Autor Tópico: Latitude Mensurada em JPG  (Lida 34442 vezes)

GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #90 Online: 25 de Novembro de 2005, 22:57:55
Pelo que sei, a D70s possui o mesmo sensor da D70, a latitude não parece ter mudado, se não me engano o Imaging Resource mediu isso.
Nikon/Panasonic Gear


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #91 Online: 25 de Novembro de 2005, 22:59:36
Citar
Não Bruno, isso não é proporcional.
Interessante. Teoricamente, então, é possivel que a diferença de latitude entre a Xt e a D50, ou entre a D70 e a D50 (é aqui que eu quero chegar...hehe), em RAW, seja bem menor? Também já tive episódios em que me surpreendi com a Xt, pois abri os arquivos RAW com o céu totalmente estourado e, só diminuindo o highlights contrast, recuperei todas as nuvens que não constavam na imagem inicial. Para mim essa informação do RAW delas seria muito importante, uma vez que é muuuito raro eu fotografar em JPG. Depois que me acostumei com as vantagens do RAW, abandonei o JPG totalmente... :bye1:  


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #92 Online: 25 de Novembro de 2005, 23:00:57
Citar
Pelo que sei, a D70s possui o mesmo sensor da D70, a latitude não parece ter mudado, se não me engano o Imaging Resource mediu isso.
Nesse caso, sim, mas me referia mais a relação entre Xt - D70(s) - D50.


telio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #93 Online: 25 de Novembro de 2005, 23:15:27
Acho que já foi amplamente discutido e confirmado pelo Leo, o sensor da d70 e d50 não são iguais.. e segundo os testes do imaging-resource (Com o Imatest, porém o Leo Terra não recomenda usar esse método) a D70 tem menos latitude que a d50..

Léo, eu queria falar contigo depois.. tu tem msn?
Telio Oliveira - Palmas/TO

Nikon D50, Tamron 28-75 F/2.8, Nikkor 18-55mm ED G (do kit), Nikkor 70-300mm G, SD 1GB, SD 256MB, Tripé Mirage TT3399 + Kodak dx7590


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #94 Online: 25 de Novembro de 2005, 23:27:44
Citar
Acho que já foi amplamente discutido e confirmado pelo Leo, o sensor da d70 e d50 não são iguais.. e segundo os testes do imaging-resource (Com o Imatest, porém o Leo Terra não recomenda usar esse método) a D70 tem menos latitude que a d50..

Léo, eu queria falar contigo depois.. tu tem msn?
Isso eu sei, não disse o contrário em nenhum momento. Minha questão era em relação a proporção dessa diferença em RAW.


telio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #95 Online: 25 de Novembro de 2005, 23:41:27
Citar
Citar
Acho que já foi amplamente discutido e confirmado pelo Leo, o sensor da d70 e d50 não são iguais.. e segundo os testes do imaging-resource (Com o Imatest, porém o Leo Terra não recomenda usar esse método) a D70 tem menos latitude que a d50..

Léo, eu queria falar contigo depois.. tu tem msn?
Isso eu sei, não disse o contrário em nenhum momento. Minha questão era em relação a proporção dessa diferença em RAW.
Eu sei Bruno.. eu entendi o que vc quis dizer.. Eu tava falando pro Gustavo RM..

Pode ser mesmo que a diferença em RAW não seja tão grande (ou seja, que a Nikon acertou mais a mão no processamento JPG)...
Telio Oliveira - Palmas/TO

Nikon D50, Tamron 28-75 F/2.8, Nikkor 18-55mm ED G (do kit), Nikkor 70-300mm G, SD 1GB, SD 256MB, Tripé Mirage TT3399 + Kodak dx7590


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #96 Online: 25 de Novembro de 2005, 23:48:15
Citar
Acho que já foi amplamente discutido e confirmado pelo Leo, o sensor da d70 e d50 não são iguais.. e segundo os testes do imaging-resource (Com o Imatest, porém o Leo Terra não recomenda usar esse método) a D70 tem menos latitude que a d50..

Telio, quem afirmou aqui pela primeira vez que o sensor não é igual fui eu, o Leo no início tinha dúvidas em relação a isso. Quanto ao resto não foi exatamente o q eu disse? D70 e D70s tem menos latitude que a D50, justamente por compartilharem um sensor diferente da última.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2005, 23:51:20 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


telio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #97 Online: 25 de Novembro de 2005, 23:54:43
Citar
Citar
Acho que já foi amplamente discutido e confirmado pelo Leo, o sensor da d70 e d50 não são iguais.. e segundo os testes do imaging-resource (Com o Imatest, porém o Leo Terra não recomenda usar esse método) a D70 tem menos latitude que a d50..

Telio, quem afirmou aqui pela primeira vez que o sensor não é igual fui eu, o Leo no início tinha dúvidas em relação a isso. Quanto ao resto não foi exatamente o q eu disse? D70 e D70s tem menos latitude que a D50, justamente por compartilharem um sensor diferente da última.
Sorry, Sorry, Sorry, Sorru Gustavo!!!
("Que burro, dá zero pra ele")

Eu li sua mensagem errado!! Achei que vc tava falando que o sensor da d70s é igual à da d50.. mas na verdade vc comparou o sensor da d70 x d70s .. Me desculpa, falha minha!!

Agora eu fico pensando, se a Nikon tivesse colocado o sensor da D50 na d70s hein? Já pensou? Teria sido muuuuiittto bom... Por que será que ela não colocou? Falta de tempo?

Abraço!
Telio Oliveira - Palmas/TO

Nikon D50, Tamron 28-75 F/2.8, Nikkor 18-55mm ED G (do kit), Nikkor 70-300mm G, SD 1GB, SD 256MB, Tripé Mirage TT3399 + Kodak dx7590


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #98 Online: 25 de Novembro de 2005, 23:56:24
Sinceramente eu n entendi a proposta da D70s, é uma Nikon D70 com menus remodelados (tudo bem que os menus anteriores eram um lixo, mas é questão de costume), sinceramente entre a D70s e a D70 eu ficaria com a última, custa menos (que inclusive tem um firmware que faz dela 90% igual a D70s de graça). Mas acho que agora é que o jogo muda, com a D50 e a D200, e tudo que vier daqui p frente.
Nikon/Panasonic Gear


telio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #99 Online: 26 de Novembro de 2005, 00:00:11
Tb to achando.. parece que a Nikon tá botando quente pra virar o jogo.. que diga a D50 e a D200!
Telio Oliveira - Palmas/TO

Nikon D50, Tamron 28-75 F/2.8, Nikkor 18-55mm ED G (do kit), Nikkor 70-300mm G, SD 1GB, SD 256MB, Tripé Mirage TT3399 + Kodak dx7590


