Autor Tópico: DSLR menor que a D40 ou a REBEL XT  (Lida 6134 vezes)

Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #15 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 10:37:58
Realmente, que a E420 é a menor DSLR existe, não há dúvida. Mas acho que o Alfredo quis dizer que a Km é a menor DSLR com sensor no formato 3:2, APS-C, crop de 1.5x.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 10:38:36
O comprimento e a altura são medidas que nunca poderão ter muitas diferenças, pois o mínimo sempre será o tamanho do LCD e mais uma pequena faixa para os botões e a pega. O maior desafio é a espessura mesmo, por isso inclusive que fizeram o micro 4/3...pra ganhar uns 20mm na espessura.

Mais importante do que o corpo e a lente é saber qual a menor mochila existente pra cada CAM, pois se a menor mochila existente pra E-420 é a mesma pra Nikon D40, então não existe diferença de portabilidade entre elas....Apesar que já deva existir alguma mochila específica pra E-420 e mais a lente fica de 25mm.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2009, 10:39:28 por Leandro Federsoni »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #17 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 10:40:34
Francisco nem isso, porque em termos de volume a Nikon D60 é um fio de cabelo menor rs. Por isso que não pode fazer essa afirmação de que a KM é menor, a KM é menor em comprimento, mas não é de fato o menor sólido. Pois a Nikon é mais fina e mais baixa na maior parte do corpo. MAtematicamente falando a D60 é a menor SLR APS da atualidade.
Leandro a principal vantagem que eu vejo nessas reduções é não precisar mais de mochilas, a E-420 cabe em cases similares aos usados nas compactas maiores (o que já é uma bela vantagem), as Micro já dão até para pensar em carregar no bolso de um terno. :)
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2009, 10:42:21 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #18 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 10:51:13
Francisco nem isso, porque em termos de volume a Nikon D60 é um fio de cabelo menor rs. Por isso que não pode fazer essa afirmação de que a KM é menor, a KM é menor em comprimento, mas não é de fato o menor sólido. Pois a Nikon é mais fina e mais baixa na maior parte do corpo. MAtematicamente falando a D60 é a menor SLR APS da atualidade.
Leandro a principal vantagem que eu vejo nessas reduções é não precisar mais de mochilas, a E-420 cabe em cases similares aos usados nas compactas maiores (o que já é uma bela vantagem), as Micro já dão até para pensar em carregar no bolso de um terno. :)

Então tá... acho que daqui a uns anos eu vou comprar uma G1 (ou os próximos modelos) para poder usar as minhas objetivas FD com digital. Estou aguardando o câmbio ficar mais favorável :P
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Alfredo Pereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
Resposta #19 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 11:48:09
Vou colocar assim então :

A Pentax Km é a menor DSLR no formato 3:2 com estabilizador de imagem.

A Pentax Km é estúpidamente a menor Dslr no comprimento e também é menor que as máquinas do formato 4:3 e micro 4:3, não tem pra ninguém, dá pau em todas elas e deixa a concorrecnia de cabelos em pé.

Léo, você precisa fazer uma consulta com o oculista urgentemente ! rs.

E eu acho que na aula de calculo de volume no colégio, voce deve ter faltado, pois afirmar aqui que a D 60 tem o volume ( ) menor que a Km, mostra que voce precisa ter umas aulas particulares de matemática . rs.





Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #20 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 12:10:07
Alfredo para ficar menor poderíamos colocar assim: a KM é a menor DSLR no formato 3:2 com estabilizdor de imagem NO CORPO, ai sim. :)
Menor no comprimento sim, agora deixar o cabelo em pé são outros 500, reduzir comprimento está relacionado com ergonomia, os outros fabricantes não reduzem porque não querem, qualquer dos fabrigantes conseguem compactar placas e outros itens muito bem, eles já fazem isso nas compactas, só não fazem porque prejudica de forma significativa a ergonomia, por isso que a maioria dos fabricantes dificilmente fazem câmeras SLR com comprimento menor do que 12cm e com altura menor do que 9cm, porque a pegada começa a ficar muito ruim devido à posição que as lentes costumam ficar. Como o Leandro bem disse acima, o verdadeiro desafio é na espessura, é ai que você identifica quem está conseguindo compactar os mecanismos de verdade. A Oly tem uma vantagem neste quesito, por ter um sensor um pouco menor. Na espessura na parte crítica elas são similares, o que ocorre é que a Km (por exemplo) precisa compensar a redução de comprimento com a espessura para compensar a perda com ergonomia e é nesse balanço que a coisa pega.

Quanto ao oculista foi um comentário no mínimo desnecessário, tenho visão 100% meu caro, e mesmo que não tivesse certamente estaria munido das devidas lentes corretivas para fazer minhas afirmações, porque diferente de muitos eu tenho uma cultura de método científico bem rigorosa.

Quanto a afirmação de aulas de matemática é ainda mais desnecessária e arriscada. Sei até indicar onde foi o erro grosseiro que você cometeu no seu cálculo, você pegou as medidas acima e multiplicou uma pela outra, como se o sólido em questão fosse um paralelepípedo, o que nem preciso dizer que não são (ainda bem, porque senão teriam péssima ergonomia), assim mostra ou má fé ou desconhecimento do conceito em questão (saber formulinha não é saber conceito e aplicação da mesma). Assim o volume que você obteve para TODAS as câmeras foi bem maior do que de fato são. Preste atenção na minha postagem anterior que verá que relaciono vários pontos onde uma ou outra são menores, isso por cima, porque as medidas de volume que tenho das câmeras foram feitas por um princípio que os gregos já usavam a cerca de 2000 anos, que é mergulhar as câmeras em uma caixa com pequeninas bolinhas de isopor e uma marquinha (eles usavam água, que é o ideal, mas não ia mergulhar câmeras em água)  para poder comparar quanto o nível foi elevado. A não ser que você tenha todas as medidas exatas de cada componente externo da câmera (o que eu não tenho e duvido que você o tanha, se tiver me passe que terei prazer em calcular com maior precisão os resultados) esta ainda é a melhor alternativa que conheço para se medir o volume de uma câmera sem destruir o equipamento.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2009, 12:20:50 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #21 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 12:10:07
Nao sei como a e420 fica com lentes, mas é inegável q a km com lentes pancake fique menor do q a d60 com a menor lente nikon.
Abraços


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #22 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 12:35:50
Citar
[...]mas é inegável q a km com lentes pancake fique menor do q a d60 com a menor lente nikon.
Lucas isso é fato, mas válido apenas para as pancake.
A menor pancake da Pentax é a 40mm com 1,5cm é a lente mais fina da atualidade. A Oly possui lentes pancake também, porém é um pouco menor do que a 21mm Pancake da Pentax. Com a lentes Pancake a Oly continua sendo a menor SLR do mercado, mesmo com a Pentax usando a 40mm pancake. Na verdade a Oly é tão menor que mesmo com a 35mm regular ela é menor do que a KM com a pancake 40mm :eek:.
Se comparar com uma lente zoom de uso geral (17-70 x 14-54, que possuem praticamente o mesmo ângulo de visão) a diferença fica ainda maior, porque a lente pentax é maior (como era de se esperar). O 4:3 trás muitas vantagens quando o negócio é tamanho, e olha que isso é porque em termos de lentes a Pentax é quem realmente tem feito o maior esforço para reduzir o tamanho.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Alfredo Pereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
Resposta #23 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 13:11:56
Léo, volto a afirmar que voce precisa procurar o oculista urgente, voce a muito tempo esta ficando cego ou está fingindo muito bem.
Tem aquele velho ditado : É mais cego aquele que encherga e  não quer  ver ! Este é o teu caso !
Voce lê e vê  as coisas, mais finge que nã vê!
Coloquei as medidass das cameras,  e também escrevi o testo  no ultimo post meu o seguinte :

A Pentax Km é a menor DSLR no formato 3:2 com estabilizador de imagem.

A Pentax Km é estúpidamente a menor Dslr no comprimento e também é menor que as máquinas do formato 4:3 e micro 4:3, não tem pra ninguém, dá pau em todas elas e deixa a concorrecnia de cabelos em pé.

Quanto ao volume não da para achar sem ter todas as medidas exatas da camera e o calculo é complexo, fiquei abismado como voce conseguiu achar o volume de todas as cameras, isto é cois do capeta !! rs.  Voce chutou e ainda errou muito.

Ao contrário de voce eu não chuto e não invento, como eu disse anteriormente eu mato a cobra e mostro o pau, ao contrário de você que enxerga e finge que não vê e chuta muito !

Quanto a fazer camera menor de largura não é tão simples e fácil assim, exige muito da engenharia mecanica.

http://translate.google.com/translate?prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&u=http%3A%2F%2Fpentaxplus.jp%2Fk-m%2Fenglish%2Fstory%2F002%2Findex.html&sl=en&tl=pt&history_state0=en%7Cpt%7CMore%2520people%2520bought%2520Samsung%2520digital%2520compact%2520cameras%2520in%2520the%2520UK%2520last%2520year%2520than%2520any%2520other%2520brand%252C%2520official%2520figures%2520reveal.%250A%250AThe%2520data%2520%25E2%2580%2593%2520confirmed%2520by%2520market%2520analysts%2520at%2520GfK%2520Marketing%2520Services%2520%25E2%2580%2593%2520show%2520that%2520Samsung%2520held%2520a%252016.2%2525%2520share%2520of%2520market%2520volume%2520in%25202008.%250A%250ASamsung%2520also%2520held%2520the%2520%2527number%2520one%2527%2520position%2520-%2520in%2520both%2520volume%2520and%2520value%2520sales%2520%25E2%2580%2593%2520for%2520the%2520month%2520of%2520December%2520%2818.5%2525%2520and%252015.2%2525%2520respectively%29.





Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #24 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 14:24:19
Alfredo eu descrevi como achei o volume detalhadamente acima, na verdade quem descreve os métodos aqui sou eu, você não mostrou nada até agora além de achismos e campanhas publicitárias que não contém sequer informalções técnicas. Até o material que usei para não precisar usar água eu relatei, informando até que não é dos melhores para o caso. O processo é bastante simples para qualquer um com o mínimo de conhecimento na área, não tem nada de coisa do capeta  >:D, na verdade é coisa de um grego chamado Arquimedes, que é usada a milênios com este objetivo (nem é coisa recente).

