Autor Tópico: XSI/450D - fotos sem nitidez... lente, câmera ou a pecinha por trás delas?  (Lida 25901 vezes)

Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Thunder, nunca usei uma nikon, mas pelo o que o pessoal está dizendo aqui no post sobre as imagens dela, uma nikon seria uma câmera melhor do que a canon então. uai, se isso for realmente verdade, vou vender minha 450d e comprar uma nikon, já as imagens são melhores.. rs

Concordo que num mundo tão cheio de correria, ficar perdendo tempo na frente do pc tendo que ficar arrumando nitidez de foto não tem lógica.
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Meu caro Luciano, uso as 3 marcas ( todas elas são as de entrada, nada de equipamentos caros e a canon é a mais nova e mais sofisticada das 3 ) mas a realidade é essa mesmo, a nikon ta na ponta, a sony ta na cola e a canon com essa pendenga de imagem sem nitidez, sem contraste e com cor estranha, isso em JPG, que fique bem claro !!! É o que a maioria dos usuários da xsi reclamam por aqui, pode conferir, sou 1 deles tambem, justificando que em RAW não vejo problemas mas em JPG o bicho pega mesmo.


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
ok thunder.. hehehe vou aprofundar meus conhecimentos em raw e começar a fotografar assim. quero ver a diferença nas imagens. quero fotos bem bonitas e com boa nitidez. no LR eu já abri algumas imagens em raw, mas no cs3 não consegui. vc tem alguma dica?
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
tente instalar o programa da própria camera no pc, acho que abre automaticamente no CS3 depois, caso não consiga, use o software da camera mesmo, ja da pra brincar legal, valeu !!!???
« Última modificação: 02 de Junho de 2009, 13:57:29 por THUNDER »


fletcher

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 622
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Amaral
Meu caro Luciano, uso as 3 marcas ( todas elas são as de entrada, nada de equipamentos caros e a canon é a mais nova e mais sofisticada das 3 ) mas a realidade é essa mesmo, a nikon ta na ponta, a sony ta na cola e a canon com essa pendenga de imagem sem nitidez, sem contraste e com cor estranha, isso em JPG, que fique bem claro !!! É o que a maioria dos usuários da xsi reclamam por aqui, pode conferir, sou 1 deles tambem, justificando que em RAW não vejo problemas mas em JPG o bicho pega mesmo.

No Picture Style pra ter uma imagem semelhante a Nikon, joga no modo landscape, e vai aumentando a saturação e contraste, até chegar no ponto que vc quer, coloca o sharp tbm no máximo...
« Última modificação: 02 de Junho de 2009, 17:08:16 por fletcher »


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
No Picture Style pra ter uma imagem semelhante a Nikon, joga no modo landscape, e vai aumentando a saturação e contraste, até chegar no ponto que vc quer, coloca o sharp tbm no máximo...

OPA, até que enfim alguem para nos fornecer o ajuste exato que precisamos, fletcher vc poderia ser bem específico ? indicar claramente os ajustes no picture style por favor !!!
Porque até aqui não obtivemos 1 resultado satisfatório nem objetivo.
Aumentar quantos pontos exatamente em cada ajuste ?
Aguardamos.   :ok:


fletcher

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 622
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Amaral
OPA, até que enfim alguem para nos fornecer o ajuste exato que precisamos, fletcher vc poderia ser bem específico ? indicar claramente os ajustes no picture style por favor !!!
Porque até aqui não obtivemos 1 resultado satisfatório nem objetivo.
Aumentar quantos pontos exatamente em cada ajuste ?
Aguardamos.   :ok:

Não sei te dizer exatamente quanto pois não tenho uma Nikon, mas pelo o que vejo delas, principalmente as que usam CCD(D40, D80, D60), elas tem uma cor com mais saturação e um pouco mais de contraste, mas isso vem um pouco tbm da caracteristica do CCD. Sharp eu deixaria quase no máximo, la pelo 6, saturação dependendo de como vc gosta da foto, tentar por no máximo, e contraste tenta um antes do máximo.


