Autor Tópico: Meopa Flexaret  (Lida 7714 vezes)

Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Online: 13 de Março de 2009, 22:22:10
Estreando a Tchecazinha com um Fuji Acros 100:











Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Março de 2009, 10:13:53
Fala Elmo !

Bom chegar primeiro neste post !!!
Dá pra pegar o lugar na primeira fila, a dos fãs !

Gostei muito das fotos, tecnicamente não tenho know-how pra comentar fotos de filme e muito menos deste formato, mas adorei o cara discutindo com o beija-flor... tá apontando o dedo pra ele como se dissesse :

"Tá aqui o seu mel...
agora trate de fazer das minhas manhãs,
manhãs coloridas, alegres,
trate de pairar e flutuar no ar
o suficiente para que eu contemple,
aprecie e me inveje por sua liberdade !
Escutou bem Sr. Beija-Flor!?"


 :clap: :clap: :clap:

 :worship: :worship:
« Última modificação: 14 de Março de 2009, 10:15:28 por Guigo_Mr »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 14 de Março de 2009, 11:05:50
Durante muito tempo estive tentado a comprar uma Flexaret, pois sua ótica é dita excelente, conquanto o coating seja dito fragilíssimo (isto é, fácil de danificar).

São tidas como ótimas câmeras desde que não seja preciso fazer manutenção nelas, visto não serem benquistas pelos técnicos por algum motivo de complexidade ou de forma de construção.

Durante a época em que me interessei por uma não consegui uma em bom estado.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Março de 2009, 19:09:51
Fala Elmo !

Bom chegar primeiro neste post !!!
Dá pra pegar o lugar na primeira fila, a dos fãs !

Gostei muito das fotos, tecnicamente não tenho know-how pra comentar fotos de filme e muito menos deste formato, mas adorei o cara discutindo com o beija-flor... tá apontando o dedo pra ele como se dissesse :

"Tá aqui o seu mel...
agora trate de fazer das minhas manhãs,
manhãs coloridas, alegres,
trate de pairar e flutuar no ar
o suficiente para que eu contemple,
aprecie e me inveje por sua liberdade !
Escutou bem Sr. Beija-Flor!?"


 :clap: :clap: :clap:

 :worship: :worship:
Olha nosso amigo Mr. Guigo atacando de poeta inspirado na bela foto do Elmo.  :ok:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


eliverto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
    • FLICKR
Resposta #4 Online: 14 de Março de 2009, 19:49:35
Ótimas imagens!

De fato a Flexaret é uma camera um tanto subvalorizada, é uma ótima alternativa para quem deseja entrar para o MF ou mais especificamente as TLRs.
Eliverto Scherer<br /><br />


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Março de 2009, 20:29:20
 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Uma das coisas que gosto Guto, não é este o local mais adequado pra falar dessas coisas, mas gosto de escrever despretensiosamente.

 ;)


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #6 Online: 14 de Março de 2009, 21:14:43
Guigo, meu amigo, bom que a foto te tocou a ponto de se sentir tentado a escrever. Obrigado pelo acréscimo poético. Posso acrescentar no meu Flickr?

Ivan e Eliverto, a Flexaret é uma câmera estranha pra mim, muito estranha mesmo. Acho muito bem construída, apesar de não ter a nossa costumeira graduação de abertura do diafragma (pois o que existe é um valor em EV de 3 a 18). A sua operação demanda um certo tempo, pois como o meu costume é o Sunny 16, tento fazer tudo de cabeça. Se não fosse o fotômetro de mão pra confirmar a fotometria, acho que ficaria receoso em brincar com ela.

Dessa forma não sei se ela seria uma boa opção pra quem está começando.

Uma outra coisa que incomoda nela é a extrema "dureza" em todos os comandos, desde o ajuste de tempo e EV, até o foco. E principalmente no avanço do filme. Em princípio pensei ser uma particularidade da minha câmera, mas depois que li vários depoimentos verifiquei que é uma idiossincrasia tcheca.

O ajuste do foco é duro pacas, você movimenta o pêndulo e a câmera muda de posição. Isso pra quem está vendo tudo ao contrário no visor é phoda!

