Autor Tópico: Sony A200 - Problema para configurar abertura  (Lida 4667 vezes)

Rinaldo Viana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Online: 26 de Março de 2009, 20:22:10
Pessoal, estou usando uma Sony Alpha 200 e o problema e o seguinte:
No modo manual, tem horas que nao consigo chegar a abertura maxima da lente (F3.5) de jeito algum...depois de algum tempo..nas mesmas condicoes de luz, a maquina aceita essa abertura. Estou achando que a maquina esta com defeito e gostaria de ajuda! Alguem ja teve esse problema? Como resolveu?
Obrigado!!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 26 de Março de 2009, 20:24:30
Rinaldo você tem que ver se sua lente é f/3.5 na distância focal que você está usando. Essa abertura é típica de lentes Zoom com abertura máxima variável, se ela for uma f/3.5-5.6 (que estou quase certo que seja), então você só vai conseguir f/3.5 na menor distância focal e f/5.6 na maior distância focal.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #2 Online: 26 de Março de 2009, 21:51:03
Com certeza ele está usando a lente do kit que não tem abertura constante...


Rinaldo Viana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #3 Online: 27 de Março de 2009, 12:54:11
Ola Leo,
Esta lente e a que voce se refere mesmo, entao esta respondido minha duvida!!
Obrigado!


Rinaldo Viana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #4 Online: 27 de Março de 2009, 12:57:38
Valeu Pictus, e isso mesmo, essa lente e a do kit!
Nunca tinha ouvido nada sobre lente que não tem abertura constante, mas o bom da vida e isso, a gente aprender!!
Obrigado!


BalaSJK

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #5 Online: 16 de Outubro de 2009, 21:53:37
Olá pessoal,

Alguns dias atrás me cadastrei no fórum, e já aprendi bastante em decorrência da grande riqueza de informações postadas.
E aproveitando o tópico, acho que as minhas duvidas seja relacionada sobre o mesmo assunto e peço desculpas antecipadamente caso não seja o local adequado.

Como bom iniciante em fotografia, muitas dúvidas me assombram.
Minha história em fotografia já é bastante antiga, mas nunca me aprofundei no assunto, sempre fui amador, fotos de final de semana.
Tenho as seguintes maquinas: Yashica 35J, Yashica MF-3 SUPER, Sony DSC-S600, Fujifilm finepix S1000fd e uma Sony alpha A200, na obtenção da A200 me deparei com a curiosidade de aprender mais sobre fotografia, onde se tornou um vício.

Percebi que preciso aprender um pouco mais sobre: Velocidade/Diafragma/ISO

A minha A200 possui uma lente SAL-1870 (kit), tenho também uma Sigma 70-210, mas não utilizo.
Bom depois de tanto blá, blá, blá, vem a minha dúvida, a lente tem uma abertura de f/3.5 a f/5.6, para baixo logicamente não consigo passar de f/3.5, mas para cima consigo ultrapassar os f/5.6 chegando até a  f/22 ou mais não me lembro, a pergunta é: É valida essa abertura após os 5.6? Ou a maquina indica valores irreais?

Outra duvida  e vejam se estou correto: A regulagem da abertura do diafragma controla o DOF e serve também para fotografar assuntos em movimento ou estáticos (juntamente é claro com a velocidade), certo? O meu maior interesse é no foco, pois gosto muito de foto Portrait (meu filho, minha esposa, objetos) com fundo desfocado, eu sei que a abertura máxima da lente compromete um pouco essa modalidade, mas alterando a abertura não vejo diferença na profundidade de campo,  se eu coloco em f/3.5 ou em f/22 não consigo ver diferença, apenas movimentos congelados ou não. Lembrando que fiz alguns testes de profundidade de campo dentro de casa, não sei se isso prejudica. Só consigo alterar o foco aumentando para 70mm ou abaixando para 18mm, não consigo através da abertura.

