Autor Tópico: Lentes médio formato em cameras slr digital  (Lida 5552 vezes)

oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Online: 30 de Junho de 2009, 11:57:48
Olá galera...

tenho algumas duvidas.

1-as qualidades oticas das lentes medio formato é supior isso já to sabendo, mas queria saber se elas fariam diferença numa digital(fuji s3pro) em termos de qualidade das imagens?

2-quando falamos nas lentes de MF tipo uma 90mm  em 35mm édiferente, uma 90mm em digital serio equivalente a quanto? (fuji 1,5x)

3-se eu usar os adaptadore s de lente, dá pra fotometrar?

bom acho que por enqunto é só...

to aqui tentado com cada lente que vcs nem imaginam...rsrsrsr

abs!


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #1 Online: 04 de Julho de 2009, 12:39:22
ninguem sabe??? Oo


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Julho de 2009, 14:13:43
oliver, eu só conheço adaptador de lentes Pentax MF para baioneta Pentax. Mas talvez existam outros adaptadores para outras marcas.
Com certeza voce perde a comunicação entre a lente e a câmera, então abertura e fotometria manuais.
Uma lente 90mm é sempre uma lente 90mm. Então em APS-C teria um ângulo de visão equivalente a 135mm.
Mas as lentes de médio formato são otimizadas para o uso neste meio. Em 35mm o desempenho não é o mesmo e em digitais é pior. Não vejo vantagem em usar uma lente MF em digitais, pelo contrário.
Pense que um negativo MF, 6 x 6cm, precisar ser ampliado 5x para fazer uma foto 30x30cm. Um negativo 35mm, 2,4 x 3,6cm, precisa ser ampliado em torno de 8,5x para fazer uma ampliação 30 x 20cm. Então uma Fuji S3 que tem um sensor de 2,3 x 1,55cm precisa de 13x para fazer uma foto 30 x 20cm.
Conclusão, as lentes para digitais tem um poder de resolução maior do que as lentes MF.
 
« Última modificação: 04 de Julho de 2009, 14:15:41 por Paulo Machado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #3 Online: 04 de Julho de 2009, 14:15:34
Oliver, só agora vi seu post e pra falar a verdade não sei se te ajudaria muito. Primeiro que não concordo que as objetivas de uma câmera de médio formato são todas superiores as objetivas de uma digital, ainda mais de proposta diferente como a Fuji que se refere.

Outra coisa é que o anel adaptador fará diferença na conversão. Mas para calcular você mesmo a equivalência, ignorando o espaçamento oferecido por um anel adaptador (caso exista) veja essa tabela onde você vai ter a idéia da conversão de médio formato para 35 mm:

http://photo.net/equipment/medium-format/focal-length-conversion

E essa aqui para converter do 35 mm para o seu fator de corte (1,5):

« Última modificação: 04 de Julho de 2009, 14:16:24 por Elmo »


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #4 Online: 06 de Julho de 2009, 09:23:34
é, pelo que entendi nao é vantagem usar as MF, mas usar as manuais 35mm né?rsrsr
tem umas m42 beeem interessantes alem da serie M e M39. essas sao mais vantagem né?

obrigado pela ajuda!


Yan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 10 de Julho de 2009, 00:29:35
Eu tenho um adaptador de Pentax 645 pra Canon. Sinceramente, nao gosto muito do resultado nao
Yan Boechat
São Paulo - SP

Leica
Canon
Pentax



Diogo Sacramento

  • Trade Count: (21)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 26 de Julho de 2009, 01:11:09
Era uma dúvida que já tinha há algum tempo e agora ficou claro.

Pelo jeito não vale a pena.

Abs,

Diogo  :ok:
-> Fuji XT1 + Canon M50II
-> Canon 60mm 2.8 Macro
-> Minolta 135mm 3.5
-> Minolta 58mm 1.2