É isso mesmo, Francisco.
Não sei se o Agepon está sendo fácil de encontrar por aqui não.
Mas que funguinho charmoso esse, hein?
Achei esse documento da Kodak muito bem construído, dê uma olhada:
Armazenamento e Manuseio de Materiais Fotográficos Processados
De todos os produtos fotográficos sensibilizados, os negativos processados são geralmente os que recebem menos atenção quando se trata da armazenamento /arquivo. Normalmente, você não exibe ou olha para os negativos freqüentemente; você os imprime e guarda. Mesmo quando armazenados no escuro, entretanto, as imagens do negativo realmente se alteram. Os negativos que você pretende reimprimir exigem os mesmos cuidados e atenção que outras imagens fotográficas.
Mantenha limpos os negativos. Evite acúmulo de impressões digitais, sujeira, e pó; estes contaminantes geralmente contêm substâncias químicas ou esporos de fungos que podem prejudicar a imagem. Se você suspeitar que seus negativos estão sujos, limpe-os cuidadosamente antes de armazená-los.
Se você utilizar envelopes, ou porta negativos para proteger os negativos, certifique-se de que sua composição não tenha materiais que os danifique. (Veja: "Materiais de Embalagem e locais para Conservação por Longos Períodos"). A superfície brilhante de alguns porta-negativos de plástico podem causar "ferrotipia" (envidraçamento) de um negativo, o que resultará em variações de densidade numa cópia feita a partir dele. Os envelopes de papel que atendem as normas de materiais fotográficos são melhores para armazenagem de negativos por longos períodos.
Controle a temperatura e a umidade. Os negativos armazenados por longos períodos exigem cuidados especiais, mas você pode guardá-los sob condições normais do ambiente por um período curto de tempo. Em climas onde a umidade relativa gira em torno de 60%, utilize um desumidificador ou outros meios para reduzir a umidade na área de armazenamento (veja: "Utilize sílica gel para desumidificar"). Mantenha as embalagens afastadas de radiadores, registros de ar quente e janelas onde a luz do sol direta possa atingi-las. Se estiverem encostados em uma parede, certifique-se de que esta não tenha uma chaminé ou duto de ar quente do outro lado.
Mantenha a temperatura baixa para armazenamento de negativos por longos períodos. A alta temperatura e a alta umidade relativa podem afetar os negativos processados. Uma temperatura de -18ºC e uma umidade relativa entre 30% e 35% são condições excelentes para o armazenamento de negativos por longos períodos, exceto para os negativos do filme KODAK PROFESSIONAL PORTRA. Não armazene os negativos do filme PORTRA em temperaturas abaixo de 13ºC.
Reduções, ainda que mínimas, na temperatura ambiente, têm um efeito benéfico importante sobre a estabilidade de uma imagem. O armazenamento de negativos em cores em um freezer doméstico é uma maneira relativamente barata e confiável de conservá-los por longos períodos; entretanto, você deverá vedá-los dentro de envelopes impermeáveis para protegê-los contra a umidade. Mesmo se você remover ocasionalmente os negativos do armazenamento frio, como parte do uso normal, nenhuma alteração ocorrerá no corante.
A temperatura de armazenamento de negativos em preto-e-branco não é tão crítica quanto a dos negativos em cores, mas você deverá controlar a umidade relativa. Uma umidade relativa abaixo de 25% poderá causar fragilidade, e acima de 60%, produzirá colônias de bactérias e fungos.
Utilize envelopes de armazenamento. Baixa temperatura combinada com baixa umidade não é fácil obter; o ar dentro dos refrigeradores e freezers geralmente tem umidade relativa alta. Entretanto, você poderá condicionar os negativos e colocá-los em envelopes à prova de umidade antes de armazená-los num refrigerador ou freezer. Deixe os negativos durante 24 horas, sem capas protetoras, em um ambiente com umidade relativa entre 25% e 30% e temperaturas de no mínimo 21ºC. Você poderá utilizar uma sala ou armário desumidificado, se estiverem isentos de pó e gases. Antes de tirar os negativos do ar desumidificado, guarde-os dentro de envelopes especiais para filmes processados, removendo o excesso de ar de cada envelope antes de vedá-lo. A barreira à prova de umidade mantém constante a quantidade total de água no filme durante o armazenamento. Não armazene negativos em preto-e-branco e em cores dentro do mesmo envelope. Para evitar pressão sobre os negativos, não acondicione muito apertados nem empilhe os envelopes.
Os envelopes para armazenar filmes processados são feitos de um laminado de papel, folha metálica, e polietileno e podem ser comprados em lojas especializadas.
Proteja da luz os negativos. A luz afeta os corantes fotográficos; para armazenamento de negativos por curtos períodos, coloque-os em um local escuro - como por exemplo, gavetas de metal ou caixas de arquivos. O metal é melhor do que a madeira ou o plástico, porque estes podem conter conservantes ou substâncias voláteis que afetam os negativos.
Pode-se imprimir negativos em cores muitas vezes, sem que suas cores desbotem de maneira perceptível. Utilize sempre um vidro anti-calórico entre a lâmpada e o negativo nos ampliadores para proteger o negativo contra o calor. Se você sabe que irá produzir um grande número de cópias de um assunto específico, faça mais de uma exposição da cena. Assim, você poderá manter um dos negativos sob as melhores condições de armazenamento possíveis, enquanto imprime os outros.
Mantenha condições atmosféricas adequadas. Não guarde os negativos em áreas onde existirem máquinas que gerem ozônio, como por exemplo, fotocopiadoras. Sistemas de ar condicionado e controle climático podem reduzir de maneira significativa o nível de poluentes carregados pelo ar, mas assegure-se de que os filtros sejam trocados regularmente. Os gases químicos podem prejudicar os negativos (veja nota de rodapé em: "Armazene embalagens abertas com cuidado"). Verifique sua área de armazenagem para localizar gases nocivos. Se necessário, você poderá utilizar dispositivos de monitoramento ou detetores para gases e vapor.
Os slides e filmes cinematográficos em cores são feitos para ser vistos. Contudo, você utiliza normalmente um projetor com uma luz brilhante para vê-los somente por um breve período e, em seguida, recoloca-os num depósito escuro.
Isto torna suas necessidades de armazenamento muito semelhantes à dos negativos em cores. As transparências utilizadas para reprodução ou duplicação fotomecânicas têm necessidades de armazenagem similares. Entretanto, muitas transparências grandes são vistas sobre um iluminador por períodos mais longos. Quando as transparências são parte de um display de janela, a luz do sol direta também poderá danificá-las. Abaixo você encontrará sugestões para preservação de slides, filmes cinematográficos e transparências coloridas.
Selecione o melhor filme para sua finalidade. Todos os filmes reversíveis em cores da Kodak são muito estáveis. Para os slides que você planeja armazenar por longos períodos no escuro, sua melhor escolha é um dos filmes KODACHROME. Os filmes KODAK PROFESSIONAL EKTACHROME também oferecem excelente estabilidade de corante, e suportam os efeitos da projeção um pouco melhor do que os filmes KODACHROME.
Fazer e utilizar cópias descartáveis de transparências para projeção ou exibição economizará a imagem original. Faça cópias dos slides e transparências originais imprimindo diretamente nos filmes para duplicatas KODAK EKTACHROME DUPLICATING.
Use molduras ou porta-negativos. Molduras de papelão ou plástico são adequadas para guardar slides, se forem apropriados para armazenamento por longos períodos. Molduras de vidro não afetam a vida útil dos slides, e ajudam a protegê-los contra poeira e riscos. (Antes de montar os slides em molduras de vidro, assegure-se de que as superfícies do vidro estejam limpas.) A umidade pode condensar-se sobre a parte interna das molduras de vidro quando projetar os slides com lâmpadas de alta potência. Você pode eliminar este problema guardando os slides com sílica gel. Proteja as transparências grandes com porta-negativos se o material plástico não causar "ferrotipia".
