Autor Tópico: DSLR menor que a D40 ou a REBEL XT  (Lida 6132 vezes)

maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Online: 04 de Fevereiro de 2009, 18:42:02
Pessoal,

  Eu num tou lembrado se foi aqui, ou foi na sala de Classificados ou na comunidade lá do Orkut que tinha um tópico falando sobre uma DSLR recém-lançada, não me recordo se da Pentax ou da Olympus, que "consegue" (risos) ser menor do que a D40 ou do que a Rebel XT(salvo engano meu!!!).
  Não sei até que ponto ficou a discussãodo tópico, e gostaria de ver a que conclusão se chegou, se por acaso se tiver chegado alguma.
  Ainda não é o momento para mim, mas acredito que a partir do ano que vem vou pensar na possibilidade de entrar no mundo DSLR, mas ainda não sei se devo, acho que um curso talvez fosse um passo necessário antes disto.
  De qq forma, gosto de me manter por dentro do que anda rolando.
  Agradece,

  Max
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Fevereiro de 2009, 19:05:28
Max,

Menor que a Nikon D40, apenas a Olympus E-420 e a Pentax K-m (K2000).


Bowhead

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #2 Online: 04 de Fevereiro de 2009, 21:05:49
Não é uma DLSR, mas a Lumix G1 pode ser uma opção...


Rubens Nemitz Jr

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
    • Rubens Nemitz Jr - Fotografia Profissional
Resposta #3 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 00:53:02
Em março/2008 foi lançada a Olympus E-420, a mais compacta DSLR lançada até o mês 03 do ano passado, com 10 MP e preço estimado de 500 dólares(só corpo), no Exterior.

Em setembro/2008 a Matsushita (que usa o nome da Panasonic) anunciou a menor e mais leve SLR Digital vista até agora, que entrou no final do ano de 2008 no mercado, custando cerca de 800dinheiros de dólar lá fora.

Notícia:
Matsushita lançará menor câmera digital SLR do mundo.
Saiu no Terra também...

No IG, fala assim:

"A câmera Lumix DMC-G1, da Panasonic (US$ 800 nos EUA), é realmente pequena comparada a SLRs populares como a Rebel, da Canon, ou a nova Nikon D90. Tanto o corpo quanto as lentes são menores em todas as dimensões. Como resultado, a nova G1 ocupa um volume de 475 cm3, contra os 1048 cm3 do modelo da Nikon. Também é mais leve, 226 gramas, contra as 623 gramas da D90. Ela é, de fato, a menor câmera com lentes intercambiáveis em todo o mundo.

Então, porque não dizer de uma vez que ela é a menor SLR do mundo? Porque tecnicamente ela não é uma SLR. A Panasonic conseguiu economizar espaço fazendo uma “caixotomia” radical. Ou seja, removeu a caixa contendo o espelho e o prisma que tradicionalmente refletem a luz que entra pela objetiva para seu olho (ou seja, o sistema “reflex” da sigla SLR). Sem essa traquitana, a câmera fica quase 2.5 centímetros mais curta. A lente pode ser colocada muito"
mais...



Segundo o Yahoo, a câmera da Matsushita (Panasonic) é destinada ao público feminino. A Matsushita anunciou nesta sexta-feira (set/2008) que lançará a menor câmera digital de tipo single-lens reflex (SLR) do mundo, direcionando o equipamento ao público feminino que tem interesse em uma máquina de alta performance, mas leve. Foto: Reuters

Só pra complementar as informações...
Abraços _o/
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2009, 00:57:47 por NasAlturas »
Rubens Nemitz Jr
Flickr www.flickr.com/nasalturas
Flickr www.flickr.com/rubensnemitzjr


VENDENDO mochila Vanguard Up-Rise 48


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 11:28:08
Rubens,

Pra mim a G1 será uma alternativa as DSLRs de entrada no dia que chegar no mesmo preço ~U$500,00.

A G1 por U$500,00 seria interessante.......e mais interessante ainda quando usarem o micro 4/3 numa câmera compacta tipo uma G10 ou LX3.

Ps. A G1 não é DSLR...A similaridade fica por conta do design e possibilidade em trocar as lentes.



Futura Micro 4/3
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2009, 11:57:22 por Leandro Federsoni »


leandrod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 498
  • Sexo: Masculino
  • Sistemas (Micro) Quatro Terços, Olympus OM, Pen.
    • Soli Deo Gloria
Resposta #5 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 21:08:33
  Eu num tou lembrado se foi aqui, ou foi na sala de Classificados ou na comunidade lá do Orkut que tinha um tópico falando sobre uma DSLR recém-lançada, não me recordo se da Pentax ou da Olympus, que "consegue" (risos) ser menor do que a D40 ou do que a Rebel XT(salvo engano meu!!!).

Tem duas, as Olympus E-520 e a E-420.
Olympus E-510; E-PL1; OM-1n; Pen EE.S-2 30 mm 1:2,8; 35 SPn 42 mm 1:1,7; Trip 35 4 cm 1:2,8
Leica Digilux 3
Panasonic Leica D Vario-Elmarit 14–50 mm 1:2,8–3,5 ASPH Mega OIS
Olympus Zuiko Digital ED 50 mm 1:2 Macro; 7–14 mm 1:4; 14–42 mm 1:3,5–5,6; 7–30 cm 1:4–5,6; M.Zuiko Digital ED 14–42 mm 1:3,5–5,6
Olympus Zuiko Auto-S 5 cm 1:1,4; Macro 5 cm 1:3,5
Vivitar OM 24 mm 1:2,8
Olympus FL-36; T-20
Metz Mecablitz 50 AF-1 Four Þirds


Rubens Nemitz Jr

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
    • Rubens Nemitz Jr - Fotografia Profissional
Resposta #6 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 12:31:15
Sim, de fato eles até colocaram na matéria que "tecnicamente ela não é uma SLR (etc...)", mas chega como tal devido a possibilidade de intercambiar  :ok:

Nossa meu! QUE SHOW essa Panasonic com lente Leica  :eek:
De repente é um bom BackUp de bolso ein  :ponder:  Mas isso dependerá do preço! Digo isso porque tem gente que usa a Canon G9/G10 com o flash na sapata para BKP em eventos (já vi isso)!
Rubens Nemitz Jr
Flickr www.flickr.com/nasalturas
Flickr www.flickr.com/rubensnemitzjr


VENDENDO mochila Vanguard Up-Rise 48


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 13:52:27
SLR mesmo é a E420... Não tem nem o que falar, muito pequena.

Essas micro 4:3 serão show, mas não são SLR. :(
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 16:19:05
Rubens,

Fantástica não é?

Se a fotografia continuar sendo apenas Hobbye pra mim, eu vejo nessa câmera da Panasonic o meu futuro equipamento para unificar minha Reflex e minha compacta em um só corpo.

Todas features de uma reflex com a portabilidade de uma compacta.....vai faltar apenas o OVF.

Abraço


Alfredo Pereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
Resposta #9 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 19:29:15
A menor DSLR no formato 3:2 e ainda com estabilizador de imagem é a Pentax Km, não tem para ninguém, deixa a concorrencia longe, muito longe !!!  rs.

Foi atraves de um topico aberto aqui neste forum, sobre o lançamemnto desta máquina, que eu fiquei interessado nela e comecei a fuçar sobre ela e depois de ler e ver muitas fotos , mais muitas mesmos, 
resolvi encomendar a minha Pentax Km e junto também uma lente pancake Pentax DA 40/2.8 Limited, já estão a caminho !







 








Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 19:40:31
Parabéns Alfredo :clap: :clap:

Realmente a danadinha é bem pequena..Tenho lido alguns reviews dela e está sendo muito elogiada.

Depois faz um review dela pra nós :ok: Estamos carentes de Reviews de usuários na nossa sala de review.

 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 00:08:27
Alfredo a KM é pequena, realmente uma das menores 3:2, mas não a menor, o volume da D60 é muito pouca coisa menor do que o dela e o peso também é mais baixo (apesar de a diferença ser muito pequena), mas a E-420 é bem menor do que ela, ela é um pouco mais comprida do que a KM, mas é bem mais fina (mais de 1,4cm mais fina) e mais baixa. O volume dela também é cerca de 30% menor e o peso cerca de 30% mais baixo. É impressionante o como ela é pequena, é disparada a menor SLR do mercado, se o negócio é tamanho não tem para ninguém, ainda com a vantagem que as lentes Oly são fantásticas. A principal vantagem da Pentax é o estabilizador, que a E-420 não possui e a D60 só possui se equipada com lentes IS.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2009, 00:17:40 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Alfredo Pereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
Resposta #12 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 02:15:01
Leo Terra, a Pentax Km não é uma das menores cameras DSLR no formato 3:2, a Pentax Km é a menor DSLR no formato 3:2 e ainda com estabilizador de imagem, não tem pra ninguém, a concorrencia está longe , muito longe !!! rs.

Ela dá pau na largura  em todas elas inclusive nas de formato 4:3 e micro 4:3 ! rs.

