Autor Tópico: Dúvida HD externo.  (Lida 5611 vezes)

Alexandre Lourenço

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 968
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 06 de Abril de 2009, 13:00:32
Olá pessoal!

Estou procurando um HD externo de 250Gb para backup de fotos, e gostaria de saber a opinião de vcs em relação à marcas e custo-benefício.

Grande abraço,
Alexandre.
« Última modificação: 06 de Abril de 2009, 13:01:25 por Alexls »


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 06 de Abril de 2009, 14:07:30
Salve Alex !

Minha humilde opinião é a seguinte : HD externo é bom, mas :

* Depende de quanto você fotografa - se for muita coisa e quiser guardar em raw rapidinho 250GB pode ser pouco.

* É transportável, mas é mecânico, porém muita calma nessa hora ! Cuidado ao transportar e guardar !


A vantagem é a acessibilidade e escalabilidade, ou seja, mais fácil do que ficar procurando DVD's e dá pra usar vários caso este encha.  :assobi:

É uma boa opção, eu recomendo... tenho um hd externo de 1TB para backup de coisas ainda utilizáveis. Para backups de coisas que tenho certeza não usarei em situações normais, por exemplo um ensaio ou foto de um casamento após realizar o trabalho, um projeto concluído, ainda uso DVD de boa qualidade e guardo a 7 chaves : sem humidade, sem calor, sem claridade, sem poeira. Mas é um caso extremo claro... pois trabalho com projetos de desenvolvimento e hospedo backup dos meus clientes de web.

 :eek:  Ah ! Importante : meus backups são sempre redundantes : 1 no escritório, outro na casa da sogra ( :assobi:) num espacinho gentilmente 8-) cedido.

Mais uma dica : compre mídias que estejam entre as marcas boas e conhecidas. É menos risco.

Estou à disposição.
« Última modificação: 06 de Abril de 2009, 14:19:41 por Guigo_Mr »


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2009, 14:08:56
com relacao ao preço, o mais barato é comprar o HD de notebook, e separado o case no mercadolivre, mas se voce quer algo melhor existe alguns prontos como os da Western Digital...
caso voce queira algo realmente seguro existem os novos SSD, que sao como pen-drive so que com capacidades de ate 250Gb, mas é claro que o preco é salgado...
« Última modificação: 06 de Abril de 2009, 14:10:50 por PeDrO_gAbRiEl »
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


Alexandre Lourenço

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 968
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 06 de Abril de 2009, 14:26:57
Mestre Guigo! :ok:

Muito obrigado pelas dicas!! Estava avaliando minhas necessidades aqui, e, realmente 250 vai ser pouco... Vou ter que pensar em algo maior. :aua:
Só mais uma perguntinha, vc sugere alguma marca? :ponder:

Abração.




Alexandre Lourenço

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 968
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 06 de Abril de 2009, 14:29:23
Grande Pedro! :ok:

Valeu pela informação!! :D
Vou dar uma olhada nestes SSD também!

Abraços,
Alexandre.


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 06 de Abril de 2009, 14:32:45
Western Digital, Samsung, Seagate... são boas marcas.

A iOmega tem boas soluções também.

Outra alternativa se seu micro possui porta SATA é usar uma gaveta externa para HDs e usar HDs comuns, assim, encheu, trocou !



Alexandre Lourenço

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 968
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 06 de Abril de 2009, 14:34:39
Guigo, se não for incômodo, vou abusar só mais um pouco... :shock:
Dá uma olhada aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-90730772-super-hd-externo-usb-1tb-disco-interno-samsung-de-1000gb-_JM




Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Abril de 2009, 19:24:52
Incômodo !?!?!  :doh:

 :ponder:

Boa opção esta Alex e de bom custo benefício.


redriver

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
Resposta #8 Online: 07 de Abril de 2009, 09:12:17
Guigo, se não for incômodo, vou abusar só mais um pouco... :shock:
Dá uma olhada aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-90730772-super-hd-externo-usb-1tb-disco-interno-samsung-de-1000gb-_JM




Alexandre...

