Autor Tópico: Crop x Profissionalismo x Etica  (Lida 2541 vezes)

Marcos Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
  • Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão...
Online: 05 de Março de 2009, 12:37:56
Terça feira passada fiz um evento de capoeira com a D200 + Tamron 17-50mm fiz todas as fotos em -de 25mm e 10M de resolução depois cortei todas as fotos com 2.5M de resolução e arrumei o enquadramento.
Hoje entreguei as fotos ao cliente e ele adorou os momentos que eu capturei no entanto não disse a ele  que avia cropado as imagens.
Qual a apnião de vocês. Isso é falta de profissionalismo?

Marcos Lima - Fotografia.

Nikon FE10, F100 e D200
Mamiya RB67, Baldax


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Março de 2009, 12:55:47
Estamos numa época em que o que importa é o resultado final.

Porém eu não vejo com bons olhos essa prática. Ainda mais por cortar TODAS as fotos.

O que te levou a cropar todas?
Você não foi capaz de perceber o momento e utilizar o melhor enquadramento?

Atuamente nenhuma das fotos do meu site está com crop e eu gosto de trabalhar dessa forma, acredito que estou utilizando de maneira correta "meus megapixels", rsrs.
Eu utilizo/utilizaria crop com outros princípios, ajustar proporção para caber numa página. Pegar detalhes para fazer um composite.
Dependendo do serviço para salvar 1 ou outra foto que, por motivos tecnicos ou de oportunidade eu não pude fazer.

Se eu cliente escolhe uma dessas fotos e te pede uma 60x90cm, o que você faz?

---------------------------

Agora se isso pra você é certo. Se você alcança seus objetivos dessa forma.
Isso é seu método de trabalho e portanto continue. Seja feliz e agrade seus clientes.
« Última modificação: 05 de Março de 2009, 12:56:50 por LeandroFabricio »
São Paulo - SP


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #2 Online: 05 de Março de 2009, 14:16:03
Terça feira passada fiz um evento de capoeira com a D200 + Tamron 17-50mm fiz todas as fotos em -de 25mm e 10M de resolução depois cortei todas as fotos com 2.5M de resolução e arrumei o enquadramento.
Hoje entreguei as fotos ao cliente e ele adorou os momentos que eu capturei no entanto não disse a ele  que avia cropado as imagens.
Qual a apnião de vocês. Isso é falta de profissionalismo?
Não acho que é falta de profissionalismo, para o cliente não importa como vc chegou naquela imagem, e sim, o resultado final. Para ele, se vc deu um CROP ou não é irrelevante (se vc explicar ele provavelmente nem vai se importar).

Foto de capoeira é dose, é muito rápido e nem sempre temos o melhor angulo, entao nao é tao simples "perceber o momento e utilizar o melhor enquadramento".

Se for pensar assim, friamente, qual a diferença de um crop e de um ajuste de cores/sombras no PS? Se for levar a ferro e fogo, dá pra pensar "pq nao percebeu melhor a luz e agora tá tendo que corrigir no PS?" Se a correção via PS é uma ferramente "aceitavel" hoje em dia, um crop não fica muito atrás.

Eu cropo minhas fotos sim, principalmente nas fotos de esportes (motocross, ciclismo... as vezes um cortezinho dá um novo animo na foto), mas tenho procurado compor melhor, mas no meu ponto de vista isso é uma questao de tecnica minha e nao de profissionalismo para com o cliente.

Agora, o problema de cropar são as impressões grandes... aí complica mesmo.

abs!


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Março de 2009, 14:59:34
Seria falta de profissionalismo se ele exigisse todas fotos com 10Mp e vc entregar todas com 4Mp....

O que você poderia fazer é ser franco com o cliente e dizer "Eu fiz algumas correções nas imagens para melhorar o enquadramento, com isso a maioria das imagens estão em 6Mp e não mais em 10Mp"....Caso ele não aceite, manda tudo em 10Mp mesmo.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #4 Online: 05 de Março de 2009, 17:44:04
Concordo com a resposta do Leandro. Se o cliente exigisse que quer fotos digitais em 10MP (sem interpolação, claro), aí você poderia cropar à vontade, respeitando a restrição de tamanho das imagens.

O crop já existe no momento do clique. Ao fazermos um recorte retangular de uma cena real, já estamos "cropando" a imagem. O problema é quando o crop é muito agressivo, e aí entram questões técnicas como perda de resolução.

Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Marcos Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
  • Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão...
Resposta #5 Online: 06 de Março de 2009, 02:26:18


[/quote]

O que te levou a cropar todas?
Você não foi capaz de perceber o momento e utilizar o melhor enquadramento?


Essa foi a minha primeira experiencia com esporte! Os movimentos de capoeira são muito rapido, tentei um enquadramento mai fechado nas primeiras fotos acho que em umas 10 mas em todas alguem saia cortado ai para não perder todas as fotos resolvi abrir mais o angulo da lente.
Marcos Lima - Fotografia.

