Enquete

Qual é a sua avaliação para a foto?

Excelente
0 (0%)
Boa
5 (19.2%)
Razoável
14 (53.8%)
Ruim
7 (26.9%)
Péssima
0 (0%)

Votos Totais: 26

enquete encerrada: 07 de Maio de 2009, 22:45:38

Autor Tópico: Janelas do velho casarão  (Lida 1757 vezes)

wagroch

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
  • Sexo: Masculino
    • Asas de Barbacena
Online: 22 de Abril de 2009, 22:45:38
Janelas do velho casarão

Sony DSC H9
f/3.2
1/8 s
ISO 400
WB automático
0 EV

Obs: tratamento simples no Photoshop.


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2009, 23:56:46
Olá!

Gostei do enquadramento e das cores. Achei que o tempo de exposição muito longo e a abertura um pouco grande prejudicaram a nitidez...

Abraço, Blasius.
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #2 Online: 23 de Abril de 2009, 09:24:28
Olá, wagroch

Concordo com o Blasius pois gostei das cores também. E, também corroboro a opinião de que a velocidade e a abertura utilizadas comprometeram a qualidade.
Só na questão do enquadramento que penso diferente, pois valorizaria muito mais o título e principalmente a foto se tivesse fechado nas duas janelas, compondo de um ângulo não tão diagonal como este (caso isso fosse possível é claro).

Voto razoável.

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2009, 16:36:03
Concordo com o Chello em relação ao enquadramento. Faltou um pouco de cuidado nesse aspecto. Se o objetivo era retratar as janelas (como diz o título), melhor seria se fechasse nelas. A foto ficaria mais limpa (mais simples) e os detalhes da janela ficariam melhor retratados. Porém...sua limitação em relação à fotometria seria ainda maior.
Observando a foto, percebo (posso estar errado) que foi feita num final de tarde já anoitecendo. O que me ajuda a concluir isso é o fato de um cômodo já estar com a luz acesa mesmo com a janela aberta e pelos próprios valores de abertura e velocidade que usou. Sendo assim, acho que a fotometria foi de acordo. Não sei qual distância focal usou mas acredito que 3.2 foi a maior abertura que conseguiu para esse range. Nesse caso só restaria mesmo usar velocidades baixas o que de fato compromete um pouco a nitidez. Poderia ter usado um ISO maior para ganhar velocidade mas acho que não faria tanta diferença além de aumentar muito o ruído.
Concluo que não foi um bom horário para fazer essa foto. Isso, se você quis mostrar detalhes com a sua foto. Não é um bom horário para buscar detalhes justamente por causa das limitações das variáveis (velocidade e abertura) que comprometem a nitidez.
Achei uma foto comum. Voto razoável.
« Última modificação: 23 de Abril de 2009, 16:38:02 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


wagroch

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
  • Sexo: Masculino
    • Asas de Barbacena
Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2009, 19:20:21
Informações adicionais da foto.
Comprimento focal: 15,9mm
Horário: 18:41h
Objetivo pretendido: captar as janelas iguais com a diferença de luminosidade no interior de cada uma na luz fraca (suave) do entardecer.


Anderson Mello

  • Trade Count: (12)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 246
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 24 de Abril de 2009, 00:30:33
Penso que vale a pena voltar ao local, alterar o enquadramento, clicar e postar de novo para nós todos podermos ver como ficou. Voto boa, no entanto.


Pablo Ribas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #6 Online: 24 de Abril de 2009, 15:23:04
não sei se estou falando bobagem...mas toda vez que abro essa foto, fico mais atento aos objetos que estão sobre a escrivaninha do que aos detalhes externos...
Eu tentaria, pelo photoshop, desfocar essa área da foto.


Fernanda Maia

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.959
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 04 de Maio de 2009, 09:17:03
up
Fernanda Maia
Sony H2
Nikon D90, Sigma 50mm macro



wagroch

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
  • Sexo: Masculino
    • Asas de Barbacena
Resposta #8 Online: 04 de Maio de 2009, 10:34:50
Fernanda Maia,
Desculpe o meu desconhecimento, mas o que significa o "Up" na sua resposta acima que eu já percebi como comentário em outros tópicos também.
Abcs


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #9 Online: 04 de Maio de 2009, 15:03:59
wagroch e demais membros,

o UP que a Srta anda fazendo nas postagens do Corredor é para que aconteça um maior rodízio no topo da lista para que todas as fotos possam ser apreciadas pelos foristas.

Peço a gentileza de quando houver dúvidas sobre qualquer atitude do moderador, entrar em contato direto como mesmo via MP.

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo