É isso aí mesmo! Em resumo:
1 - Compre filme ISO 100 (por exemplo);
2 - Coloque-o na máquina e ajuste o equipamento para ISO 400;
3 - Mande revelar e avise o cara do laboratório que aquele filme é ISO 400.
Claro que, o ideal é você usar o filme correto na exposição correta. Mas, quem tem experiência consegue resultados muito interessantes com a "puxada" no filme. Na minha opinião, mais em P&B do que o colorido por causa do contraste.
Outra coisa legal que já me disseram, em filmes que serão escaneados é você fotografar com cerca de 1/3 a menos na exposição.
Exemplos:
- Filme Velvia 50: ajuste a câmera para ISO 40, fotografe assim e não fale nada ao laboratório. Ele vai revelar seu filme como se fosse um ISO 50 como de fato ele é.
- Filme Fuji PRO 160 S: mesma coisa, ajuste sua câmera para ISO 200, fotografe assim e não fale nada ao laboratório.
Resultado disso é a recuperação de mais detalhes nas baixas luzes, sem muito prejuízo nas altas. Como se trata de scanner, o resultado disso vale a pena ser explorado, ou pelo menos, experimentado. Se eu não estiver enganado, a saturação de cores fica um pouquinho mais alta.
Tudo isso se for no filme 120 (médio formato), melhor ainda!
Só para ilustrar o que foi dito.
"The original Velvia is an ISO 50 film. However, many photographers manually set their cameras to an exposure index (EI) of 40 or 32 to over-expose it slightly (one or two thirds of a stop respectively) in order to yield less saturated colours and more shadow detail."
Fonte disso:
http://en.wikipedia.org/wiki/Velvia