Mas gostaria de ouvir de você e do Xirú a descrição do seu processo fotográfico, e se possível como o modo M se encaixa nele. Você falou de técnica, de 90% de transpiração, então queria saber como se dá a sua criação.
Minha criação é através do "método" que citei no começo: "
pré-visualização - enquadramento - medição - clic"
A medição faço em spot e de três maneiras. Duas delas são pra "instantâneos", seja hobby ou trabalho (evento), e não há mais que poucos segundos pra pensar (as vezes nem 1). A terceira, que falarei por último, é pra quando possuo mais tempo pra estudar a cena.
-- Fotometria a partir do "0EV": usada quando a foto tem poucos (ou um) elementos que me interessam. Ou que interessam muito mais que os outros. Exemplo são retratos. Fotometro a pele e coloco + ou - exposição conforme quero que saia o tom dela. Pra isso sair bem, é preciso conhecer bem a câmera que está usando, porque cada uma vai "clarear" ou "escurecer" uma certa quantidade a cada 1/3EV a mais ou a menos. Deixar a pele em +1EV numa S3 é bem diferente de deixar em +1EV numa XT.
-- Fotometria a partir do "máximo EV" que a câmera captura boa informação antes de estourar (255): Quando é uma cena mais complexa, com muitos pontos de altes e baixas luzes. Como paisagem, um jardim, uma sala com pessoas, luminárias, balcões, etc. Escolho o ponto que quero deixar prestes a estourar (por exemplo, uma parede próxima à fonte de luz ou as vezes até não próxima, como quando todas fontes de luz vêm do teto) e ali coloco +3 ou +3¹/³EV, que é o ponto da minha câmera.
-- Fotometria "minuciosa" da cena: uso quando disponho de tempo pra observar os diversos pontos duma cena (ou rosto), o que está muito claro, muito escuro, a diferença entre estes pontos, ver o que é possível tentar preservar de cada ponto, etc.
As maneiras de fotometrar dos dois primeiros casos nem sempre dão coordenadas afiadas, ou resultados onde tudo gravado na mídia está como se gostaria. Por exemplo, o rosto da pessoa ter ficado bemno tom desejado, mas o fundo ter ficado um pouco mais claro do que se desejava. Não deu "perfeição", porque diversas partes (secundárias/complementares) da cena ficam um pouco no meu "achismo" de como se sairão, mentalizo baseado numa "fotometria mental", que nao tem absolutamente NADA de científico, precisão elouvável. Mas é a única maneira de fazer estes instantâneos. Só faço isto, e contra a vontade, porque é humanamente impossível cobrir um evento fotometrando minuciosamente. Mas pra uma atividade fotográfica instantânea, numa cena muito dinâmica e pouquissimo tempo pra análise, os resultados saem sempre muito satisfatórios.