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #100 Online: 26 de Novembro de 2005, 13:20:02
Citar
Pelo que sei, a D70s possui o mesmo sensor da D70, a latitude não parece ter mudado, se não me engano o Imaging Resource mediu isso.
Gustavo não mudou mesmo, é a mesma coisa, as mudanças entre a D70 e a D70s foram basicamente em nível de software, houveram mudanças físicas mínimas.
Citar
Interessante. Teoricamente, então, é possivel que a diferença de latitude entre a Xt e a D50, ou entre a D70 e a D50 (é aqui que eu quero chegar...hehe), em RAW, seja bem menor? Também já tive episódios em que me surpreendi com a Xt, pois abri os arquivos RAW com o céu totalmente estourado e, só diminuindo o highlights contrast, recuperei todas as nuvens que não constavam na imagem inicial. Para mim essa informação do RAW delas seria muito importante, uma vez que é muuuito raro eu fotografar em JPG. Depois que me acostumei com as vantagens do RAW, abandonei o JPG totalmente...
Bruno a probabilidade de ser menor essa diferença é praticamente nula, mesmo porque a resposta da 350D é bem pior que a da D50 quando foge do ponto de máxima saturação, ou seja, a imagem da 350D é nitidamente pior fora do ponto de latitude ideal, pode ver que quando você recupera luz nela as perdas de qualidade na saturação das cores é bem drástica. Nesse ponto CMOS é complicado, ele ainda não chegou em um ponto onde a resposta dele seja tão boa como a do CCD.
Citar
Acho que já foi amplamente discutido e confirmado pelo Leo, o sensor da d70 e d50 não são iguais.. e segundo os testes do imaging-resource (Com o Imatest, porém o Leo Terra não recomenda usar esse método) a D70 tem menos latitude que a d50..
Tem sim, eu não gosto daquele teste porque ele trabalha baseado em estimativa, eu realmente prefiro um teste mais preciso, mas a Latitude da D50 é claramente maior.
ME mande MSG no PVT que eu te adiciono.
Citar
Agora eu fico pensando, se a Nikon tivesse colocado o sensor da D50 na d70s hein? Já pensou? Teria sido muuuuiittto bom... Por que será que ela não colocou? Falta de tempo?
Não colocou porque teria que mudar completamente a estrutura da câmera, ai provavelmente seria interessante relançar uma outra câmera.
A D70s é uma simples maquiagem da D70, como a Pentax vem fazendo constantemente na *ist, é uma câmera que atende a uma gama de clientes e precisava de um nome novo hehehehehe, Coisas de MKT.
Citar
Tb to achando.. parece que a Nikon tá botando quente pra virar o jogo.. que diga a D50 e a D200!
Na verdade isso era só questão de tempo, em termos de câmera e lente Nikon e Minolta sempre foram as tops do formato 135, a Canon emplacou bem no digital porque é mais maleável quanto às inovações, ela não só aceita mais fácil a inovação como é rápida no processo de evolução das inovações, no caso da digital isso fez com que ela saisse correndo na frente e deixasse as Minolta e a Nikon (que são bem mais avessas às inovações) quebrando cabeça, porém era inevitável que a Nikon e a Minolta conseguissem se adaptar às inovações do digital e quando isso ocorresse era totalmente esperado que o jogo voltasse a ser como nos tempos dos filmes, as Top Nikon e Minolta dividindo o mercado, seguidas por Canon e Pentax oferecendo equipamentos mais adequados ao mercado de alta renovação, a grande novidade fica com a volta da Oly que tinha acabado com suas câmeras de lente intercambiável nos tempos dos filmes, e voltou com tudo fazendo SLRs de lente intercambiável para disputar principalmente o mercado de alta renovação.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Marcio Vasconcellos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 552
  • Sexo: Masculino
Resposta #101 Online: 10 de Dezembro de 2005, 19:20:41
Oi Leo,
Assim q cheguei do WS de hoje, mexi na câmera (Sony V1) e vi q a variação dela do EV vai de -2.0 até +2.0. Com base nisso, como sabemos aonde fica o ponto de saturação máxima (0ev)?
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2005, 19:21:19 por Marcio Vasconcellos »
Marcio Vasconcellos - Santa Clara - California
-------------------------------------
Nikon <3


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #102 Online: 11 de Dezembro de 2005, 00:11:34
Marcio, isso não quer dizer nada, é apenas o limite do fotômetro, para medir isso precisamos fazer um teste.
Amanhã me pega no WS que a gente fotografa os testes e adicionamos mais câmesas aqui. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Mineiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 109
    • http://
Resposta #103 Online: 11 de Dezembro de 2005, 00:59:15
Leo, vc pode mandar a metodologia tb?
Vlw!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #104 Online: 15 de Fevereiro de 2006, 10:13:15
Pessoal, adicionadas novas câmeras e os testes foram repassados via software para afinação, tirei as câmeras que eu não tinha os arquivos para passar via software tbm. Os resultados estão arredondados de 1/2 em 1/2 ponto para facilitar a leitura.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.