EU particularmente tenho restrições qto HD samsung (depois de ter perdido um - O case externo, que estava em pé, caiu para o lado).

Compre um lacie, ou um WD My book...são mais caros, mas não olhe/pense apenas o custo de aquisição.

Abraços,

Rodrigo Campos
Pelos Meus Olhos Fotografias por Rodrigo Campos
Rodrigo Campos Blog Pelos Meus Olhos


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #9 Online: 07 de Abril de 2009, 11:20:51
Não li os posts anteriores, mas vamos lá...

Se for para transportar, compre somente um case com HD de notebook, aqueles
de 2.5” no esquema USB+eSATA e/ou fireware, se for para ficar quieto ali do lado
do PC pode ser um 3.5” comum ou esquema de gaveta SATAII.
Pode ser um conjunto pronto ou montar vc mesmo(case/gaveta+HD)
http://www.boadica.com.br/preco.asp?ord=P&ClasseProdutoX=8&CodCategoriaX=52&XT=2

Quanto a marca(HD) hoje melhor partir para Seagate pq eles tem garantia válida aqui
no Brasil
http://www.forumpcs.com.br/coluna.php?b=176264
« Última modificação: 07 de Abril de 2009, 11:21:36 por Pictus »


Alexandre Lourenço

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 968
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 07 de Abril de 2009, 13:03:13
Valeu pelas dicas Redriver e Pictus!! :ok:


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #11 Online: 07 de Julho de 2009, 17:13:01
Gosto da WDC, que tem garantia no Brasil. Eu mesmo já usei o serviço uma vez e não fizeram perguntas. Como os dados não foram danificados, não perdi nem o tempo para restaurar BKP.


JulioS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
  • Sexo: Masculino
    • Web Site Pessoal
Resposta #12 Online: 10 de Julho de 2009, 16:04:18
Tecnologia é minha área de formação. Como esta pergunta sobre uso de unidades externas de armazenamento é recorrente e crescente, escrevi um texto explicando um pouco dos aspectos relevantes ao se adquirir um equipamento destes.

Uma unidade de armazenamento externa tem alguns aspectos importantes a serem considerados e a melhor solução depende do grau de relevância de cada um destes aspectos para quem irá utilizar o recurso. Antes de mais nada, é bom lembrar que uma unidade de armazenamento externa é formada pelo HD, que armazena os dados propriamente, e pelo case, que é a caixa física que abriga o HD, fornecendo energia e conexões para transferência das informações.  Os aspectos mais importantes a meu ver são:

- Capacidade: É o espaço físico disponível para armazenamento no HD, ou seja, a quantidade de Mbytes disponíveis. Tipicamente, quanto mais melhor, mas a conta que aconselho a fazer é simples: verifique quanto você gera de arquivos por mês e multiplique isto pelo período de 24 meses. Com isto você terá um número mínimo de capacidade para suportar dois anos de atividade. Por exemplo, se você fotografa 20Gbytes por mês e costuma também guardar as fotos tratadas, totalizando 30Gbytes, ao final de dois anos estima-se que você tenha gerado 720Gbytes de arquivos, portanto este seria o mínimo de capacidade para suportar suas atividades por dois anos. Claro que você pode comprar um HD com capacidade para suportar três anos, neste caso teríamos 1.080Gbytes acumulados. É bom lembrar que se você tem uma câmera de 6Mpixel e troca por uma de 12Mpixel neste período, esta conta deve ser refeita, pois a exigência mensal de armazenamento crescerá bastante.