Ou estou errado completamente? Rsrsrsrsrs (acho bem provável)

Espero que tenham entendido as minhas dúvidas, sou muito ruim para explicar, rsrsrsrs

Aguardo comentários

Abraço a todos


hcdesigner

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 857
  • Sexo: Masculino
    • Hélio Campos Fotográfia
Resposta #6 Online: 17 de Outubro de 2009, 18:59:40
BalaSKJ
Esses valores de abertura f3.5 - f5.6 são o valores máximos para a menor e para a maior distância focal. O que significa dizer: em 18mm a maior abertura que vc conseguirá sera f3.5 e em 70mm a maior abertura será f5.6, observe bem, são apenas as maiores... ... é o limite máximo que esta lente pode alcançar em termos de abertura. Nos outros f6, f11, f22, f42 etc você estára reduzindo a abertura do diafragma e assim almentando a profundidade de campo.

Quanto a outra dúvida: se você usar a objetiva Sigma 70-210mm, vai conseguir um desfoque muito melhor para fotografar Portrait.

Espero ter ajudado. Hélio Campos
Canon EOS 6D  + Grip + Sigma 15 mm f/2.8 EX DG Diagonal Fisheye + EF 35mm f/1.4 L + EF 50mm f/1.4 + EF 85mm 1.8  + EF 100 mm F2.8 L Macro + EF 24-70 f/2.8 L USM + EF 70-200 f/2.8 L USM IS II + Extender EF 2X II + Speedlite 580EX II x2 + Tubo extensor para macro. + Canon AE1 + Canon FD 50 mm 1.4
Canon G16
http://www.heliocampos.com.br


BalaSJK

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #7 Online: 17 de Outubro de 2009, 19:27:12
Hcdesigner
Certo compreendi a primeira parte, como ela tem variação de 18mm a 70mm a especificação f/3.5 e f/5.6 são para aberturas máximas correspondentes para cada mm, vixi entendi legal isso, achava que a lente tinha limites para máxima (f/3.5) e para a minima (f/5.6) também.

Agora na utilização da Sigma, fiquei um pouco confuso, mesmo eu colocando ela a 70mm a abertura máxima é f/4 e como eu estou fazendo alguns testes dentro de casa o assunto fica muito próximo e não chega a desfocar o fundo.

Vou tentar tirar algumas fotos para ver se fica melhor do que a lente do kit

Abraço e obrigadão pelas dicas


hcdesigner

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 857
  • Sexo: Masculino
    • Hélio Campos Fotográfia
Resposta #8 Online: 17 de Outubro de 2009, 20:05:49
BalaSKJ
Para um desfoque realmente bom o melhor é arrumar uma objetiva f2.8 ou menos, pois quanto maior a abertura maior o desfoque, o problema é o preço dessas objetivas, muito caras. Outro obstaculo para um bom desfoque é o sensor APSC de sua máquina, os FULLFRAME são muito melhores para esse objetivo.

Eu tento compenssar essas limitações usando uma objetiva 55-200mm com a abertura máxima permitida, fotografando um pouco mais de longe e aproximando via zoom, até que tenho comsseguido algums boms desfoques, dentro dos limites impostos pelo equipamento é claro. Uso o modo de foco em spot deixando o foco somente no que for ser fotografado.

OBS: Não sou nenhum expert, apenas um amador um pouco avançado tendo ajudar e aprender também. Mesmo assim espero poder ajudar no que for possível.

Hélio Campos
Canon EOS 6D  + Grip + Sigma 15 mm f/2.8 EX DG Diagonal Fisheye + EF 35mm f/1.4 L + EF 50mm f/1.4 + EF 85mm 1.8  + EF 100 mm F2.8 L Macro + EF 24-70 f/2.8 L USM + EF 70-200 f/2.8 L USM IS II + Extender EF 2X II + Speedlite 580EX II x2 + Tubo extensor para macro. + Canon AE1 + Canon FD 50 mm 1.4
Canon G16
http://www.heliocampos.com.br