estabilzação de imagem são quase bem mais baratas, e gostaria de saber se realmente o recurso vale a pena para o investimento.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 21 de Janeiro de 2009, 13:30:10
gtsouza,

Vale lembrar que o estabilizado diminui a vibração ocasionada pelo fotografo e não ajuda em nada o congelamento do objeto fotografado.

Por exemplo se vc gosta de fotografar pessoas em movimento, animais, esportes e que precisa utilizar velocidades altas para congelar o movimento, então o estabilizador não vai ajudar em nada...

Ps. Normalmente o que vc paga a mais pelo IS também reflete num melhor preço na revenda.

Valeu


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 21 de Janeiro de 2009, 13:51:13
Eu considero a estabilização um acessório que vale a pena se pensar no caso das lentes grande angulares e normais, e investir nele se tiver a grana (se não tiver não vai ser o fim do mundo, mas seria legal ter).

Nas super grande angulares (aquelas com angulo de visão equivalente de 14mm até 17mm) eu acho desnecessário, tanto que a maioria delas não vem com estabilização.

Já nas tele eu acho que é praticamente obrigatório ter a estabilização, salvo aqueles que vão usar a objetiva em situações específicas. Eu nunca compraria uma tele sem estabilização, seria desperdiçar parte do potencial ótico dela.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 21 de Janeiro de 2009, 14:06:49
Bucephalus,

Minha lente tem 250mm e vou te dizer que não perco muitas fotos não, inclusive usando até 1/50s....Pode ser que tremo menos que a média...


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 21 de Janeiro de 2009, 14:29:47
É, varia muito de um pessoa para pessoa. Em 1/50 com um 100mm (equiv. 160mm) é certo que a minha foto vai sair tremida. Depois de dar o resize a foto pode passar, mas se o intuito é esse eu teria comprado logo uma mais barata...

Por exemplo se vc gosta de fotografar pessoas em movimento, animais, esportes e que precisa utilizar velocidades altas para congelar o movimento, então o estabilizador não vai ajudar em nada...
Não existem algumas lentes com uma opção especial de estabilização? Acho que elas permitem a movimentação lateral e só estabilizam vibração vertical, aí dá pra fazer panning.

http://a.img-dpreview.com/lensreviews/nikon_70-200_2p8_vr_n15/Images/switches.jpg


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 21 de Janeiro de 2009, 14:43:59
Não existem algumas lentes com uma opção especial de estabilização? Acho que elas permitem a movimentação lateral e só estabilizam vibração vertical, aí dá pra fazer panning.

Acho até que existe mas acho que na prática é uma frescurite. Os sensores anti-shake das lentes só captam aceleração, ou seja, ou movimentos mais bruscos é que são compensados.

Creio que o movimento contínuo que se faz num panning ao acompanhar um objeto não será influenciado pelo VR. A menos que resolva fazer o panning num movimento brusco da lente, o que não é o normal.

Cadê o Luiz, o mago dos pannins, pra responder isso?? Ele tem uma 100-400 com IS.  :snack:
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #6 Online: 21 de Janeiro de 2009, 17:18:18
Somos dois Leandro... Uso em 200 tranquilamente até 1/50, 1/40 as vezes.
 
Bucephalus,

Minha lente tem 250mm e vou te dizer que não perco muitas fotos não, inclusive usando até 1/50s....Pode ser que tremo menos que a média...


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #7 Online: 21 de Janeiro de 2009, 19:05:40
Opa! A 100-400mm L IS tem Modo 1 e Modo 2 de estabilização

Modo1 corrige em todas as direções.
Modo2 corrige só uma direção, baseado no movimento do panning.

- Tem que tomar cuidado pois o IS pode não funcionar corretamente se fizer panning no Modo1 "com amplo movimento da câmera". Isso indicaria que movimento brusco passe batido.
- Usar no Tripé também pode causar problema no funcionamento do IS. Ele agiria erroneamente por estar fixo. Então é IS na mão ou IS-OFF no Tripé.

O IS permanece ativo até 2 segundos depois de tirar o dedo do disparador. Portanto não remova a lente nesse período, pode causar problemas.
Várias vezes, após fazer o foco, eu sinto o IS desativando após os 2s. Isso é bom porque já to me acostumando com isso e não corro tanto risco de vacilar.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Janeiro de 2009, 20:39:13
Opa! A 100-400mm L IS tem Modo 1 e Modo 2 de estabilização

Modo1 corrige em todas as direções.
Modo2 corrige só uma direção, baseado no movimento do panning.

- Tem que tomar cuidado pois o IS pode não funcionar corretamente se fizer panning no Modo1 "com amplo movimento da câmera". Isso indicaria que movimento brusco passe batido.
- Usar no Tripé também pode causar problema no funcionamento do IS. Ele agiria erroneamente por estar fixo. Então é IS na mão ou IS-OFF no Tripé.

O IS permanece ativo até 2 segundos depois de tirar o dedo do disparador. Portanto não remova a lente nesse período, pode causar problemas.
Várias vezes, após fazer o foco, eu sinto o IS desativando após os 2s. Isso é bom porque já to me acostumando com isso e não corro tanto risco de vacilar.
Luiz! Uma perguntinha de quem  comprou a 100-400 agora... Em baixo da chave do IS tem uma outra chave com simbolo infinito e as opções 1.8m e 6.5m acho eu...é o q isso? DOF? :shock: desculpe a Agnorança :D


Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 21 de Janeiro de 2009, 20:50:33
Luiz! Uma perguntinha de quem  comprou a 100-400 agora... Em baixo da chave do IS tem uma outra chave com simbolo infinito e as opções 1.8m e 6.5m acho eu...é o q isso? DOF? :shock: desculpe a Agnorança :D

Acho que descobri!!! É a distância focal  :doh:


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #10 Online: 21 de Janeiro de 2009, 22:49:31
É a distância de foco.

Você pode limitar a lente pra trabalhar com objetos de 6,5m ao infinito ou trabalhar a partir de 1,8m ao infinito, que é a distância mínima de foco.

Acredite, se seus alvos estão distantes, coloque em 6,5m que agiliza bem o foco.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 22 de Janeiro de 2009, 10:15:16
É a distância de foco.

Você pode limitar a lente pra trabalhar com objetos de 6,5m ao infinito ou trabalhar a partir de 1,8m ao infinito, que é a distância mínima de foco.

Acredite, se seus alvos estão distantes, coloque em 6,5m que agiliza bem o foco.
Legal Luiz! Vlwww!