Lamento mas você é que não está entendendo o que eu estou escrevendo, não tem nada de equivocado em minhas afirmações. Eu fiz a ressalva no seu primeiro comentário porque a D60 possui o recurso de estabilizador de imagem quando equipada com as lentes que oferecem tais recursos, é apenas uma questão de abordagem dos fabricantes, a Nikon possui uma abordagem de estabilizador na lente, enquanto a Pentax possui uma abordagem no corpo, particularmente prefiro a segunda, mas não quer dizer que a primeira não seja estabilação de imagem. Ambas oferecem o recurso, por isso que disse que era a menor com estabilizador NO CORPO, o que de fato é.
Também concordei que ela possui o menor comprimento, apenas discordei do deixar a concorrência de cabelo em pé, da forma que você coloca está parecendo uma abordagem totalmente apaixonada, não há nada especial em ter um comprimento de 11cm, este espaço de comprimento e altura só não é menor em todos os fabricantes por questões de ergonomia, porque TODOS conseguem fazer altura e comprimentos menores do que os que são apresentados hoje sem a menor dificuldade técnica, se você fizer uma análise (muito simples) nas compactas verá que acomodar placas é muito fácil para os fabricantes em geral, o problema está apenas em uma pequena área no centro da câmera, que tem que comportar os dispositivos mecânicos e cujo principal problema é a profundidade. Estas câmeras SLR possuem sobra de espaço quando se fala e altura e principalmente em largura. O desafio maior é a espessura, isso sim deixa os demais fabricantes de cabelo em pé. Que ela é a mais curta eu concordei desde o começo, na verdade fui o primeiro a afirmar isso, agora discordo que isso seja são fantástico como você tentou passar a idéia, na verdade parece que você comprou a idéia da campanha sem nem pensar um pouco em cima.
Você está mostrando uma campanha de lançamento da câmera como se fosse informação absolutamente confiável, a Pentax ter que se esforçar para reduzir o que ela conseguiu (o que também DUVIDO, porque a Pentax faz câmeras extremamente compactas, esse tipo de texto parece algo mais para valorizar alguma coisa que nem é tão fantástica assim), não quer dizer que isso seja uma dificuldade, muito pelo contrário, a Pentax nem é o Benchmark quando se fala em tamanho de SLR, este posto pertence à Oly a tempos, a Oly é a marca a ser batida quando se fala em tamanho, então é claro que as demais vão ter que empenhar maior esforço para chegar nela, mas o que foi feito não tem nada de impressionante.
Só para você ter uma idéia de como você está sendo iludido, eles falam das vantagens do peso conseguidas com essa "complexa" abordagem de engenharia, como se fosse algo incrível. O que eles não contam é que com a lente e a bateria a KM é a segunda câmera mais pesada entre as concorrentes, rs (só perde para a A200, que comparada com as outras é um trambolho)... Me desculpe Alfredo, mas sua abordagem está claramente baseada em uma ilusão publicitária. Incrivelmente sempre que temos discussões envolvendo a Pentax por aqui rola uma tendência de alguns usuários a tentarem defender a marca com unhas e dentes. O incrível é que sempre com o mesmo discurso e a mesma dificuldade de sustentar argumentações, baseando-se em campanhas publicitárias da marca e links para o site da marca ou fóruns de usuários tão encantados quanto, quando não conseguem uma boa sustentação para tentar IMPOR uma superioridade que não existe acabam apelando para tentar denigrir a imagem das pessoas. Estas ocorrências estão quase me convencendo a fazer um estudo sobre as estratégias de Markeing da Pentax.
Agora vamos ser realistas e trabalhar com coisas concretas e não com campanhas publicitárias e apego pelo que possuímos. Estas câmeras como a D60, a Km e a Xs são todas pequenas e todas muito próximas. Se formos falar quem é exatamente a menor em volume nesta categoria em APS é a D60. Ponto... A maior é a A200, Ponto também, não tem que discutir isso a não ser que tenha-se as medidas exatas para fazer um cálculo mais preciso, pois as poucas medições que existem apontam neste sentido. Se formos incluir as Oly na Briga ai acaba, são as menores disparadas (não é pouco, é MUITO), cego é quem não percebe isso, porque simplesmente TODOS os concorrentes percebem, tanto que ela é a meta a ser alcançada. Com o Micro 4:3 (QUE NÃO É SLR, por isso que nem estava me concentrando nele aqui) tem concorrente ficando de "cabelo em pé" para conseguir criar sistemas similares, hoje existem divisões em todas as fabricantes trabalhando no desenvolvimento de sistemas sem espelho, ou seja, isso é que foi um movimento assustador (apesar de eu ainda não achar que o EVF e o LCD consigam substituir o OVF).

Eu não chuto nada meu caro sou extremamente rigoroso e sou reconhecido por isso, não só no fórum, como em áreas onde o rigor diferencia as pessoas de forma muito mais intensa. Você precisa dedicar mais tempo às atividades reflexivas para evitar incorrer no tipo de postura e abordagem que está adotando, que infelizmente não agrega nada em termos de valor analítico, se baseia em argumentações sem valor ou que apenas tentam denegrir a pessoa com a qual está argumentando e não constrói nada, nem para você e nem para quem está lendo o que é discutido, que acaba virando um círculo de redundância, porque gera uma constante necessidade de reafirmações. Se quer um bom exemplo de argumentação, que sempre discute com propriedade e de forma construtiva, visite discussões que tenho com o Sr. Ivan de Almeida. Tente levar as discussões da mesma forma, com a mesma propriedade, com a mesma qualidade e sem faltar com respeito, que quem sabe poderemos de fato edificar conclusões que ajudem aos usuários e não esse tipo de postagem que tenta conduzir os usuários ao engano ou ao aceite de uma determinada POSIÇÃO pessoal.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2009, 15:30:56 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Alfredo Pereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
Resposta #25 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 17:23:22
Leonardo, eu paro por aqui, pois este papo furado não leva a nada e eu não ganho nada com isto.

