Autor Tópico: Rolleiflex-novas fotos  (Lida 6476 vezes)

m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 22 de Abril de 2009, 22:41:57
Sábado fomos fazer um ensaio fotográfico de um casal para um poster de casamento e eu não resisti, coloquei um filme na Rollei e fiz umas "chapas" para ver o que saia.

Esta é aquela foto que já postei em outro tópico, acho que agora com o Vuescan ficou melhor:




Esta fiz da maneira que o Elmo me falou, sem fotômetro, ainda assim usei a tabela, e ficou bem sobrexposta, meu sobrinho é louquinho por essas TLRs, dá para ver a cara dele:




Essas são do ensaio, casal simpático dá gosto de fotografar!












Na segunda do casal, tem uma árvore ficou "nascendo" entre os dois, mas na hora você pensa em velocidade/abertura/enquadramento e esquece de outras :aua: :aua:

Estou me batendo com o foco, não sei se é por causa do despolido que está bem sujo, ou é o indivíduo atrás da câmera mesmo.

Abraço.
Mauricio Polli


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2009, 23:28:42
Putz,

Sensacionais as dos casal. Cara, você se superou nessas. E viva o Vuescan!


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #2 Online: 23 de Abril de 2009, 09:36:35
Parabéns pelas fotos, ficaram muito legais!


daneluti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
    • All about me
Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2009, 10:56:47
Tb gostei muito das fotos, e sabendo como da trabalho usar estas cameras, so posso dizer parabens!
Eliezer Daneluti
Nikon D40 - AF-S 18-55 f/3.5-5.6, AF-S 55-200 f/4-5.6
Nikon D3100 - AF-S 18-200 f/3.5-5.6
Nikon D300 - AF-D 24mm f/2.8, AF-D 50mm f/1.4
Nikon D800 - AF-S 50mm f/1.4G, AF-D 105mm f/2.8 micro, AF-S 24-70mm f/2.8, AF-S 70-200mm f/2.8 VRII


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2009, 11:07:32
Olá, Mauricio!

As fotos ficaram ótimas! Parabéns!!

Conta pra gente qual foi a reação do cliente, vendo você fotografar com uma TLR.
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #5 Online: 23 de Abril de 2009, 14:47:19
Po, dá trabalho não rs! É facin facin!

Tb gostei muito das fotos, e sabendo como da trabalho usar estas cameras, so posso dizer parabens!


m.polli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2009, 18:58:19
Obrigado pessoal pelos comentários.

Olá, Mauricio!

As fotos ficaram ótimas! Parabéns!!

Conta pra gente qual foi a reação do cliente, vendo você fotografar com uma TLR.

Elias,

Eles ficaram bem curiosos em ver como era, gostaram até. O ensaio foi no sábado, domingo escolheram a foto do pôster. Na terça já queriam ver as fotos da Rollei, estavam super empolgados para isso. Tinha mais 4 fotos ainda, daí gastei o filme e corri revelar. Agora só espero que eles tenham gostado.

Abraços.
Mauricio Polli


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Abril de 2009, 11:12:41
Maurício, gostei muito dos resultados, a primeira do ensaio do casal, principalmente, está magnífica.

A propósito da satisfação do seu sobrinho... quando 'saquei' minha 635 num passeio que fiz neste feriado a reação da galera foi, entre outros adjetivos, empolgante.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


RodrigoNeves

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
    • Minha página no flickr
Resposta #8 Online: 06 de Junho de 2009, 23:48:39
Maurício, as fotos ficaram lindas. Eu acabei de fazer um rolo no Mercado Livre para pegar uma Rolleiflex 3,5/75, E ela está funcionando e em muito bom estado de conservação. Só que eu acho que fiz alguma coisa errada quando carreguei o rolo de filme nela. Segui um vídeo que achei no Youtube ensinando a carregar o rolo de filme, mas estranhamente a alavanca de transporte nunca travava. Fui rodando-a até enjoar, até que resolvi abrir a câmera. O rolo já havia sido todo transportado para o carretel e já constava como exposto. Como o filme não havia sido exposto "de verdade" e ele já estava expirado desde 2007, resolvi "expô-lo novamente", apenas para testar, e aí sim a câmera parecia estar expondo normalmente, travando a alavanca a cada exposição. Nunca usei filme 120, muito menos a Rolleiflex. Você tem alguma ideia do que possa ter acontecido.


eliverto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
    • FLICKR
Resposta #9 Online: 07 de Junho de 2009, 09:20:23
É preciso passar o filme por baixo do rolete cromado, na parte inferior. O vídeo no youtube já causou problemas para muita gente...  >:(

Aqui um passo a passo:

http://www.markushartel.com/tutorials/camera-related/how-to-load-a-rolleiflex-part.html
« Última modificação: 07 de Junho de 2009, 09:22:37 por eliverto »
Eliverto Scherer<br /><br />


RodrigoNeves

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
    • Minha página no flickr
Resposta #10 Online: 07 de Junho de 2009, 10:05:46
Putz, valeu, Eliverto. Eu estava crente que tudo ia bem. Estraguei um rolo de Ektacolor 160, e, embora estivesse vencido desde 2007, queria muito testá-lo. Por falar nisso, alguém já importou aqueles lotes de negativos do e-bay? Vi uns pacotes de filmes 120 por preços ótimos e com frete grátis para o mundo inteiro, mas fiquei na dúvida se as taxas de importação, quando o produto chega aqui, anulariam as vantagens.

Abraços e boas fotos.


eliverto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
    • FLICKR
Resposta #11 Online: 07 de Junho de 2009, 10:56:39
Rodrigo, já comprei e não veio taxado. Sorte, talvez... mas daqui a pouco será a única maneira de conseguir filme. As lojas daqui estão saindo do negócio de venda de filme.
Eliverto Scherer<br /><br />


RodrigoNeves

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
    • Minha página no flickr
Resposta #12 Online: 07 de Junho de 2009, 14:18:17
É, então vale à pena arriscar para ver se consigo alguma coisa. O filme em questão é o Lucky P&B, já vi uma pá de gente usando ele, e dizem que é bom. Para mim, não precisa ser top-top, só um bom filme para começar a experimentar.


eliverto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
    • FLICKR
Resposta #13 Online: 07 de Junho de 2009, 15:17:33
É esse mesmo - tem um tópico aqui no MF, inclusive coloquei uns exemplos de resultado. O filme não é de todo ruim, mas parece que tem algumas sujeiras e falhas na emulsão, questão de controle (ou falta) de qualidade.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=32260.0

« Última modificação: 07 de Junho de 2009, 15:22:02 por eliverto »
Eliverto Scherer<br /><br />


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 08 de Junho de 2009, 07:47:08
É preciso passar o filme por baixo do rolete cromado, na parte inferior. O vídeo no youtube já causou problemas para muita gente...  >:(

Nem todas, heim! Tenho uma Planar 2.8D, essa sim precisa passar embaixo do rolete. Tenho outra Tessar que não precisa.

Legal ver isso aqui:

RolleiClub (já no link das TLR's): http://www.rolleiclub.com/cameras/tlr/info/index.shtml

Manuais: http://www.butkus.org/chinon/rolleiflex.htm
-22.352971,-48.775582