Autor Tópico: Limitações da Nikon D40  (Lida 5338 vezes)

j. boni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
    • Minha galeira no Flickr
Online: 20 de Junho de 2009, 10:39:27
Tenho uma Kodak Z1012 10.1 megapixels e estou querendo começar a fazer uns ensaios (famíliares, amigos) pra ir pegando mais prática e experiencia porque pretendo me profissionalizar mais pra frente. Gosto muito dessa camera pelo zoom de 12X mas passo muita raiva com ela devido ao foco manual muito lento e enjoado de mexer, foco automático lento também e a enorme dificuldade de focar em ambientes não muito favoráveis, pilhas também que duram pouco, mto ruído em isos pouco elevados, essas coisas.. mas estou pensando em comprar uma dslr (provavelmente uma Nikon D40 por causa da verba)e queria saber quais seriam as limitações pra esse tipo de trabalho que estou pensando em fazer.

Obrigado desde já!


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #1 Online: 20 de Junho de 2009, 10:42:24
Seja feliz, é uma ótima câmera (usei a D50, com mesmo sensor).
A falta que faz o motor de foco só será sentida no passo seguinte (ao profissionalizar-se).
Indico fortemente um flash SB-600 ou (por conta da verba) SB400, pois influencia MUITO no resultado.


j. boni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
    • Minha galeira no Flickr
Resposta #2 Online: 22 de Junho de 2009, 12:21:30
mais alguma?
« Última modificação: 22 de Junho de 2009, 12:21:57 por j. boni »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Junho de 2009, 12:28:28
Detesto na Nikon D40 não ter a função "RAW+JPG Fine"....em alguns casamentos que precisei tirar tudo em JPG se tivesse os RAWs eu teria acertado algumas imagens com melhor qualidade.

Os tres pontos de foco somente também é ruim....dependendo do ângulo que vc está do objeto fotografado, na hora de acertar o enquadramento se perde o foco.

Ela é bem pequena, mas poderia ser menor...rsrs.

 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 22 de Junho de 2009, 12:28:40
O principal problema desta câmera é a falta de motor de foco, que a torna incompatível com uma série de lentes mais antigas (e de boa qualidade) da Nikon. Os 3 pontos de AF também são uma limitação um tanto quanto significativa.
« Última modificação: 22 de Junho de 2009, 12:29:17 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #5 Online: 23 de Junho de 2009, 02:02:11
Não só a torna incompatíval com MUITAS lentes, como tbm com as lentes mais baratas - sem motor de foco. E ao iniciante com pouca verba esse problema pesa...
Na verdade não é um grande problema. Só tenha em mente gastar um pouco com lentes...

Flash, vá de sb600, o fato de ter cabeça móvel faz diferença gigante. uns 98% das fotos que faço uso com a cabeça pra cima ou pros lados, a luz rebatida fica muito melhor e, conforma usado, ilumina quase uniformemente o ambiente, tirando aquela dureza característica de foto com flash.

Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Junho de 2009, 07:07:44
O motor de foco pode realmente ser um problema, mas principalmente se vc já tem lentes com vc.....agora no meu caso quando comprei a Nikon D40 eu apostei que as lentes com motor de foco iria se multiplicar e acabaria não fazendo falta e foi isso que acabou ocorrendo.

Hoje tenho interesse somente em lentes que tem o seu próprio motor de foco e por preço muito bom, por exemplo a Tamron 17-50 f2.8 (U$400,00)e Nikon 35mm f1.8 (U$200,00), Tamron 18-250 (U$450,00)...além de uma gama gigante de Nikon AF-S, Sigma e Tamron tanto novas como usadas.

Lembrando que a incompatibilidade é somente com o AF, as funções de medição são mantidas.....Pesquise lentes antigas e se realmente alguma for a sua cara, pense em pegar uma D80 ou D90 para vc não perder o AF.

Valeu

« Última modificação: 23 de Junho de 2009, 07:10:48 por Leandro Federsoni »


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #7 Online: 23 de Junho de 2009, 07:44:32
Tinha me esquecido das máquinas usadas...
Hoje em dia é possível encontrar uma D80 com (quase) preço da D40.
EU costumo ter um tanto de azar com coisas usadas, desta forma deixei de comprar uma D80 ou D90 usadas para ir de D5000 (sem motor de AF). A diferença entre a D5000 para uma D90 usada era de 100 dólares (onde eu comprei).
Mas se você conhece mais ou menos bem o fotógrafo, pode ser uma opção interessante.


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 29 de Junho de 2009, 00:33:10
Desculpem fugir do tema principal do tópico, mas a CANON REBEL XT também possui estas mesmas linmitações da D40 ?
Qual das duas usadas valeria mais a pena como primeira reflex, para aprendizado mesmo ?

Agradece,

Max
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #9 Online: 29 de Junho de 2009, 09:01:30
A XT é uma ótima máquina. Tem mais ruído que as máquinas mais novas ou que a D40 (apesar de não ser tão nova), mas não tem esse principal problema citado.
É uma excelente máquina. Usei uma Rebel (não-XT, ou seja, o modelo anterior), e é surpreendente em média e pouca luz em comparação às compactas.


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 29 de Junho de 2009, 16:48:24
dkfuji,

  Obrigado pela resposta. Eu não sou profissional de fotografia, apenas um curioso mesmo, mas penso em ir para o mundo DSLR em breve.
  Vale a pena investir em um corpo antigo ?
  Sou meio que apaixonado pela NIKON D50, considerada um ícone das reflex mais antigas.
  A grande vantagem dela sobre a D40/D60 é possuir motor de foco no corpo, o que permite a aquisição de lentes mais em conta, ainda mais para mim que não sou profissa e tenho o orçamento meio curto.
  A XT tem esse problema de não ter motor de foco no corpo ?
  Como disse acima, sou apaixonado pela D50, mas me parece que a XT oferece uma melhor relação custo x benefício, pois há mais opções de lentes, inclusive lentes "não-oficiais"(como Sigma, Tamrom, etc.). Estou certo ?
  Agradece,

  Max Carvalho 
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


Duende

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 29 de Junho de 2009, 18:45:54
pelo que sei lentes não oficiais existem par anikon também, mas não sei se elas são mais caras iguals nikon em relação a canon...


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #12 Online: 29 de Junho de 2009, 18:49:59
dkfuji,

  Obrigado pela resposta. Eu não sou profissional de fotografia, apenas um curioso mesmo, mas penso em ir para o mundo DSLR em breve.
  Vale a pena investir em um corpo antigo ?
  Sou meio que apaixonado pela NIKON D50, considerada um ícone das reflex mais antigas.
  A grande vantagem dela sobre a D40/D60 é possuir motor de foco no corpo, o que permite a aquisição de lentes mais em conta, ainda mais para mim que não sou profissa e tenho o orçamento meio curto.
  A XT tem esse problema de não ter motor de foco no corpo ?
  Como disse acima, sou apaixonado pela D50, mas me parece que a XT oferece uma melhor relação custo x benefício, pois há mais opções de lentes, inclusive lentes "não-oficiais"(como Sigma, Tamrom, etc.). Estou certo ?
  Agradece,

  Max Carvalho 

Se não me engano todas as canon vem com o motor na lente motivo que torna o auto focus mais rápido.
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 12 de Julho de 2009, 00:11:47
A rebel xt (quando a possuia) em iso 1600 nao apresentava muito ruido nao!
Eu gostava muito dela.. meu maior problema com ela era o foco manual, a lente do kit era pessima pra focar manualmente...
outra limitacao era foco a noite.. era imporssivel! hahaha
entao.. a noite.. era dificil focar..


biggi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 13 de Julho de 2009, 09:11:58
...estou querendo começar a fazer uns ensaios (famíliares, amigos) pra ir pegando mais prática e experiencia...
...estou pensando em comprar uma dslr (provavelmente uma Nikon D40 por causa da verba)...

Nas situações que vc descreveu (começo, pegar mais prática e contenção de gastos), a câmera escolhida com a lente do 'kit' irá atende suas necessidades.

Contudo, atente para as sugestões dos demais usuários, inclusive quanto a outras marcas e modelos.

Ademais, se a máquina for nova e você cuidar bem dela, poderá revendê-la quando for comprar uma com mais recursos.
Biggi© - Aprendiz