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
!?@#%¨&*_+§  :no:


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Gente, vamos teorizar um pouco.

Primeiro, o que sai do sensor da camera nada mais é que uma sequencia de RGB. Para transformar isso em cor, existem várias rotinas e parametros que são passados para estas rotinas. Quando vc faz fotografia em JPEG, quem dita estes parametros é o fabricante da camera. Portanto, muito dificilmente uma camera Canon irá entregar uma imagem igual a uma Nikon ou uma Nikon entregar uma imagem igual a uma Sony. O que podemos fazer é mudar os parâmetros da camera para aquilo que mais nos agrada. Tem gente que prefere retratos com foco suave para disfarçar as imperfeições, o Duran já fazia isso nos primórdios da fotografia. Isso não quer dizer que ele tirava fotos ruins, pelo contrário. Então não tentem fazer uma camera tirar uma foto exatamente igual a outra em JPG que não vão conseguir, tudo depende dos parâmetros dos fabricantes.

Outra coisa, esse negócio que não se fotografa em RAW é falso. Participo de vários fóruns de fotografia e o consenso geral é que JPG é para fotojornalismo, por exemplo, onde o conteúdo da foto é mais importante do que ela em si e a rapidez entre o clique e a publicação é muito importante. Fotografia séria de eventos é em RAW. Nunca vi ninguém sair de um casamento, baixar as fotos no micro, gravar um CD e entregar. O normal é existir pós-produção, afinal, esse é o grande diferencial das DSLR da maioria das compactas, poder se fazer edição em formato de dados crú, que é o RAW.

Fotografia em JPEG poderia ser mal comparada a usar modo AUTO (mais conhecido como modo garçon rsrs). Pode ser útil em muitas situações, mas nem de longe é o ideal.

E quando se fotografa em RAW, toda essa história de cores de tal marca por exemplo vai por água abaixo, até porque normalmente se usa outros parâmetros que não os da camera para fazer a conversão do RAW prá JPG. Muitos dos que usam o Lightroom por exemplo, usam o Adobe Standard como parâmetro para conversão. Outros criam seus próprios parâmetros de conversão usando o Adobe DNG Editor ou o Picture Style Editor da Canon.

A propósito, usando o Picture Style Editor da Canon, acho que até poderia se criar um perfil de conversão que deixasse as cores mais parecidas com as da Nikon, carregá-las na camera e pronto. Só que esse é um processo trabalhoso e, sinceramente, não acredito que valha a pena.

Luciano Morais, vc consegue baixar os softwares direto do site da Canon

http://www.usa.canon.com/consumer/controller?act=ModelInfoAct&tabact=DownloadDetailTabAct&fcategoryid=314&modelid=16303

Experimente tirar uma foto em RAW, sem se preocupar com contraste, nitidez, cor, balanço de branco, nada. Abre ela no DPP da Canon e daí começa a mexer nos parâmetros. Quando achar legal, gera o JPG. Se gostar do resultado final, depois te dou a dica de como colocar esses parâmetros na própria cam, assim vc pode clicar em JPG ou RAW e os arquivos já sairão pré-ajustados. Aí vc só mexe se quiser.

[]´s


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Luciano, teu monitor está calibrado??

Isso já aconteceu comigo mas o problema era a calibragem do monitor.

Abraço.
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Gente, vamos teorizar um pouco.

Primeiro, o que sai do sensor da camera nada mais é que uma sequencia de RGB. Para transformar isso em cor, existem várias rotinas e parametros que são passados para estas rotinas. Quando vc faz fotografia em JPEG, quem dita estes parametros é o fabricante da camera. Portanto, muito dificilmente uma camera Canon irá entregar uma imagem igual a uma Nikon ou uma Nikon entregar uma imagem igual a uma Sony. O que podemos fazer é mudar os parâmetros da camera para aquilo que mais nos agrada. Tem gente que prefere retratos com foco suave para disfarçar as imperfeições, o Duran já fazia isso nos primórdios da fotografia. Isso não quer dizer que ele tirava fotos ruins, pelo contrário. Então não tentem fazer uma camera tirar uma foto exatamente igual a outra em JPG que não vão conseguir, tudo depende dos parâmetros dos fabricantes.