Utilize embalagens metálicas. Pelos motivos descritos na seção "Proteja da luz os negativos", utilize caixas ou gavetas metálicas para guardar os slides e transparências, caso não os armazene em um refrigerador ou freezer. Se achar que bandejas de plástico para slides são mais convenientes, teste-as para verificar os possíveis efeitos sobre os slides. Mantenha as bandejas em um local frio, seco, e escuro, distante dos contaminantes atmosféricos. As bandejas para slide KODAK CAROUSEL®. EKTAPRO, e EKTAGRAPHIC, e KODAK Slide Clip Sets são adequadas para guardar slides por longos períodos.
Evite luz, calor, e alta umidade. Quando você não estiver vendo ou exibindo seus slides, transparências, ou filmes cinematográficos, armazene-os de maneira idêntica à que você armazena os negativos coloridos. Para conservação por longos períodos, armazene estes materiais em um freezer a uma temperatura de -18ºC, ou mais baixa. Você poderá manter a umidade relativa baixa armazenando as transparências e slides em envelopes especiais à prova de umidade, conforme descrito para os negativos em cores. Utilize envelopes vedados a vapor ou latas metálicas para armazenar filmes cinematográficos por longos períodos. Vede as latas com várias camadas de fita resistente à umidade tal como fita isolante de vinil. Periodicamente, retire a fita, deixe o filme atingir a temperatura ambiente e vede novamente a lata. Utilize este procedimento somente para armazenar slides, transparências, ou filmes cinematográficos por longo tempo.
Condições de Umidade Relativa e Temperatura Recomendadas para o Armazenamento de Filmes Cinematográficos Processados:
Se condições adversas de armazenamento causarem alterações no equilíbrio das cores de seus slides, você poderá restaurá-los utilizando os procedimentos de duplicação.
Utilize condições adequadas de visualização e exposição. A exposição prolongada à luz e ao calor afeta de maneira adversa a maioria dos corantes fotográficos. Não submeta seus slides originais à projeção prolongada e repetida como, por exemplo, numa exibição comercial, nem os exponha prolongadamente em caixas de luz. Embora nestas o nível de iluminação seja, em geral, menor, a exposição prolongada é prejudicial, especialmente se a luz do sol direta (que contém uma grande quantidade de radiação ultravioleta) atingir os slides. Utilize um filtro de raios ultravioleta para mostruários de luz fluorescente. Nas exposições, use cópias e guarde os originais sob as melhores condições possíveis, conforme descrito na seção anterior.
Controle os danos causados por insetos aos filmes em cores. Os insetos, tais como traças, ácaros, etc., às vezes atacam os slides e negativos em cores, bem como filmes não processados. Não guarde slides, câmaras, ou filmes em gavetas, armários, ou guarda-roupas, onde você guarda suas roupas ou tecidos, ou onde fiapos se acumularam, pois estes atraem insetos adultos que depositam seus ovos nestes locais.
Devido aos danos aos slides causados por insetos ocorrerem, invariavelmente, perto da moldura dos slides, você poderá muitas vezes recuperar slides danificados mascarando a borda e cobrindo a área danificada. Antes de reparar o slide, espane-o com uma escova macia ou jato de ar comprimido para remover quaisquer ovos ou larvas.
Onde os danos causados por insetos estiverem aparentes, remova todos os slides e espalhe nas caixas ou gavetas com cristais de paradiclorobenzeno de naftalina para traças. Deixe os cristais por vários dias, de modo que qualquer larva que apareça morrerá. Como os vapores da naftalina podem danificar ou enfraquecer seriamente os suportes de papelão, sacuda todos os cristais para fora do recipiente e areje-o totalmente antes de recolocar os slides.
As cópias fotográficas estão em toda a parte: em carteiras, nas paredes, em álbuns, sobre as mesas, etc. Elas são populares porque você pode observá-las a qualquer momento que desejar, sem equipamento especial, e porque, na maioria dos casos, podem ser substituídas se ficarem desbotadas ou danificadas. Mas, se você não tiver o negativo original para reimprimir, cuidados com as cópias se tornam muito importantes. A maioria das orientações para o armazenamento de outros produtos fotográficos também se aplicam às cópias. Os corantes e as camadas de emulsão de papéis em cores tornam o armazenamento destas cópias mais crítico do que as em preto-e-branco.
Selecione o material de impressão que melhor se ajuste às suas necessidades. Muitos fatores, tais como luz, calor, umidade, contaminantes e a poluição atmosférica, podem afetar a vida útil de uma cópia fotográfica. Mesmo sob as melhores condições de armazenamento, se submetida a exibição constante, provavelmente será alterada com o tempo. Quando as cópias são destinadas para a exposição, armazene os negativos ou slides originais adequadamente, de modo que você possa fazer novas cópias, se aquelas expostas começarem a desbotar.
Como os negativos KODAK PROFESSIONAL e os papeis KODAK SUPRA III / ULTRA III / DIGITAL III possuem excelente estabilidade de corantes, você poderá esperar que as cópias feitas com estes papéis se conservem por muito tempo, muitas décadas, expostas à iluminação caseira, por exemplo. Para as aplicações que exigirem durabilidade física, utilize o KODAK PROFESSIONAL DURAFLEX; este material possui as mesmas características de estabilidade de imagem que os papéis em cores Kodak. Você pode esperar que as cópias feitas com papéis e químicos KODAK tenham uma longa vida, se você manuseá-las e armazená-las conforme descrito nas seções seguintes.
Mantenha a área de armazenagem fria, seca, e descontaminada. Se você tiver cópias que não planeja expor, ou que deseja armazenar por um longo período antes de exibir, pode deixá-las sem suporte, pois assim ocupam menos espaço e envolvem menos materiais que possam prejudicar as imagens.
Evite armazenar as cópias na caixa ou embalagem de papelão originais. O material de embalagem adequado para os materiais sensibilizados não expostos pode não ser inócuo para os materiais processados. Utilize caixas ou envelopes seguros para arquivos.
As melhores condições de armazenamento para as cópias em cores são as mesmas utilizadas para a maioria dos produtos fotográficos. Armazene-as no escuro, numa temperatura de 24ºC, ou menos, e com umidade relativa entre 30% e 50%. Para armazenamento por longos períodos, mantenha as cópias em temperaturas mais baixas.
Se você deseja armazenar pequenas cópias num freezer a temperatura de -18ºC, condicione-as à temperatura ambiente e numa umidade relativa entre 25% e 30%, antes de vedá-las em envelopes à prova de umidade. Proteja as cópias maiores do que 20 x 25 cm contra a umidade utilizando 3 camadas de folha de alumínio e vedando as dobras e costuras com fita à prova de umidade, tais como fitas para freezer ou fita isolante de vinil; não utilize fitas isolantes comuns. Assegure-se de que a área de armazenamento e a sala de condicionamento estejam livres de gases prejudiciais às cópias (veja: "Armazene embalagens abertas com muito cuidado"). Se você armazenar várias cópias em uma embalagem, intercale-as com papel livre de ácido.
Guarde as cópias em álbuns para ter visualização e manuseio adequados. Uma maneira menos elaborada de guardar as cópias, e que combina acesso imediato com condições de armazenamento por longos períodos, é em um álbum de fotografias. Para obter os melhores resultados de armazenamento em um álbum, guarde-o em um local onde a temperatura e a umidade não sejam excessivas.