- Velocidade: Este aspecto é especialmente importante quando o conteúdo da unidade externa será manipulado, não sendo usada somente como backup. Este tema pode ser dividido em duas partes: velocidade do HD e velocidade de acesso do micro à unidade externa de armazenamento. A velocidade do HD é medida em RPM. Quanto maior a velocidade do HD, mais rápido ele consegue localizar e disponibilizar a informação procurada. Os valores típicos para a velocidade do HD são 5400 e 7200 RPM. Prefira os HDs de 7200 RPM. A velocidade de acesso do micro à unidade de armazenamento é definida basicamente pelo tipo de conexão usada. As conexões típicas são USB, Firewire (IEEE 1394) e eSATA e as velocidades são respectivamente maiores na mesma ordem. Contudo, são pouco comuns computadores com entradas padrão eSATA, principalmente notebooks. Em geral, os cases para armazenamento externos mantém uma opção de conexão USB, mesmo dispondo de conexões Firewire ou eSATA. As conexões Firewire são mais comuns, mas observe que há dois padrões de conexão de cabo Firewire. Se teu micro possui conexões eSATA, dê preferência a ela.

- Portabilidade: Aspecto importante caso você deseje transportar a unidade de armazenamento com freqüência. Essencialmente, há dois tipos de unidades, definidos em função do tipo de HD utilizado para o armazenamento. Os que usam HDs de notebooks e os que usam HDs de PCs. As unidades que usam HDs de notebooks são bem menores e facilitam o transporte, contudo, o custo por Mbyte de um HD de notebook é bem mais elevado que o de um HD de PC. Em geral, as unidades externas que usam HDs de notebook podem ser alimentadas pela própria porta de conexão, tipicamente USB, mas dispõe de formas de conectar um suprimento de energia adicional. As unidades que utilizam HDs de PCs são maiores, possuem alimentação própria e muitas dispõe de cooler para a refrigeração do HD. Transportar uma unidade externa que use HDs padrão PC não é difícil, mas não é tão prático quanto uma unidade que use HD de notebook. Caso a necessidade seja transitar com freqüência com a unidade de armazenamento, a melhor opção são unidades que usam HDs de notebook. Se a movimentação da unidade é esporádica, as unidades que usam HDs de PC são mais robustas, tipicamente mais velozes e com menor custo por Mbyte.

Há outras soluções que se diferenciam destes aspectos que citei, contudo a única opção a qual vale a pena mencionar é a solução com conexão de rede padrão ethernet. Esta solução diferencia-se por possuir uma conexão de rede (RJ 45 para o conhecido cabo azul), possibilitando a ligação direta à rede. Desta forma, a unidade de armazenamento externa funciona como uma unidade de rede compartilhada e a troca de informações se dá via rede, sem a necessidade de conexão adicional de cabo a qualquer computador. Este sistema é especialmente interessante para quem tem escritório e não quer ficar levando uma unidade de armazenamento de um lado para outro. O case para este tipo de unidade é, tipicamente, bem mais caro que os demais.

Como referência para hardware em geral, eu costumo usar o TomsHardware (http://www.tomshardware.com) . Este site, guardadas as proporções, é o DPReview da informática.
_____________ @juliosene _________________
Tutorial Básico sobre Lightroom 3: http://www.juliosene.com/tutoriais/basico-lightroom-3.html
Tutorial sobre Importação no Lightroom 3: http://www.juliosene.com/tutoriais/lightroom-3-importacao.html


daneluti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
    • All about me
Resposta #13 Online: 10 de Julho de 2009, 22:40:23
Se vc está planejando deixar a unidade sentada ao lado do computador, recomendo um Drobo (www.drobo.com), pode comecar com 2 hds de 500gb e depois é só expandir (a unidade suporta ate 4 hds de 4tb cada = total 16tb).
Eliezer Daneluti
Nikon D40 - AF-S 18-55 f/3.5-5.6, AF-S 55-200 f/4-5.6
Nikon D3100 - AF-S 18-200 f/3.5-5.6
Nikon D300 - AF-D 24mm f/2.8, AF-D 50mm f/1.4
Nikon D800 - AF-S 50mm f/1.4G, AF-D 105mm f/2.8 micro, AF-S 24-70mm f/2.8, AF-S 70-200mm f/2.8 VRII


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #14 Online: 11 de Julho de 2009, 07:39:12
Gosto da praticidade que um NAS dá. O da WDC é o MyBook World Edition II (com 2 discos e segurança do RAID 1).