Outra coisa, esse negócio que não se fotografa em RAW é falso. Participo de vários fóruns de fotografia e o consenso geral é que JPG é para fotojornalismo, por exemplo, onde o conteúdo da foto é mais importante do que ela em si e a rapidez entre o clique e a publicação é muito importante. Fotografia séria de eventos é em RAW. Nunca vi ninguém sair de um casamento, baixar as fotos no micro, gravar um CD e entregar. O normal é existir pós-produção, afinal, esse é o grande diferencial das DSLR da maioria das compactas, poder se fazer edição em formato de dados crú, que é o RAW.

Fotografia em JPEG poderia ser mal comparada a usar modo AUTO (mais conhecido como modo garçon rsrs). Pode ser útil em muitas situações, mas nem de longe é o ideal.

E quando se fotografa em RAW, toda essa história de cores de tal marca por exemplo vai por água abaixo, até porque normalmente se usa outros parâmetros que não os da camera para fazer a conversão do RAW prá JPG. Muitos dos que usam o Lightroom por exemplo, usam o Adobe Standard como parâmetro para conversão. Outros criam seus próprios parâmetros de conversão usando o Adobe DNG Editor ou o Picture Style Editor da Canon.

A propósito, usando o Picture Style Editor da Canon, acho que até poderia se criar um perfil de conversão que deixasse as cores mais parecidas com as da Nikon, carregá-las na camera e pronto. Só que esse é um processo trabalhoso e, sinceramente, não acredito que valha a pena.

Luciano Morais, vc consegue baixar os softwares direto do site da Canon

http://www.usa.canon.com/consumer/controller?act=ModelInfoAct&tabact=DownloadDetailTabAct&fcategoryid=314&modelid=16303

Experimente tirar uma foto em RAW, sem se preocupar com contraste, nitidez, cor, balanço de branco, nada. Abre ela no DPP da Canon e daí começa a mexer nos parâmetros. Quando achar legal, gera o JPG. Se gostar do resultado final, depois te dou a dica de como colocar esses parâmetros na própria cam, assim vc pode clicar em JPG ou RAW e os arquivos já sairão pré-ajustados. Aí vc só mexe se quiser.

[]´s



Perfeita colocação Alexandre  :clap:



Buque

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Alexandre,

Grato pela aula  :clap: :worship:


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Bom dia amigos, CONTINUO COM A MESMA DÚVIDA, na teoria é bem romântico esse lance do pictur style, estive ontem a noite navegando pelo site da canon, tudo lindo, tudo ramãntico mas... Cadê algum salvador para nos indicar 1 ajuste legal para a xsi onde nós rélis usuários podemos ficar 1 pouquinho mais contente com o resultado final... ta aí minha bronca, a dúvida de nosso amigo é a mesma minha e de muitos, nesse forum e em outros tambem, teoria as vezes não condiz com a prática...
CONTINUO COM A MESMA DÚVIDA E INSATISFAÇÃO !!!   >:( >:( >:( >:(
« Última modificação: 03 de Junho de 2009, 09:44:15 por THUNDER »


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Gente, vamos teorizar um pouco.

Primeiro, o que sai do sensor da camera nada mais é que uma sequencia de RGB. Para transformar isso em cor, existem várias rotinas e parametros que são passados para estas rotinas. Quando vc faz fotografia em JPEG, quem dita estes parametros é o fabricante da camera. Portanto, muito dificilmente uma camera Canon irá entregar uma imagem igual a uma Nikon ou uma Nikon entregar uma imagem igual a uma Sony. O que podemos fazer é mudar os parâmetros da camera para aquilo que mais nos agrada. Tem gente que prefere retratos com foco suave para disfarçar as imperfeições, o Duran já fazia isso nos primórdios da fotografia. Isso não quer dizer que ele tirava fotos ruins, pelo contrário. Então não tentem fazer uma camera tirar uma foto exatamente igual a outra em JPG que não vão conseguir, tudo depende dos parâmetros dos fabricantes.