Nikon FE10, F100 e D200
Mamiya RB67, Baldax


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Março de 2009, 13:13:01
Porque as pessoas polemizam tanto o crop? Tirando a possível perda de qualidade, o que tem de tão horrível em cortar a imagem? No fotojornalismo a questão é mais delicada por se tratar da captura de fatos reais, mas se ainda assim na hora do clique o cara fechar um pouco mais a imagem ele vai estar fazendo exatamente a mesma coisa que faria depois no pós processamento: um corte. Deliberadamente apagar ou adicionar algo na fotografia é que eu acredito ser realmente anti-ético (nova regra ortografica, oi?)...


regis-sp

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Reginaldo Ornellas - Fotógrafo - SP
    • Fotógrafo de Casamentos | São Paulo SP | Reginaldo Ornellas
Resposta #7 Online: 06 de Março de 2009, 21:19:10
Só acho que seria 'anti-profissional' se por exemplo o cliente te contratou pra fazer as fotos pra ele fazer banners ou grandes impressões. Aí sim, vc SABE que os MegaPixel a menos fará falta. Agora se era só pra fazer as fotos pra ele colocar no site, no orkut, pra fazer alguns panfletos (que raramente passam do tam A4) então 6MP é suficiente e vc entrega pra ele as imagens com boa qualidade, bom enquadramento e em 6MP. Tranquilo. Em alguns casos,quando preciso fazer um reenquadramento (que não seja muito forte), eu crio uma nova camada de imagem e redimensiono na boa. Se a imagem original estiver boa (sem ruído, clara, nítida) a perda é muito baixa e entrego com o MP originais da câmera. Cada caso é um caso.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #8 Online: 06 de Março de 2009, 22:39:43
Não tem nada de anti-ético neste caso. Seu trabalho é uma encomenda, você tem que apresentar o melhor resultado possível. E isto inclui o potencial de ampliação, isso sim, como disseram, pode depor contra teu material.

Existem três formas de encarar o processo:
 
O trabalho comercial é exclusivamente resultado. Como você chegou a ele pouco importa para quem paga por ele. Se por alguma dificuldade (seja inerente à situação ou relacionada à técnica) você vai gastar mais tempo editando o trabalho, problema exclusivamente seu (por isso o bom é "não ter" que cropar, mas...).

O fotojornalístico também tem crop... ah se tem! Se isso induz a uma visão distorcida da realidade, vai da linha editorial do veículo e o repórter fez apenas seu papel.

Agora, se o trabalho é autoral, bem, o trabalho autoral é livre! Particularmente sou da linha que minhas fotos, feitas para meu portifolio, devem ser executadas da melhor maneira possível quando clico e com o mínimo de edição. Crop, raramente! Mas o autor é livre sobre sua obra. O resultado também é o que importa, mas entra ai também, a forma como você se satisfaz com seu próprio trabalho

abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 07 de Março de 2009, 20:18:06
eu acho que, na verdade, eh ateh bom cropar um pouco as fotos! haha
sinceramente, eu quando tento fazer uma foto muito rigida pelo viewfinder, sempre tenho que cropar um pouco, porque ele nao cobre todo o tamanho real da foto!

e geralmente cropo quando a minha lente nao consegue capturar o que eu queria.. deixando mta poluicao em 55 mm o maximo da minha lente


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #10 Online: 09 de Março de 2009, 20:11:16
Não acho que seja anti-profissional, mas o melhor é tentar sempre não cropar! Se o cliente te pede a imagem pra fazer uma ampliação em grande formato? como você faria? O motivo principal de eu cropar o mínimo possível é esse: nunca se sabe se você um dia vaio precisar da foto para uma grande impressão. Na dúvida é melhor tentar compor certinho sem ter que cropar depois.


Trinity

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 08 de Maio de 2009, 16:02:18
O crop é mais uma ferramenta para usarmos, como todas as outras do PS, quanto a ser bom/ruim ético ou não, depende do que vc precisa. Acho que avisar que a foto está cropada é fundamental para evitar a situação citada acima sobre a ampliação.
Trinity


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #12 Online: 08 de Maio de 2009, 16:38:50
Eu não ligo de usar, mas fotografo still e publiblidade, onde o crop é inevitável até por uma questão de formato variado das midias. Mas enquanto estou compondo, procuro enquadrar de modo a aproveitar ao máximo a resolução das cameras, pois sei que pode fazer falta depois.

Sobre a ética, profissionalismo, o que é "correto", eu acho bobagem, não existem leis pra isso, é mais uma questão pessoal de cada um.

Só tem que cuidar pois cropar radicalmente dá muita perda no arquivo, isso pode fazer falta e até inviabilizar a imagem pra muitos usos.


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #13 Online: 08 de Maio de 2009, 16:42:52
E este é mais um caso onde é muito bom ter uma câmera de maior resolução, cropar uma imagem de 6MP e uma de 22MP tem uma grande diferença no resultado final, e é algo que podemos precisar fazer uma hora ou outra.


mancz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #14 Online: 08 de Maio de 2009, 23:09:25
Acho muito estranho que este tema gere tanta polêmica! Afinal, que diferença faz fechar no zoom ou dar um zoom posterior? O que importa é o resultado final. Creio que condenável é enganar o cliente. Se ele gostou do resultado final, não vai querer saber como foi feito...