Autor Tópico: Tabajara Studio II  (Lida 39736 vezes)

Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Online: 08 de Junho de 2009, 17:16:34
Olá pessoal,

Continuando o tópico : http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=32292.0

Como aperfeiçoamento :

Aprimorei a estrutura de PVC agora é montável, usei canos de pvc com 3/4 de polegada para montar uma estrutura móvel e desmontável. (custo R$23,00) a estrutura tem 2,5m de largura po 2,25 de altura. (Semelhante à estrutura do japonês referenciado no tópico anterior)

Troquei o tecido, pois o TNT amassa muito, usei um tecido grosso à base de algodão mas que não amassa e é bem branquinho. Mandei fazer uma bainha no tecido e passo a haste do pvc por dentro dele e fixo em 2 "joelhos" em pvc que são conectados. 2,40 de largura (sem emenda) por 5m de comprimento. Para esticar o tecido preguei um pedaço de velcro a cada 70cm de espaçamento nas laterais, assim o tecido fica bem esticado.Também será fácil usar outros tecidos para obter fundos diferentes. (Custo 22,50)

Esta estrutura tabajara dá facilidade, podendo ser montada em qualquer lugar.




Com relação à luz, mantive os refletores halógenos mas desta vez 2 refletores de 300w cada; cada um deles posicionado em um dos lados e num ângulo de 45º aproximadamente.

Continuei com lightsphere só pra não ficar com a luz quente na cara dos modelos. Há o problema com a temperatura diferente das luzes. O melhor foi colocar o WB eu automático com cartão ou com os presets dava tudo errado.

Consegui melhorar as sombras posicionando melhor as luzes, os modelos e também praticando mais o flash que foi usado manual e não em TTL.


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2009, 17:19:51

1


2


3
« Última modificação: 08 de Junho de 2009, 17:24:37 por Guigo_Mr »


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Junho de 2009, 17:27:10

4


5


6


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Junho de 2009, 17:29:47
Em tempo, desculpem moderadores, tive que picar em 3 a postagem pois não estava aceitando cadastrar tudo num post só. Tentei inúmeras vezes e nada.

Dividindo deu certo. Pode ser algo com a resposta do BD ou alguma coisa sobre a sessão autenticada no servidor, pois posts menores aceitou gravar sem problema.

 ;)

Ah ! A última foi só pra dar uma corzinha, mostrando uma das fotos externas do ensaio do casal.

 :ok:


fuiinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
Resposta #4 Online: 09 de Junho de 2009, 01:09:07
legal .. parabens ...


almeida.neto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 756
  • Sexo: Masculino
  • Estudando... Clicando... Analisando.. Estudando...
Resposta #5 Online: 09 de Junho de 2009, 19:39:41
Oi Guigo,
     Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pelo resultado das fotos  :clap:. Você atingiu o objetivo :clap:. Depois pela engenhosidade do projeto :ok:. Se possível for, gostaria de tirar algumas dúvidas:

1) Se o tecido tem 2,40m da largura e a estrutura tem 2,50m está sobrando 5cm de cada lado, certo? Então, o velcro a que você se referiu é pregado no tecido e enlaça as hastes laterais da estrutura? Seria possível uma fotinha mostrando esse detalhe?

2) Por que você usou 5,00m de comprimento de tecido se a altura da estrutura é de apenas 2,25m? Essa sobra seria para fazer fundo infinito nos pés quando for feita uma foto de corpo inteiro?

3) Os pés da estrutura são, também, canos de de PVC 3/4"?

    Bom, são perguntas simples só para dirimir algumas dúvidas minhas. Mais uma vez meus parabéns pela engenhosidade, iniciativa e o resultados das fotos. :clap:  :ok: :clap:  :ok: :clap:  :ok: :clap:

[]'s

Almeida Neto
« Última modificação: 09 de Junho de 2009, 19:40:38 por almeida.neto »
Natal/RN
Sony DSC-H9
Nikon D-7100 /Nikon D-40/Nikkor 18-55mm 1:3,5-5,6G/ Nikkor 18-135mm 1:3,5-5,6G / Nikkor 70-300mm 1:4-5,6G / Nikkor 50mm 1:1,8D
Twitter: @almeidanetontl Instagram: @almeidaneto


frias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 125
Resposta #6 Online: 10 de Junho de 2009, 13:09:39
Gostei do esquema do estúdio...

As fotos ficaram ótimas!  :ok:

[]´s
Canon EOS 5DMKII + Canon 24-70 f/2.8L + Canon 70-200 f/4L IS + Canon 100mm f/2.8 + Canon 50mm f/1.8 + Sigma 12-24mm f/4.5-5.6 + Flash 580 EXII



Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 10 de Junho de 2009, 15:00:46
Obrigado frias e Fuiinha.

Almeida Neto,

Citar
1) Se o tecido tem 2,40m da largura e a estrutura tem 2,50m está sobrando 5cm de cada lado, certo? Então, o velcro a que você se referiu é pregado no tecido e enlaça as hastes laterais da estrutura? Seria possível uma fotinha mostrando esse detalhe?

2) Por que você usou 5,00m de comprimento de tecido se a altura da estrutura é de apenas 2,25m? Essa sobra seria para fazer fundo infinito nos pés quando for feita uma foto de corpo inteiro?

3) Os pés da estrutura são, também, canos de de PVC 3/4"?

Respondendo :

1. É isso mesmo, os 5cms restantes em cada lado são para esticar devidamente o tecido com o velcro. Eu mesmo "costurei" o velcro com linha e agulha bem na beiradinha do tecido.

2. Exato !

3. Sim, os pés são de pvc também, usei 2 T para os pés, assim 2 encaixes são utilizados para os pés e 1 para a haste que sobe.

 :ok:


almeida.neto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 756
  • Sexo: Masculino
  • Estudando... Clicando... Analisando.. Estudando...
Resposta #8 Online: 14 de Junho de 2009, 10:07:54
Valeu Guigo,

     Muito obrigado por suas respostas e mais uma vez parabéns.

[]'s

Almeida Neto
Natal/RN
Sony DSC-H9
Nikon D-7100 /Nikon D-40/Nikkor 18-55mm 1:3,5-5,6G/ Nikkor 18-135mm 1:3,5-5,6G / Nikkor 70-300mm 1:4-5,6G / Nikkor 50mm 1:1,8D
Twitter: @almeidanetontl Instagram: @almeidaneto


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #9 Online: 14 de Junho de 2009, 18:35:11
muito bom..da até para fazer um para externa.. :ok:


rafaelfrota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 250
  • Sexo: Masculino
  • "Toda a arte é absolutamente inútil" (O. Wilde)
    • http://www.rafaelfrota.com
Resposta #10 Online: 12 de Julho de 2009, 16:27:08
Esses canos de 3/4 nao ficam bambos por serem finos e terem o comprimento grande?
To querendo fazer um esquema desse pra mim, mas canos mais grossos sao mt caros...


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 12 de Julho de 2009, 17:08:45
Olá Rafael ! Não ficaram bambos, o fato de o tecido estar preso aos canos laterais pelo velcro ajudou a dar firmeza.

Tenho usado bastante !


rafaelfrota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 250
  • Sexo: Masculino
  • "Toda a arte é absolutamente inútil" (O. Wilde)
    • http://www.rafaelfrota.com
Resposta #12 Online: 12 de Julho de 2009, 19:53:36
podia rolar uma fotinho basica dessa estrutura hein?! hahahahahahahahahaha  :assobi:

Eu vou dar uma olhada nesses canos...já estava ha meses querendo montar um desses pra mim..mas achava 3/4 fino e mais grossos com prços abusivos


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 12 de Julho de 2009, 20:12:08
Na próxima utilização posto as fotos aqui.


GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 18 de Agosto de 2009, 03:25:37
Me desculpa reviver este tópico, mas eu realmente quero montar este tabajara estúdio, mas eu não tenho muito money para investir (eu irei utilizar somente para fins de aprendizado).

Não sei se aqui é o melhor lugar para perguntar isso, mas o que eu precisaria de básico para montar um estúdio "chinfrim"? Eu tenho uma câmera simples com o flash embutido, um tripé para essa câmera e um flash Mirage M 42 (irei montar um disparador automático para ele, indicado aqui no fórum). Estava pensando em comprar uma sombrinha, mas aí não sei se preciso de mais tripés.

Você sabe mais ou menos qual o valor desses refletores halógenos? Se eles são REALMENTE básicos para um estúdio simples?

Será que você, ou algum outro usuário, tem alguma foto do estúdio para poder me explicar melhor como funciona "a coisa"? De preferência deste "estúdio tabajara", para eu ter uma idéia melhor da montagem.

A princípio quero montar algo para fotografar pessoas, mas caso o custo fique muito alto, serei obrigado a fotografar somente objetos menores.

Ainda sou BEM iniciante na fotografia, mas tenho grande vontade de aprender.

Agradeço desde já,

Guilherme