Veja a tabela abaixo tirada do Dpreview

Pentax Km     - 122,5   x 91,5  x 67,5mm 
Nikon D 40    - 124,0   x 94,0  x 64,0 mm
Nikon D 60    - 126,0   x 94,0  x 64,0 mm
OlympusE420   - 129,5   x 91,0  x 53,0 mm
Lumix G 1     - 124,0   x 84,0  x 45,0 mm

Eu mato a cobra e mostro o pau ! rs.
Eu não invento e não aumento !

Realmente as lentes das Olympus são muito boas, como também as da Nikon, as  Canon e também as da Pentax ! rs.



















rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 02:32:08
3:2? Que tamanho é esse?

O sensor das Pentax é bem maior que da Oly não?  :ponder:
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #14 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 10:14:02
Alfredo que as 4:3 e as micro 4:3 não tem como comparar, são muito menores que a KM, a KM é praticamente do tamanho da D60. Não sei se você se lembra do ginásio, mas para comparar objetos tridimensionais temos que considerar o volume e não apenas uma dimensão do objeto, afinal ele não é uma reta e sim um sólido, Em termos de volume é absurda a diferença de uma E-420 para uma KM, a E-420 é bem mais fina e isso reduz drasticamente o volume dela, a D60 também é menor do que a KM em termos de volume. Ela só é menor do que todas as demais no comprimento e isso não é lá das melhores coisas, pois quanto menor em comprimento mais difícil é a pegada da câmera. Em termos de portabilidade, a largura e PRINCIPALMENTE a profundidade (que é o ponto fraco dela) são itens bem mais úteis. Neste ponto tanto as micro 4:3 como a E-420 são bem menores do que a dupla KM e D60, o que também confere a elas volumes muito menores. Visualmente falando a KM e a D60 são praticamente do mesmo tamanho, a D60 possui uma pequena vantagem no volume, mas que não chega nem a 1% do valor o peso da D60 também é menor, então não há discussões a este respeito, a menor câmera APS da atualidade é a D60 e não a KM, mesmo que seja por muito pouco e a KM tenha uma ou outra dimensão menor, ou seja menor em um ou outro ponto, o volume da D60 é menor, então ela é menor, principalmente por ser mais fina e mais baixa na parte estrutural do corpo (a Pentax é mais baixa na cabeça do flash, mas a Nikon é mais baixa no restante do corpo). Visualmente já tive as duas na mão juntas. Não dá para dizer quem é menor do que quem a olho (só no box de líquido mesmo). porque tem partes que uma é menor que a outra, ai outras partes a outra é menor, via de regra a D60 é mais fina na maioria das partes do corpo, enquanto a KM é um pouco mais curta (essa afirmação sim poderia ser feita, de que a KM é a câmera SLR mais curta da atualidade).
Agora a E420 é que é imbatível, é estupidamente menor, não dá nem para comparar, qualquer um que tenha a oportunidade de ver elas todas juntas não vai ter a menor dúvida que a E-420 é muito menor, o que de fato é, o volume dela é mais de 30% menor, assim como o peso, não dá nem para comparar em termos de tamanho. A menor SLR da atualidade é a E-420 (apesar de não ser a mais curta rs). Agora Quando o negócio entra no micro 4:3 a coisa fica ainda pior, a KM é mais de 60% maior do que a Lumix G1, é incomparável, não dá nem para colocar lado a lado, a G1 praticamente cabe no bolso de uma camisa (apesar de ainda ser um pouco larga para tal), uma KM ou uma D60 não dá para colocar no bolso da camisa rs, ), suas fotos mesmo mostram isso, fica bem claro na imagem que você postou que a G1 é bem mais fina e também um pouco mais baixa do que a KM, a E-420 é um pouco mais grossa do que a G1 e mais fina do que a KM (seria um meio termo) e isso fica visível mesmo comparando uma câmera vermelha com uma preta (preto gera impressão de contração, nem entendi porque esse comparativo foi feito dessa forma).
Agora das suas afirmações uma que faz sentido é dizer que tamanho com estabilizador no corpo a KM é a campeã, ai sim, é a menor câmera SLR com estabilizador no corpo, não dá para discutir. :)

Rogério não é beeeem maior, é um pouco maior. As Oly todas usam o sistema 4:3. Mas possuem uma vantagem, a tecnologia de sensores que usam pe superior à usada, por exemplo, pela Pentax nas câmeras atuais. A Oly também possuim um tratamento de JPG muito bom, comparável com os da Nikon, se não melhor.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2009, 10:29:31 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.