Leo, um erro comum é pensar uma Câmera de Grande Formato como sendo a que o Fotógrafo de Jardim (pejorativamente chamados de lambe-lambe) usava em suas atividades.
A câmera do Fotógrafo de Jardim era muito simples, como mostra a foto abaixo:
É praticamente uma caixa onde o fotógrafo, nela mesma, fazia suas revelações dos filmes usados. Essa romântica câmera (na maioria dos casos com três opções de abertura tão somente), entretanto, fica longe de ter a capacidade de uma Grande Formato.
Possivelmente o fato de que era necessário cobrir a cabeça para verificar a imagem no despolido, comum às duas câmeras, seja o motivo dessa confusão.
Aconselho, então, caso seja esse o objetivo do Mateus, que o mesmo construa a coisa em uma caixa, e não com um fole.
O fole existente nas câmeras dos Fotógrafos de Jardim não tinham o obetivo total das câmeras de Grande Formato, serviam apenas para focalizar, ou seja, afastar a objetiva do plano do filme. No caso das Grandes Formatos, o fole - ou mesmo o balão - são usados para, além de proporcionar o deslocamento do filme à objetiva, proporcionar a flexibilidade para os diversos movimentos dos planos da câmera.
Essa foto mostra que nada tem a ver uma câmera de um Fotógrafo de Jardim com uma Grande Formato: