Autor Tópico: Usando filme 120 em câmeras de formato 620 - RESULTADOS  (Lida 13405 vezes)

Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Online: 18 de Abril de 2009, 15:31:05
O descontinuado formato 620 foi largamente utilizado em câmeras antigas, principalmente as Kodaks. Trata-se do mesmo filme, porém o carretel é diferente, com o eixo e as paredes mais finas, como pode ser visto nas fotos abaixo:



Tenho algumas câmeras aqui nesse formato, mas nunca me animei em arrumar um jeito de fotografar com elas. Mas quando apareceu a Kinax, novinha e nem tinha cheiro de mofo, surgiu a motivação.

Primeiro passo foi cortar o excesso do carretel, para que o mesmo entrasse no compartimento da Kinax, tendo o cuidado de não ir muito rente ao papel que protege o filme da luz. O plástico é macio e pode ser cortado com facilidade:



Mas a espessura da parede do carretel ainda era um empecilho para que o mesmo se acomodasse com tranquilidade. Em uma Agfa que tenho aqui isso não ocorreu, mas no caso da Kinax, havia a necessidade de diminuir essa diferença pois, senão, ficaria muito duro o avanço do filme.

A solução então foi lixar o excesso, que aliás foi bem fácil, usando apenas uma lixa grossa:



Certamente tive que fazer isso em ambos os lados:



Dessa forma o rolo se encaixou com facilidade, permitindo o desenrolar suave da criança:



Acredito que a parte inicial do papel no formato 620 seja diferente do 120, pois o encaixe deste último no carretel necessitou de mais de uma volta para que se produza o atrito necessário à tração do filme. Mas nada que uma mão apertando ali e a outra tracionando não desse jeito:





A contagem da exposição fica de forma normal, como o impresso no papel do filme para o formato 6x9, que é o da Kinax e pode ser verificado na janelinha da tampa traseira:



Feito isso, tudo pronto pra brincadeira começar:



Mas se isso vai render foto... o tempo dirá.







« Última modificação: 24 de Abril de 2009, 00:13:10 por Elmo »


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2009, 15:43:53
Parabéns pela adaptação! :clap:

Aguardamos as fotos!

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2009, 00:15:02
Enfim, reveladas:







m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2009, 18:51:31
Um filme 120 em 6x9 rende quantas poses? Seriam 9?
Mauricio Polli


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #4 Online: 24 de Abril de 2009, 19:16:59
Maurício, no filme 120 temos o seguinte:

Formato    Fotos
6 × 4.5     15 ou 16
6 × 6        12
6 × 7        10
6 × 8        9
6 × 9        8
6 × 12     6
6 × 17     4
6 × 24       3
« Última modificação: 24 de Abril de 2009, 19:17:47 por Elmo »


m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 24 de Abril de 2009, 19:52:25
Maurício, no filme 120 temos o seguinte:

Formato    Fotos
6 × 4.5     15 ou 16
6 × 6        12
6 × 7        10
6 × 8        9
6 × 9        8
6 × 12     6
6 × 17     4
6 × 24       3

Valeu Elmo!  :ok: :ok: :ok:
Mauricio Polli


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Abril de 2009, 20:39:21
Um filme 120 em 6x9 rende quantas poses? Seriam 9?

Hummmm... :ponder:

O que você anda planejando? Alguma Voigtlander Bessa em vista?

Diz aí!
-22.352971,-48.775582


AC

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 113
Resposta #7 Online: 25 de Abril de 2009, 13:06:13
Elmo, vc conseguiu ótimas fotos com os recursos desta máquina, fruto do seu olhar, veja estas palavras do Otto Stupakof que faleceu esta semana:

…Acabei descobrindo o que eu já sabia: que fotografia não é uma arte que se pode ensinar, é o acumulo de elementos que formam o fotógrafo como ser humano. Quanto melhor ser humano ele for (por natureza ou porque se desenvolveu), melhor fotógrafo. Leia, inspire-se na arquitetura, no cinema, na pintura. E, sobretudo, desenhe, porque eu não acredito que é possível ser fotógrafo sem desenhar. Você não fotografa com câmera. Câmera é um objeto que você utiliza para registrar aquilo que você quer dizer. E tanto faz: a descartável é tão boa quanto aquela que você acha que, quando tiver, sua fotografia vai melhorar. Não vai melhorar nada! A gente fotografa com a nossa mente, com o nosso coração, não com o aparelho. Uma câmera é incapaz de ver.”


m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 25 de Abril de 2009, 18:02:26
Hummmm... :ponder:

O que você anda planejando? Alguma Voigtlander Bessa em vista?

Diz aí!

Braga,

Perguntei por curiosidade mesmo, mas te digo que vou ver uma Linhof 6X9. Mas só ver mesmo. O problema é o preço, agora não dá.

O que vocês acham que vale uma dessas. Vale a pena? Não querendo usurpar do espaço/tópico da francesinha do Elmo, é claro!
Mauricio Polli


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #9 Online: 25 de Abril de 2009, 22:39:10
Qual Maurício? a Super IV?


m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 26 de Abril de 2009, 10:33:43
Qual Maurício? a Super IV?

Não vi ela ainda Elmo, nem perguntei o modelo, ele só me disse que é um Linhof 6X9, essa semana acho que consigo ver qual é, daí eu digo.
Mauricio Polli


pontabranca

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 27 de Abril de 2009, 17:32:54
Olá a todos! Fiquei muito feliz com este tópico porque ganhei uma linda Brownie  de 1952, perfeitinha... mas havia este problema com o tamanho do rolo de filme. E neste caso, a Browniezinha tem a borboleta que gira o filme muito pequeno para os rolos atuais..
Esta foto é de um filme velado, com o carretel original ao lado de um carretel doa atuais 120.
Alguém tem uma idéia do que devo fazer pra conseguir rodar o filme?
Obrigada...  :ok:
Martha

A câmera: http://www.flickr.com/photos/marthadias/3236380209/in/set-72157607568345559/

Banzai


pontabranca

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 27 de Abril de 2009, 17:54:51
Em tempo:

Elmo, muito legais as fotos! E tbm gosto muito do que escreve aqui!  :ok:
Banzai


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #13 Online: 27 de Abril de 2009, 20:48:35
Em tempo:

Elmo, muito legais as fotos! E tbm gosto muito do que escreve aqui!  :ok:

Obrigada, Martha.

Não dá pra fazer o mesmo que eu fiz? Ou necessita de um enxerto no orifício do filme?


pontabranca

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 27 de Abril de 2009, 21:12:31
Elmo, além de aparar o carretel como vc fez, preciso dar um jeito da pecinha que faz girar o filme não trabalhar em falso, por causa do tamanho do orifício. Pensei num enxerto feito com durepox, achei muito rudimentar, então gostaria de algo mais prático e definitivo, mas não tenho nenhuma idéia...
:)
Banzai