Autor Tópico: Primeiras considerações sobre a Rollei  (Lida 3297 vezes)

Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Online: 09 de Abril de 2009, 12:45:24
Bom, nos últimos dias usei e abusei da Rolleiflex.

Vale dizer que o difícil é largar dessa câmera após o início do seu uso.

Em primeiro lugar a experimentei com um Fuji Acros 100 e depois com o novíssimo Kodak T-Max 400 TMY. Mas vamos às considerações...

Tenho hoje aqui 9 TLRs contando com a Rollei e posso dizer, a Rollei é superior a todas elas em tudo. O Carregamento do filme é surpreendente, basta não se esquecer de passar o papel do filme abaixo da da primeira roldanda, encaixar no bobina de carregamento, dar uma volta na manivela e pronto. Fechar a tampa e avançar o filme, que será reconhecido logo pelo contador que iniciará seu trabalho.

O fotômetro, testado junto a um Gossen de mão se mostrou preciso. Ao contrário das minhas Yashicas, os ajustes de tempo e abertura são suaves e ao mesmo tempo seguros.

Mas o que fiquei impressionado mesmo foi com o visor (mesmo que o meu esteja meio surrado) e a precisão do sistema de focagem. Surpreendente. Enfim, o disparo. Que silêncio e perfeição. Nada igual. As outras 8 meninas que me perdoem, mas Rollei é Rollei.

Abaixo fotos com o Kodak TMY:













lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #1 Online: 09 de Abril de 2009, 14:31:43
Lindas fotos como sempre Elmo. Eu nunca tive outra experiência com TLRs a não ser a própria Rollei, e desde o primeiro instante fiquei impressionado com a qualidade de tudo. Desde os mínimos detalhes, é um primor de construção. Eu sempre recomendo a compra de uma pra quem gosta de filme, assim como vc e algumas outras pessoas do fórum deram força, porque é, realmente uma camera maravilhosa. Mais uma vez parabéns pela aquisição!

Abraços


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #2 Online: 09 de Abril de 2009, 19:07:22
Olá, Elmo!

Mais uma vez Parabéns pela aquisição da Rollei, e pelas primeiras fotos.

Meu único contato com TLR foi com uma Rollei, então é bom ouvi de você (que é tão fã das Yashicas) tanto elogios sobre ela. :D


Coisa dificil é ouvir dizer uma Rollei com fotometro que funcione... a sua foi fabricada em que ano??
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #3 Online: 10 de Abril de 2009, 00:30:28
Elias, pelo número de série foi fabricada entre Dezembro de 1958 a Fevereiro de 1960.

Continuo fã das Yashicas, principalmente a 635, mas elas também sabem reconhecer o primor das alemãs...  :worship:


m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 10 de Abril de 2009, 19:00:26
Bom, nos últimos dias usei e abusei da Rolleiflex.

Vale dizer que o difícil é largar dessa câmera após o início do seu uso.

Em primeiro lugar a experimentei com um Fuji Acros 100 e depois com o novíssimo Kodak T-Max 400 TMY. Mas vamos às considerações...

Tenho hoje aqui 9 TLRs contando com a Rollei e posso dizer, a Rollei é superior a todas elas em tudo. O Carregamento do filme é surpreendente, basta não se esquecer de passar o papel do filme abaixo da da primeira roldanda, encaixar no bobina de carregamento, dar uma volta na manivela e pronto. Fechar a tampa e avançar o filme, que será reconhecido logo pelo contador que iniciará seu trabalho.

O fotômetro, testado junto a um Gossen de mão se mostrou preciso. Ao contrário das minhas Yashicas, os ajustes de tempo e abertura são suaves e ao mesmo tempo seguros.

Mas o que fiquei impressionado mesmo foi com o visor (mesmo que o meu esteja meio surrado) e a precisão do sistema de focagem. Surpreendente. Enfim, o disparo. Que silêncio e perfeição. Nada igual. As outras 8 meninas que me perdoem, mas Rollei é Rollei.





Oi Elmo,

Hoje coloquei filme na Yashica e realmente é como você falou acima. O mecanismo de reconhecimento do filme na Rollei é surpreendente, ele reconheçe que o filme inicia e começa a contar.

Quanto a focagem, eu nem tinha reparado direito, mas a Rollei é bem mais nítida pra focar do que a yashica, e ainda que o visor da yashica está limpinho, ao contrário do da Rollei que está bem sujo.

Amanhã testarei a yashica, troquei a bateria e o fotômetro voltou a funcionar, ele mede em iso 400 o que uma SLR ou DSLR mede em iso 100, será normal?

Gostei da primeira foto, muito criativa.

Mais uma vez, parabéns pela câmera, esperamos que esta seja a primeira de muitas que irão chegar.

Abraço.

« Última modificação: 10 de Abril de 2009, 19:01:56 por m.polli »
Mauricio Polli


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #5 Online: 10 de Abril de 2009, 19:26:13

Amanhã testarei a yashica, troquei a bateria e o fotômetro voltou a funcionar, ele mede em iso 400 o que uma SLR ou DSLR mede em iso 100, será normal?

É, Maurício. Espero que não, mas esses são sintomas de fotômetros precisando de aposentadoria.


m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 10 de Abril de 2009, 19:40:39
É, Maurício. Espero que não, mas esses são sintomas de fotômetros precisando de aposentadoria.

Eu também estava imaginado isso, mas mesmo assim vou arriscar 6 fotos no fotômetro dela e as outras seis naquela tabelinha que você postou um tempo atrás, pra ir se acostumando.
Mauricio Polli


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #7 Online: 10 de Abril de 2009, 22:18:21
Olá, Mauricio!

Testa o fotometro da Yashica com de outra câmera que você confie no fotometro, pra ver se essa diferença do ISO é fixo. Veja se você compensando os ISOs, se os valores batem em diferentes condições de luz.

Se você jogando ISO 400 num filme de ISO 100, e compensar o erro.. dá pra conviver com o problema e ir usando tranquilo.


Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 10 de Abril de 2009, 22:51:55
Sabe que é mesmo Elias, não tinha pensado nisso. Amanhã vou testar ela, vou medindo com a FM2 ou a 40d e vou vendo a medição da Yashica, nas diferentes condições de luz.  :ok:

O engraçado é que com a Rollei, com filme iso 400, bati 6 fotos medindo em uma câmera em iso 100 (não tinha visto, foi por engano), até que saíram boas, as outras 6 eu medi corretamente em iso 400,  dei uma leve sobrexposição e ainda assim saíram totalmente escuras. Uma é aquela do cachorro postada em outro tópico.

Mas até pegar a "manha" da coisa demora, tem que ir testando.

Abraço.
Mauricio Polli


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #9 Online: 11 de Abril de 2009, 09:00:06
Agora com o Fuji Acros 100, foto de meu pai com a Yashica. É Yashica sendo fotografada pela Rollei:



Achei interessante esse bokeh em forma de pentágono, tal qual a Hassel.
« Última modificação: 11 de Abril de 2009, 09:01:59 por Elmo »


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #10 Online: 11 de Abril de 2009, 17:03:58
Mais com o Fuji Acros 100:











mauricio alexandre

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 12 de Abril de 2009, 10:06:35
De todas as cameras TLRs que tive a rollei foi a unica q deixou saudade.
Imagenem fotografar um  casamento com uma rollei e um metz(SAUDADE)