Quanto a Pentax Km, depois de pesquisar muito de verificar várias maquinas do mesmo tipo, foi a minha escolha, já fiz o pedido e está a caminho. Se foi uma escolha boa ou não, é problema meu, tão somente meu, se não prestar vendo e compro outra de outra marca.

Não tenho amor por máquina nenhuma, não me prendo em nenhum fabricante,  como o amor declarado que você tem pela Sony,  declarado no Dpreview para o mundo todo, tenho várias máquinas de vários fabricantes, inclusive as duas primeiras digitais minha compactas foram Sony e depois sofri muito por causa de uma Sony Alfa 100 que tive, por isto não quero Sony nunca mais !!!

A minha hora é cara e não posso ficar perdendo tempo discutindo futilidades contigo, deixo isto para outras pessoas que não tem o que fazer.



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #26 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 20:52:20
Alfredo ninguém falou em ser boa ou ruim, sua matriz de decisão é sua, se a câmera te atende ou não é algo pessoal, estamos falando de especificações e fatos técnicos, nada além disso.
Não tenho amor declarado por nada meu caro, realy love é uma expressão usada para dizer que gosta muito de alguma coisa, o que realmente gostava, porém eu AMO TANTO a Sony que não tenho nenhuma câmera Sony :eek:. Pasme meu caro tive apenas uma câmera Sony em minha vida e foi o único aparelho deles que já tive, nem meu DVD é sony. Pretendo sim ter outra, porque realmente gostava muito da câmera. Quanto a A100 nunca recomendei, muito pelo contrário, na época dela minha principal recomendação era a K10D, porque realmente não era das melhores. Tive más experiências com várias marcas, mas não me preocupo de voltar se elas corrigirem, eu fiu um dos infelizes proprietários de uma 20D quando ela travava de olhar para ela e hoje minha câmera é uma 40D, que tem me atendido bem, apesar de não ser a melhor câmera em praticamente nada.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2009, 20:53:46 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Rubens Nemitz Jr

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
    • Rubens Nemitz Jr - Fotografia Profissional
Resposta #27 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 03:19:27
 :snack:
Bom, depois do papo Matemático-Físico-Engenhoso Lógica + Humildade versus  Empolgação, vou responder o Leandro Federsoni!

HEhehe! "Matemático-Físico-Engenhoso" foi boa, vai dizer que não  :hysterical:

Com certeza são fantásticas essas mini-mini's  :ok:
Pode levar algo intercambiável no bolso é um dos meus sonhos, e garanto que de muitos!

As DSLR's são poderosas, mas confesso que as vezes passo raiva por perder algumas fotos por não estar com uma boa câmera nas mãos durante o dia! Claro, tem muitas e muitas compactas que fazem boas fotos, de fato (simpatizo pela Canon G9/G10), mas uma mini intercambiável (sem citar marcas nem modelos pra não dar pau aqui... Kkkk)sem dúvida será algo que vou adquirir mais pra frente, assim que os valores estabilizarem!

Abraços gurizada _o/
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2009, 03:23:11 por NasAlturas »
Rubens Nemitz Jr
Flickr www.flickr.com/nasalturas
Flickr www.flickr.com/rubensnemitzjr


VENDENDO mochila Vanguard Up-Rise 48


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #28 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 10:01:27
:snack:
Bom, depois do papo Matemático-Físico-Engenhoso Lógica + Humildade versus  Empolgação, vou responder o Leandro Federsoni!

Empolgação?
Psicose, obsessão compulsiva... :shock:


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #29 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 11:44:53
Rubens quando peguei a E420 na mão fiquei bem espantado com o tamanho que eles já conseguiram. A câmera ficou bem fina, na verdade eu nem imaginava que isso fosse possível, ainda estou na busca para tentar ver uma Pana G1, pelo que o pessoal tem falado nos fóruns parece ser simplesmente fenomenal, pena que seja muito difícil de conseguir uma para ficar com ela algumas horas aqui no Brasil.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.