Mas o desafio é bom, foi o primeiro rolo que fotografei com ela e já deu pra acostumar com as medidas de EV.
« Última modificação: 14 de Março de 2009, 21:16:41 por Elmo »


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Março de 2009, 01:54:21
Fala Elmo !

Honra a minha ! Pode colocar no flickr sim !


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Março de 2009, 02:25:20
Fala, Elmo, que beleza (câmera e fotos)...

Lembra quando eu mencionei que havia umas TLR's numa loja daqui de Lavras? Foi onde acabei comprando a 124B que vendi para o Paulo, e onde conheci a senhora que me vendeu a 635 que está comigo. Então, uma das que mencionei era justamente essa Flexaret, idêntica à sua, que uma mulher havia deixado lá e não tinha ainda botado preço.

Aconteceu que, na passagem do ano, meu amigo João Lucas esteve aqui em Lavras, fomos lá nessa loja ver uma TLR pra ele, e a Flexaret estava lá, "novinha em folha" e completinha (capa de couro, tampa das lentes, alça, caixa de papelão original, manual), e com preço também: o João pagou 80 reais por ela.

Dei pra ele um filme desse que vc usou, Fuji Across 100, mas ele ainda não se arriscou a experimentá-la. Vou passar pra ele as dicas que vc postou aqui, se tiver mais alguma, vai ser de grande valia.

Abraços.

P.s.: por influência sua, e por meu intermédio, o João Lucas comprou um scanner G4050. Só que ele está apanhando um bocado com ele, então pensei se vc poderia passar um pouco de sua experiência, descrevendo seu 'modus operandi' para conseguir esses belos escaneamentos.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #9 Online: 15 de Março de 2009, 06:11:56


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #10 Online: 15 de Março de 2009, 06:50:44
Heber,

Por 80 reais só? Eu compraria mais uma, hehehe  8-)

Mas fala pro João Lucas que é só levar essa tabelinha no bolso:



O resto é comum mesmo. A abertura é graduada nos valores de EV (Exposure Values) de 3 a 18, o que cobre bem as combinações de abertura e tempo até 1/500 s. Para EV=0 teríamos 1 s para f/1,0. Para EV=1, 1/2 s para f/1,0 ou 1 s para f/1,4 e assim por diante.

Veja só, na câmera:



Quanto ao Scanner, vou, quando tiver um tempo aqui, montar um tutorialzinho.



« Última modificação: 15 de Março de 2009, 13:39:29 por Elmo »


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #11 Online: 15 de Março de 2009, 15:17:36
Oi, Maurício.

Não me sinto nem um pouco culpado.  :D

Acho que você merece uma TLR sim. E seu eu puder te ajudar a achar uma e puxar o gatilho... :ok:


m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 15 de Março de 2009, 16:22:42
Olá Elmo.
Se mereço ou não eu não sei. Sei que criamos necessidades para nós mesmos :assobi:.
Ainda bem que minha esposa só dá risadas para estas necessidades. Até porque, ela adora fotografar também, e está gostando dessas fotos quadradas :D
Esta flexaret vc comprou recentemente?

Mauricio Polli


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #13 Online: 15 de Março de 2009, 18:07:20
Olá Elmo.
Se mereço ou não eu não sei. Sei que criamos necessidades para nós mesmos :assobi:.
Ainda bem que minha esposa só dá risadas para estas necessidades. Até porque, ela adora fotografar também, e está gostando dessas fotos quadradas :D
Esta flexaret vc comprou recentemente?



Maurício, não foi comprada, foi um escambo... e já tem um tempo.

Se ela gosta ótimo! E se ela não gostasse, é só dizer que fica linda na sala.  :D


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 15 de Março de 2009, 23:42:18
Elmo, valeu de novo! Essa tabelinha é mais fácil de usar que uma outra que vc disponibilizou outro dia.

Quanto ao G4050, o tutorialzinho será de grande valia. Quando o João 'enjoar' do scanner, pretendo trazer ele pra dar um passeio aqui em Lavras.

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde