Em teoria isso é altamente impreciso, primeiro que normalmente você não sabe se a câmera está setada pra cinza 12%, cinza 13% cinza 15% ou cinza 18% (todas essas opções são viáveis sendo que o 13% é tão comum quanto o 18%), se isso acontecer você pode achar até 1/2 de subexposição ao considerar um dado cartão como cinza, mas se o equipamento de impressão estiver corretamente calibrado podemos conseguir uma boa impressão (até bem precisa) ao mandarmos imprimir uma superfície com o seguinte código RGB: 124.124.124 em padrão sRGB em papel fotográfico fosco fosco da Fuji teremos uma aproximação do 18%, porque além do tom do cinza temos ainda o nível de reflexão que é muito relevante e é impossível reproduzir com perfeição o cartão Kodak de forma caseira, o 18% do cinza central refere-se ao nível de reflexão (por isso que não é cinza 50% uma vez que está no centro da escala de cinza ehehhe), para obter um certo nível de relfexão é importante que não só o tom como o tipo de papel usado tbm esteja perfeito..
Para quem tiver itneresse aqui tem a escala Kodak aferida para sRGB.
Para quem tiver interesse em fazer um cartão cinza basta copiar essa imagem e mandar imprimir em papel fotográfico fosco em uma loja com minilab calibrado, sem alterar em nada a configuração:
Esta receita de cartão cinza foi obtida em um teste comparando os níveis de reflexão do cartão da Delta com uma escala impressa em papel fosco da Fuji em minilab frontier usando o fotômetro Minolta IV em modo Spot como instrumento de medição na comparação.
Ivan o cartão cinza pode ser usado para W/B tbm, isso depende da câmera, o tipo de cartão que poderá ser usado estará discriminado no manual da câmera, a Fuji S3 por exemplo só faz balanço de branco em cartão cinza, existem câmeras que fazem em ambos e câmeras que fazem apenas no branco.