Autor Tópico: Notebook x Monitor externo  (Lida 4863 vezes)

Credilson

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Abril de 2009, 16:02:03
Alguém trabalha com monitor ligado a um notebook? Tenho a intenção de ligar um de 17 pol no máximo. Qual seria a melhor marca para tratamento de imagens? E a calibração?

Agradeço desde já.
Credilson
Nikon e coisas


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Abril de 2009, 16:14:43
Eu uso um CRT Flaton da LG de 17". Infelismente meu notebook não permite calibrar o segundo monitor (ou eu que não sei como fazer".

Acho que depende muito dos drivers do notebook para ter um bom "casamento" entre os equipamentos.
São Paulo - SP


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #2 Online: 14 de Abril de 2009, 23:27:28
Um bom monitor externo seria uma opção de bom custo x benefício, mas infelizmente é difícil achar algo diferente dos monitores de entrada. Eu acredito que quando os monitores led entrarem com tudo, vai começar uma campanha dizendo que os monitores atuais não são de nada, e aí encontraremos painéis led nas grandes lojas (Ponto Frio, Magazine Luiza, Fnac, Fast, etc). Teremos monitores led de 15" a R$700,00, os de 17" a 1200,00 e assim por diante...
« Última modificação: 14 de Abril de 2009, 23:28:09 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #3 Online: 15 de Abril de 2009, 00:06:42
Eu uso é gosto muito do recurso.

A primeira coisa a fazer é certificar é quais resoluções a placa de video no seu notebook suporta.

Já vi muito notebook com placa de vídeo onboard não dar conta de rodar em monitores de 22". Mas como seu caso é um de 17" acho que não terá nenhum problema.

Mas de qq maneira verifique as resoluções disponíveis, pois trabalhar com resoluções muito diferentes entre os 2 monitores não é muito legal.


Quanto a calibração do segundo monitor, o próprio software do colorímetro está envolvido na questão. A maioria dos softwares versão básica não oferecem este função.

Mas dependendo do modelo e do SO é possível contornar esta questão.

Exemplo para o Spyder2Express, cujo software que acompanha não permite nativamente este recurso, mas é possível fazer manualmente. Na parte final do review comenta a questão de dois monitores.
http://www.northlight-images.co.uk/reviews/spyder2express.html

[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Credilson

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Abril de 2009, 08:20:06
Valeu gente pelos comentários. Vou pesquisar o site sugerido pelo Andre.
Credilson
Nikon e coisas


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #5 Online: 15 de Abril de 2009, 09:18:06
Usar mais de um monitor é essencial pra fotografia e design gráfico.
Eu usei pela primeira vez em 1998 e atualmente uso 3, um central principal e dois auxiliares um de cada lado. O problema na calibragem é que o driver da placa de vídeo sobrepõe a calibragem do sistema calibrador, então a solução provisória que encontrei foi calibrar apenas o central.
Uma boa pedida atualmente é o novo painel IPS da Dell, de 22", que custa cerca de 1000 reais.



Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #6 Online: 15 de Abril de 2009, 11:12:42
O monitor Dell sugerido pelo CJR seria este:
http://www1.la.dell.com/content/products/productdetails.aspx/monitor-dell-2209wa?c=br&cs=brdhs1&l=pt&s=dhs

No site abaixo, no entanto, fala que a Dell não oferece garantia sobre o tipo de painel empregado em seus monitores. Portanto, você pode receber tanto um TN quanto um e-IPS. A descrição dos monitores Dell também não segue uma convenção. Em alguns consta se são TN ou não e em outros não há nenhuma referência à tecnologia empregada.

http://www.pchardwarehelp.com/guides/lcd-panel-types.php

De qualquer forma, o preço desse de 22" está bom e valeria a pena ligar antes e tentar confirmar que você vai receber um e-IPS mesmo.

Review do monitor:
http://www.finnie.org/2009/04/07/review-dell-2209wa-22-e-ips-lcd/

Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #7 Online: 15 de Abril de 2009, 11:58:52
A Dell afirma nas especificações técnicas o tipo do painel nesse primeiro link:
Tipo de painel:
e-IPS — In Plane Switching
Já é algo pra usar na defesa, caso eles mandem gato por lebre.

Eles deveriam ter colocado um esterisco logo nessa tabela, não entendo ao certo porque eles se defendem dessa forma, não garantindo o tipo de painel. O monitor de 24 (2407 e 2408), tenho 4 deles, todos vieram com PVA.

Mas existe um de 24" mais recente, bem mais barato, com um terrível painel TN, mas o preço já anuncia isso.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #8 Online: 15 de Abril de 2009, 12:47:15
Aqui no meu trabalho eu tenho um Lenovo 171 que veio num desktop Lenovo. Nas minhas pesquisas pelo Google, fala que é TN, mas é o melhor lcd a que eu tenho acesso (em casa tenho dois notebooks TN). Recentemente, vieram máquinas novas com monitores AOC, então eu peguei o gabinete mais novo e preferi ficar com o monitor antigo. A maioria do pessoal pegou os AOC e não notaram diferença :P
« Última modificação: 15 de Abril de 2009, 12:50:45 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #9 Online: 15 de Abril de 2009, 14:45:19
Usar mais de um monitor é essencial pra fotografia e design gráfico.
Eu usei pela primeira vez em 1998 e atualmente uso 3, um central principal e dois auxiliares um de cada lado. O problema na calibragem é que o driver da placa de vídeo sobrepõe a calibragem do sistema calibrador, então a solução provisória que encontrei foi calibrar apenas o central.
Uma boa pedida atualmente é o novo painel IPS da Dell, de 22", que custa cerca de 1000 reais.

Se a placa de vídeo tiver RAMDAC independente para cada saída é só detonar/desligar os extras do driver
como o Nvidia Nview e o ATI Catalyst Control Center, ter certeza de que existe somente 1 LUT loader sendo
carregado na inicialização do sistema, pode usar o http://technet.microsoft.com/en-us/sysinternals/bb963902.aspx
para ver o que está sendo carregado na inicialização...

BTW, o LUT loader do ColorEyes Display Pro é muito bom.
Aqui cada monitor(2) tem a sua calibração própria.


   


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #10 Online: 15 de Abril de 2009, 14:56:55
Valeu a dica pictus, vou tentar aqui.
Com 2 eu conseguia, mas o terceiro bagunça tudo.