Outra coisa, esse negócio que não se fotografa em RAW é falso. Participo de vários fóruns de fotografia e o consenso geral é que JPG é para fotojornalismo, por exemplo, onde o conteúdo da foto é mais importante do que ela em si e a rapidez entre o clique e a publicação é muito importante. Fotografia séria de eventos é em RAW. Nunca vi ninguém sair de um casamento, baixar as fotos no micro, gravar um CD e entregar. O normal é existir pós-produção, afinal, esse é o grande diferencial das DSLR da maioria das compactas, poder se fazer edição em formato de dados crú, que é o RAW.

Fotografia em JPEG poderia ser mal comparada a usar modo AUTO (mais conhecido como modo garçon rsrs). Pode ser útil em muitas situações, mas nem de longe é o ideal.

E quando se fotografa em RAW, toda essa história de cores de tal marca por exemplo vai por água abaixo, até porque normalmente se usa outros parâmetros que não os da camera para fazer a conversão do RAW prá JPG. Muitos dos que usam o Lightroom por exemplo, usam o Adobe Standard como parâmetro para conversão. Outros criam seus próprios parâmetros de conversão usando o Adobe DNG Editor ou o Picture Style Editor da Canon.

A propósito, usando o Picture Style Editor da Canon, acho que até poderia se criar um perfil de conversão que deixasse as cores mais parecidas com as da Nikon, carregá-las na camera e pronto. Só que esse é um processo trabalhoso e, sinceramente, não acredito que valha a pena.

Luciano Morais, vc consegue baixar os softwares direto do site da Canon

http://www.usa.canon.com/consumer/controller?act=ModelInfoAct&tabact=DownloadDetailTabAct&fcategoryid=314&modelid=16303

Experimente tirar uma foto em RAW, sem se preocupar com contraste, nitidez, cor, balanço de branco, nada. Abre ela no DPP da Canon e daí começa a mexer nos parâmetros. Quando achar legal, gera o JPG. Se gostar do resultado final, depois te dou a dica de como colocar esses parâmetros na própria cam, assim vc pode clicar em JPG ou RAW e os arquivos já sairão pré-ajustados. Aí vc só mexe se quiser.

[]´s



Olá Alexandres, obrigado mais uma vez pela sua atenção. vou entrar no site canon para pegar o software. Ontem, ao chegar do trabalho fiz uns testes fotogragrando em jpg + raw. a diferença é gritante e até mesmo a nitidez parece ser um pouco melhor. peguei o manual e olhei sobre o picture style e já aproveitei para fazer vários testes alterando todas as configurações da câmera. A modelo usado foi uma boneca grande da Mini que minha irmã tem,  hehehe agora quero testar em pessoas. eu notei que no raw, mesmo eu fazendo várias alterações de abertura e velocidade, onde o jpg a alteração era bem visível, no raw quase nem dava pra perceber. parecia que todas as fotos raw era iguais. bom, para uma primeira vez mexendo com raw, gostei da brincadeira. rs
pode deixar que assim que pegar o software começar a mexer nele vou pedir sua ajuda sim.

Obrigado.
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Luciano, teu monitor está calibrado??

Isso já aconteceu comigo mas o problema era a calibragem do monitor.

Abraço.

Olá Sandro, tudo bem. esse é o outro ponto que eu já perguntei num outro post. hehehe calibrado em função de que? ele está calibrado de acordo com o lab de minha cidade, para que eu possa fazer as alterações de cores e mandar imprimir sem o lab fazer as correções. o monitor está calibrado via um software que veio nele.

se vc quis dizer instrumentos/equipamentos de medição, então não tenho nenhum.

pode ser tbm que meu monitor não esteja calibrado corretamente, mas é uma possibilidade que eu descarto, pois várias fotos ficam bem nítidas, tem hora.

Obrigado pela atenção.
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.