Autor Tópico: Latitude Mensurada em JPG  (Lida 34460 vezes)

GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #30 Online: 13 de Setembro de 2005, 13:31:26
É outro sensor sim, Leo, a menos que o Dpreview esteja publicando algo importante assim com erro. No review eles falam que ela possui outro sensor, e realmente, o comportamento dela é bem diferente. A D70 e a D70s usam sim o mesmo sensor.
Nikon/Panasonic Gear


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #31 Online: 13 de Setembro de 2005, 15:40:31
TESTE DA LATITUDE DA s7000 EM DIREÇÃO ÀS ALTAS-LUZES, EM RAW

1A IMAGEM -convertida do RAW sem nenhum ajuste - 1/100s em f5.6, ISO 200
medi em fotometria average o papel branco centralizando o fotômetro (isto é, fiz do papel branco cinza 18%) Observem o histograma centralizado e o desenho do histograma, isto é, uma escarpa íngreme, um pico , uma descida mais íngreme ainda e um rabicho para as altas luzes bem curtinho


2A IMAGEM
a mesma foto acima, mas com correção de levels automática, para estender o histograma. O desenho do histograma é o mesmo ficando mais espalhado, somente.


3a IMAGEM
imagem limite de captura. Esta foi a última imagem em sentido de maior exposição que consegui recuperar. 1/10s em f5.6, ISO 200.
Para recuperar em RAW, o slider Exposure do Adobe Câmera RAW foi puxado para -1,50 (em -1,0 já não mostrava estourado, mas as cores estavam esquisitas). Foi compensada a cor mudando o WB um pouco. Observem o formato do histograma, concentrado nas altas luzes mas com desenho muito parecido com o histograma da imagem referência.


4a IMAGEM:
a mesma anterior com histograma estendido com Levels.


Conclusão:
A latitude para mais da s7000 em relação ao cinza referência é de 3.3EV.
1/100 - 1/50 - 1/25 - 1/13 - 1/10
Falta medir para baixo, mas mesmo assim é um belíssimo resultdo.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #32 Online: 13 de Setembro de 2005, 16:07:50
Citar
Leo. você pode me descrever mais ou menos o método que usou, para que eu possa reproduzí-lo o mais parecido possível?

Por exemplo, o objeto-referência para o teste. O resto é mais ou mesmo óbvio, mas queria saber o objeto-referência, como ele dispunha das informações cromáticas (se dispunha) para analisar os canais.

Debater com você faz parte, Leo -risos. Na verdade, a gana de procurar a razão é um poderoso impulso para desenvover conhecimento.

Abraços,
Ivan
Vc sabe que adoro debater contigo por causa do alto nível dos debates não é?
Sinto falta de quando vc some, os nossos debates me incentivam a pesquisar heheheh! :)

Estou te mandando o método que usamos no PVT ok?

Citar
É outro sensor sim, Leo, a menos que o Dpreview esteja publicando algo importante assim com erro. No review eles falam que ela possui outro sensor, e realmente, o comportamento dela é bem diferente. A D70 e a D70s usam sim o mesmo sensor.
Guss onde vc localizou que se trata de outro sensor?
Porque eu realmente não achei nada sobre isso no site da NIkon e no site da Sony, mandei até um e-mail para o suporte da Nikon pedindo os partnumber dos sensores da D70 e da D50 para ver se pertencem à mesma família, mas eles ainda não responderam. :/
 
« Última modificação: 13 de Setembro de 2005, 16:10:06 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #33 Online: 13 de Setembro de 2005, 16:21:13
Aqui:

Citar
The D50's sensor and image processing pipeline are clearly different to that of the D70/D70s, it exhibits fewer of the moire/maze artifacts but at the same time isn't quite as crisp as its 'elder siblings'. That said the D50 is more than capable of producing some fantastic results, and is tuned to deliver bright and colorful images from the first exposure. If this isn't to your taste you can of course configure the image processing to produce D70-like images.

 
Nikon/Panasonic Gear


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #34 Online: 13 de Setembro de 2005, 16:36:33
Isso pode ser só diferença de microlentes ou filtro low pass.
Onde vc pegou essa informação?
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #35 Online: 13 de Setembro de 2005, 16:40:21
Eu não sei como funciona um sensor, se é apenas hardware ou se a forma como ele é gerenciado muda, o fato é que li em três reviews diferentes que o sensor é diferente, deve haver alguma informação em relação a isso. Por lógica eles são, já que a D70 e a D70s tem o mesmo ruído e latitude, já a D50 tem um comportamento diferente. Não posso confirmar a informação mas pela lógica sim. Essa eu peguei na conclusão do Dpreview, Leo, mas tem mais repetições disso dentro do review, tem que ler todo ele p encontrar.
Nikon/Panasonic Gear


telio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #36 Online: 13 de Setembro de 2005, 16:55:49
Grande Léo Terra, dá uma olha aqui: http://www.dpreview.com/reviews/nikond50/page17.asp

Citar
Very interesting results, without referring to the graphed results below you can already see that the D50 delivers a cleaner image than its 'bigger brother' the D70. Nikon has previously hinted that the sensor in the D50 is different than that of the D70 but are tight lipped about the exact differences. One thing you can see here (and is more obvious in the graphs) is that the D70's noise is more monochromatic (affects all color channels equally) where as the D50's noise has a more color mottle effect (see ISO 1600 gray crop).

