Autor Tópico: Lentes Antigas  (Lida 1660 vezes)

memarques

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 30 de Março de 2009, 11:08:28
Pessoal
Fui há muito tempo atras um "hobista sério" de fotografia ... kkk (1980-1985).
Tenho ainda minha F2AS e um conjunto de lentes Nikkor (lógico sem AF nem nada).
Agora estou pensando em voltar a era de fotografia como hobby. (sem ter que "bobinar filmes, revelar filmes, ampliar e revelar fotos)
Desculpe a pergunta, mas penso em comprar uma D60, será possível usar minhas antigas lentes nessa máquina mesmo perdendo (claro) o autofocus da lente? Essa antigas lentes "encaixarão?"
Como estou "recomeçando" a ler assuntos ligados a "photo" agora, esse foi o primeiro forum q vejo desde há 20 anos atras.

Obrigado
Mauro


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #1 Online: 30 de Março de 2009, 11:28:19
Não dará mto certo...

não irão fotometrar!
não irá ter AF nem visor (focusscreen) adequado para fooc manual!
pode causar problemas na baioneta, algumas série AI não são compatíeis com digitais!

Se pretende comprar uma D60 compre com um kit de lentes atual que não é CARO e lhe dará muito mais resultado (18-55 + 55-200).

[ ]s


memarques

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #2 Online: 30 de Março de 2009, 11:46:25
Tiago

Obrigado pela "pronta" resposta. Vou na sua. Pena q tenho ótimas antigas lentes.

Abraços
Mauro


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #3 Online: 30 de Março de 2009, 12:33:14
Mauro, as ótimas lentes podem ser usadas na F2A com um bom filme PB para relembrar os bons tempos do 35mm...

Abraços
[ ]s


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #4 Online: 30 de Março de 2009, 18:45:53
Mauro,

Gastando um pouco mais que uma D60, você pode comprar uma D200 usada e utilizar normalmente as suas lentes (se elas forem AI). Só não vai funcionar o AF é claro. Além da D200, a D300, D700 e D3 tambem aceitam estas lentes.

Se elas não forem AI, há a possibilidade de conversão.

Para mais detalhes sobre compatibilidade de lentes veja: http://tinyurl.com/cfpo99

Um abraço,

Luiz


memarques

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #5 Online: 31 de Março de 2009, 10:12:16
Luis

Muito obrigado pela resposta. Como disse estou "desenferrujando" meu antigo hobby e ainda estou começando a reler tudo sobre fotografia que encontro pela frente, para estar "de novo" ao par do que rola tecnicamente (hardware). Tenho muita base sobre imagens digitais.

Além do Mercado Livre, tem algum lugar onde se possa achar equipamentos usados sendo ofertados? No ML ví um anuncio sobre uma D200 usada e o cara falava do número de clicks do equipamento. Esse número fica armazenado nas cameras digitais em geral? É possivel "displayá-lo" no screen das cameras?

Lendo seu link e "outros" acho q "para mim" valerá a pena tentar achar um equipo usado em que seja possível a utilização de minhas "velhas" mas muito bem conservadas lentes. Caso contrário, vou investir num novo equipo tipo uma D60.

Agradeço de novo sua resposta
Mauro


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #6 Online: 31 de Março de 2009, 10:47:52
Mauro,

É comum encontrar nos foruns de fotografia seções de classificados, aqui mesmo tem. Além disto tem as lojas de SP, tipo a Angel (www.angelfoto.com.br) que possuem seção de usados.

No caso das cameras da Nikon, você não consegue ver o numero de cliques no display, mas tendo uma foto jpg, utilizando o software Opanda Iexif(freeware) é possível ver esta informação. Existem outros softwares que fazem isto também, inclusive para arquivos NEF.

Se as suas lentes estão bem conservadas e são AI, definitivamente vale a pena usa-las na digital.

Um abraço,

Luiz


fuiinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
Resposta #7 Online: 09 de Junho de 2009, 00:51:35
dependendo da lente ... compensa mesmo ...