Autor Tópico: ZEISS X NIKKOR - ALGUÉM PODE ESCLARECER  (Lida 5733 vezes)

WALTER-RJ

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Online: 20 de Junho de 2009, 12:18:45
Caros Colegas, meu material é Nikon mas gostaria de adquirir uma lente da CZeiss para minha D200. Fala-ze muito que as zeiss são muito melhores e que a nikor abusa das cores saturadas etc. Deixando de lado a rivalidade,para digital, ainda sim seria melhor capturada a imagem pela zeiss (foco manual)sem VR como são as lentes para a nikon. As lentes com essa redução de ruído estaria em vantagem em quais situações? Gostaria de ouvir opiniões. Abraços.


marcelotk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
    • Marcelo Tk
Resposta #1 Online: 29 de Junho de 2009, 11:47:10
Caro Walter, tive pouco contato com lentes CZ e a maior parte do meu conhecimento a respeito dessas lentes vem de conversas com amigos online (nenhum brasileiro).

Pelo que tenho visto por aqui a qualidade da imagem gerada através de uma CZ é sim melhor, mas nem sempre tais lentes são melhores que as Nikkor, principalmente pela falta do AF e pelo custo elevado. Porém são lentes para a vida toda, com nitidez sem igual e em sua maioria tem belíssimos bokeh.

Existem alternativas Nikkor de custo mais baixo caso isso seja um problema. Recomendo as lente 180mm f/2.8, 105mm f/1.8, 50mm f/1.2 e 85mm f/1.4, todas de foco manual, compatíveis com todas as cameras digitais SLR da Nikon (algumas cameras exigirão fotometria manual, mas isso não deve ser um problema) e podem ser encontradas a venda usado a preços muito mais baixos que seus concorrentes CZ.

Editado: Esquecí de comentar sobre o VR.

O VR é uma tecnologia de redução de vibração, não de ruido. No resultado final, dificilmente você notará alguma diferença entre fotos com ou sem VR. A não ser que se use velocidades de disparo muito lentas.
« Última modificação: 29 de Junho de 2009, 11:49:11 por marcelotk »


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Julho de 2009, 22:06:58
Já usei uma ou duas (ZF), não me encantei...

São boas lentes, não mais do que isso, em geral levam uma pequena vantagem nas maiores aberturas, mas ao diminuir um Stop do diafragma quando a coisa não vira, a diferença simplesmente desaparece.

Isso sem considerar a maior acuidade do sistema de AF contra a visão humana...  comprar uma lente dessas demanda uma série de investimentos paralelos, como despolidos micro-reticulados, bi-partidos, a serem instalados na câmera para proporcionar melhor precisão de foco.

Sinceramente acho que isso está mais relacionado a um "modo" de fotografar que propriamente uma escolha consciente de quem busca incremento em qualidade ótica.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #3 Online: 06 de Julho de 2009, 10:11:50
um dia procurando uns reviews sobre a Sony A900, vi um teste de uma 50 1.4 CZ e uma 50 1.4G serie profissional, meu amigo a diferença era gritante!
na boa eu to pensando em ir pra Sony so pra usar CZ.
muitos dizem que nao fazem diferença mas nao acredito nisso, senao, CZ nao seria CZ e nem Leica seria Leica, correto?


marcelotk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
    • Marcelo Tk
Resposta #4 Online: 06 de Julho de 2009, 15:29:37
Minha D200 conta com um espelho bi-partido que foi um investimento bastante baixo para o ótimo retorno que tenho usando lentes profissionais de foco manual. Fotografo basicamente retratos e estúdio portanto não preciso de velocidade de AF e com o tempo mesmo o espelho bi-partido deixa de ser necessário.


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #5 Online: 06 de Julho de 2009, 21:50:48
Marcelo, os resultados com suas lentes manuais tem sido superior?
quais lentes vc tem usado?

grande abraço!


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 10 de Agosto de 2009, 23:19:53
A suppremacia das lentes Zeiss já não mais existe no século XXI, com nanoelementos; cristais de fluoreto, lentes asféricas, etc.
Houve um período algumas décadas atrás que estavam além de seu tempo, mas isso na minha opinião já não se percebe mais e o resultado é o mesmo e em alguns casos pode ser inferior `a lente original, sem falar da perda do VR, AF, mior custo por nada, etc...
É apenas pagar para "ter"...


liao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 109
Resposta #7 Online: 11 de Agosto de 2009, 20:38:28
um dia procurando uns reviews sobre a Sony A900, vi um teste de uma 50 1.4 CZ e uma 50 1.4G serie profissional, meu amigo a diferença era gritante!
na boa eu to pensando em ir pra Sony so pra usar CZ.
muitos dizem que nao fazem diferença mas nao acredito nisso, senao, CZ nao seria CZ e nem Leica seria Leica, correto?

Vc ainda tem os links dos testes ??
valeu ...


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 11 de Agosto de 2009, 23:42:57
Em termos de lentes para fotografia, será que podemos colocar a Sony na mesma classe da Nikon e da Canon ??


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #9 Online: 12 de Agosto de 2009, 09:27:21
s
Em termos de lentes para fotografia, será que podemos colocar a Sony na mesma classe da Nikon e da Canon ??

se usar as CZs pq nao??? sao otimas!
« Última modificação: 12 de Agosto de 2009, 09:33:45 por oliver.vs »


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 12 de Agosto de 2009, 21:26:34
Me refiro às lentes da Sony e não da C. Zeiss...  :ponder:
« Última modificação: 12 de Agosto de 2009, 21:30:04 por fcsergio »


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #11 Online: 13 de Agosto de 2009, 08:31:13
todas da serie G da sony sao projetos da CZ, isso quer dizer que tem qualidade, agora tava lendo e o pessoas tava dizendo que quem as fabricam sao a Tamron... tem qualidade, e o preço nao chega a ser muito diferente da serie CZ, dê uma olhada na B&h...


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 13 de Agosto de 2009, 12:38:12
Continuo achando que não é perceptível a diferença entre uma Nikon Pro e uma CZ (a CZ não fabrica lentes para kits e  lentes "consumer").
Outro fator é que a CZ fabrica apenas lentes para Nikon com foco manual, o que na opinião de alguns entendidos, sempre oferece uma foto teoricamente mais nítida por não ser AF, tanto que a Leica se recusa a fazer lentes com AF até hoje...
Se é pelo prazer de ter uma lente CZ eu entendo bem (o que é de gosto não se discute).  :D
De resto, talvez vc esteja gastando dinheiro a toa.
Veja esse trecho de um dos muitos tópicos na Photo.net sobre esse assunto (http://photo.net/nikon-camera-forum/00TQZ7):

No Carl Zeiss Autofocus Lenses - Why?

">formidable lens crafter
I think Zeiss is a formidable competitor for Sigma and the like but for Nikon, I doubt so. There's nothing which Zeiss can do that Nikon cannot do. The reverse is probably not true. Nikon can manufacture high quality lenses, like the 35mm/1.8 DX at a ridiculously low cost. I do not think Zeiss knows how to do that.
I also do not see Zeiss being capable of implementing modern technologies, such as aspherical elements, Close Range Correction (CRC) or Floating Element technologies at a reasonable cost."

 :assobi: :assobi: :assobi:
« Última modificação: 13 de Agosto de 2009, 12:57:03 por fcsergio »


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #13 Online: 13 de Agosto de 2009, 12:54:27


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #14 Online: 14 de Agosto de 2009, 10:10:20
Oliver, abaixo vai um link com centenas de respostas para as suas dúvidas.

http://photo.net/search/?cx=000753226439295166877%3A0gyn0h9z85o&cof=FORID%3A11&ie=UTF-8&q=nikon+vs+zeiss+lens&filter=0&as_qdr=&sa=Search+Photo.net

Aproveite bem.
Sérgio.

Sergio vlw, mas eu nao to en duvida... :D
na verdade ele perguntou no sentido as lentes Sony, eu curto as lentes manuais cara, mas nao viajo em marca nao...eu li um teste sobre um comparativo entre canon 24-70 2.8l, nikon 24-70(a top) e uma CZ 24-70 2.8...e a melhor se saiu a Nikon, apesar que nas fotos eu achei melhor as cores da CZ, se quizer eu posto o link da revista ai vc da uma lida  :D
pra te falar a verdade eu sou fâ das lentes Zuiko, imagina um 24-70 2.0? e uma 70-200 2.0? queria ter grana pra isso..rs

mas muito obrigado pelo link vou dar uma zoiada :D abs!