Outro:

Citar
The difference between the Pentax *ist DS and Nikon D50 is pretty clear here especially at ISO 400 and 800 where the D50 continues to deliver clean tones the *ist DS is already looking speckled and somewhat noisy. Additionally there's no loss of detail in the D50 images which hints to either a very good noise reduction system or minimal noise reduction.

Ou seja,  não parece ser o software que teve avanço pois o nivel de detalhes em ISO 1600 está maior..
Telio Oliveira - Palmas/TO

Nikon D50, Tamron 28-75 F/2.8, Nikkor 18-55mm ED G (do kit), Nikkor 70-300mm G, SD 1GB, SD 256MB, Tripé Mirage TT3399 + Kodak dx7590


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #37 Online: 13 de Setembro de 2005, 18:16:38
Opa, achei aqui um outro sensor de 6.1MP da Sony no site Japonês. :) Pode ser que seja esse, ele tem 0,1 microns a mais de área dos pixels, agora porque a Nikon não anunciou isso e não usou esse sensor na D70S?
Estaria esse sensor sendo usado tbm na Maxxum 5D?

Ivan eu aproveitei pra fazer um teste em RAW com verde como referência, é incrível o resultado de recuperação de RAW da S3, de uma olhada no gráfico de saturação:



Esse gráfico eu fiz mensurando para atingir o tom via S7RAW (Obrigado por ter me passado esse programa) e com cada um dos tipos de pixels, no final fiz o mesmo procedimento com ambos juntos para ver se a soma dava igual e a precisão foi bem grande, tive diferenças múnimas entre a soma e os totais, por via das dúvidas o que o gráfico apresenta como S+R é a soma (e não o valor experimental).

Tbm deu para notar que o intervalo de máxima resolução vai de -3.5V a +3.5EV o que dá até 7EV operando com os 12MP em conjunto, que é praticamente o que medimos no JPG da XT. :)

No final ficou um pouco diferente daquele que eu tinha estimado, mas o resultado foi incrível, com aproximadamente 15 pontos de latitude para trabalhar no RAW, eu realmente não esperava que ela tivesse tanta margem assim, apesar de já serem níveis de saturação baixos nos extremos (semelhantes a uma compacta nos extremos, principalmente nas luzes altas) ela ainda tem alguma informação aproveitável e é capaz inclusive de definir cores. santo processador de 14 bits e santo Super CCD SR II :)

Depois me diga o que achou. :)
« Última modificação: 13 de Setembro de 2005, 18:19:07 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #38 Online: 13 de Setembro de 2005, 18:31:28
Muito legal, Leo.

E o s7RAW ainda tem uma vantagem, ele leva menos ruído que o ACR. Faça uma experiência de duas conversões, uma com cada programa, e depois amplie o mesmo trecho de pixesl digamos, 100% e vai ver no s7RAW detalhes que não estão no outro. Pelo menos na s5000 e na s7000 é assim. Os arquivos ficam maiores em MB no ACR, mas se você for observar é porque ruído compacta menos, pois ruído é diferença.

Por incrível que pareça, quando comecei a lidar com RAW não havia ACR para a s5000, e o s7RAW era o único disponível (na versão de então) ao lado do Fer's RAW Converter, esse só para SuperCCD HR, e infernal de usar porque não tem preview e é tudo numérico. A´pi comecei a converter com ele, e quando olhava para o JPEG direto ficava chocado -risos. Ele é escrito para as Fujis.

Como é que você chegou aos valores do gráfico? Fiquei curioso e se puder me explicar para mim seria um adianto para tentar a mesma coisa.

A saturação nos extremos é menos importante se você tem detalhamento suficiente para não ficar aquele chapado. É como no filme, quando chegamos perto das luzes mais altas começamos a perder detalhamento, mas resta um pouco de saturação que dá presença àquilo. 15 pontos é realmente interessantíssimo.

 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #39 Online: 13 de Setembro de 2005, 19:08:18
Olha, eu defini um tom de verde que eu usaria, ajustava o histograma para um nível que eu havia definido e media o volume de dessaturação que eu tinha que aplicar para tornar a imagem P&B.
Usei uma lâmina verde para isso, isso não me dá um valor em unidades realmente úteis, mas me dá as proporções.
Quando eu não conseguia mais ajustar as cores eu simplesmente considerava verde = 0.
É uma aproximação, mas uma aproximação bem melhor do que o gráfico anterior que eu tinha, porque agora eu pelo menos tenho nas devidas proporções.. :)
« Última modificação: 13 de Setembro de 2005, 19:09:19 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #40 Online: 14 de Setembro de 2005, 11:09:21
Leo, manda o método aí tambem.. tou querendo fazer o teste aqui.

Abraços!


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #41 Online: 14 de Setembro de 2005, 15:07:53
Te mandei PM Leo.


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #42 Online: 14 de Setembro de 2005, 22:50:48
Canon Pro 1

-5,0 - -4,0 - -3,0 - -2,0 - -1,0 - 0 - +1 - +2


Latitude: 7,0 EV.


Bem, de acordo com o teste que fiz. Vou refazer e confirmar os resultados depois!


PS: estou na dúvida se considero ou não o +3 EV, pois o +2 deu 240 e pouco e o +3 deu 255.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2005, 22:54:26 por Roberto O. »


Zyk

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 341
Resposta #43 Online: 14 de Setembro de 2005, 23:16:48
Leo, poderia me enviar o método para mim (zyk at hotpop dot com) também? Gostaria de testar com a minha câmera. Grato.  


Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 15 de Setembro de 2005, 00:38:15
Opa, também gostaria de receber. Posso tentar o mesmo na A520. :)