Autor Tópico: Ajuda com cartão SD  (Lida 12067 vezes)

Busaum

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 246
Online: 10 de Julho de 2009, 19:47:33
Boa noite,
Comprei semana passada um cartão Sd de 4gb pra minha D90, o problema é que sempre quando eu vou passar as fotos para o pc ele pede para formatar o cartão e então eu tenho que passar as fotos pelo cabo da camera.
Alguém sabe o que fazer nesse caso?
Eu já formatei o cartão no pc mas mesmo assim quando eu tiro fotos e vou passar para o pc ele volta a pedir para formatar o cartão, alguem pode me ajudar?


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2009, 20:06:51
Seu cartão está com defeito, vc teve sorte de conseguir salvar as fotos pelo cabo, eu ja perdí 2 cartões de 4gb, certa vez fui numa palestra e me disseram para usar no maximo cartão de 2gb, é o que faço, tenho vários de 2gb, minhas experiência com cartões de grande capacidade não foram felizes, descarte esse cartão antes que tenha problemas ok !!!  :ok:


Busaum

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 246
Resposta #2 Online: 10 de Julho de 2009, 20:24:32
tem certeza que o problema nao é com o pc? pois ele funciona corretamente na maquina sem defeito algum


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #3 Online: 10 de Julho de 2009, 21:15:32
É o cartão meu amigo, pode crer, esse risco de usar cartões grandes não corro mais, ouví isso num work shop da família Namour, os caras são fera e tambem a maioria dos profissionais que conheço não usam cartão com grande capacidade, experimente trocar esse de 4 por dois de 2gb e não terá problemas, tem o problema de pirataria tambem, o cartão abre na camera e dá pau pra abrir no pc.  :doh:


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 11 de Julho de 2009, 14:03:10
Busaum,

Você já tentou formatá-lo e depois repetir o processo? Ele pede para formatar de novo? Se isso acontece sempre, mesmo você reformatando, é estranho mesmo. Usa outros cartões? Funcionam normalmente? Testa em outro PC ou em outro leitor de cartão. Existe a possibilidade do problema ser no PC sim (alguma incompatibilidade), mas só testando em outro PC para ter certeza.

Eu uso um cartão de 4 gb e nunca tive qualquer problema com ele, está na câmera tem quase 1 ano, mas eu tenho certeza de que é original. Sei a origem dele (BH). Como você não passo as fotos pela câmera, uso leitor de cartão.

Eu concordo em parte com o Thunder, mas meu limite são 8gb, mais que isso acho besteira. Sigo o seguinte raciocínio: Se eu usar um cartão de 16 gb numa viagem, por exemplo, e ele der pau, perco todas as fotos, já se eu usar 4 cartões de 4 gb e der problema em algum deles, ainda salvo muita coisa. Acho 4 gb o ideal, mas acabei de comprar um de 8 gb.

Esse é o problema, tive a oportunidade, faz algum tempo de revender alguns cartões Kingston, mas desisti da idéia, pois vi os preço deles no Mercado Livre (estão muito baratos) e pensei: ninguem vai querer pagar o preço que eu pediria, pois as pessoas preferem pagar mais barato e não se preocupam com as falsificações.

Busaum, escrevi de forma genérica, talvez o seu seja original e tenha dado defeito, pode acontecer.

Abraços,
« Última modificação: 11 de Julho de 2009, 14:05:35 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Julho de 2009, 14:52:07
amigo, o correto é formatar o cartao na camera e não no pc..
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #6 Online: 11 de Julho de 2009, 15:35:18
Uso apenas um de 4 gb  mais é compact flash.
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #7 Online: 11 de Julho de 2009, 15:56:17
Que marca é o cartão? Quanto vc pagou ?
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #8 Online: 12 de Julho de 2009, 11:02:48
Muito estranho esse problema, mas de qualquer forma, como disse o Pedro_Gabriel, o cartão deve sempre ser formatado na camera, e não no PC. De vez em quando, é conviniente fazer uma formatação de baixo nível, se a camera tiver essa opção. E sempre que possível formatar o cartão ao invés de apenas apagar as fotos, principalmente quando o cartão está quase cheio. Isso diminui a fragmentação e aumenta a velocidade de transferência.

Eu tenho 3 cartões de 4Gb, 2 Sandisk Extreme III e 1 Transcend classe 6 e nunca tive nenhum problema.

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Busaum

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 246
Resposta #9 Online: 12 de Julho de 2009, 21:15:49
eu ja formatei mais de uma vez mais assim mesmo tenho problemas (já formatei na câmera também)
eu acredito que o cartão não seja falsificado pois eu comprei nas livrarias curitiba
só me resta testar em outro pc para ver se o problema é com o cartão mesmo


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Julho de 2009, 23:02:07
Busaum,

Já que você comprou em uma loja aqui no Brasil, eu sugiro tentar trocá-lo e não ficar se aborrecendo com essa questão.

Abraços,
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


PDA

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 13 de Julho de 2009, 07:45:11
cavalheiros isso de nao usar cartao de grande capacidade tb nao é pra tanto.

nao digo que o raciocinio nao esta errado, mas ele nao é pratico nem logico se algumas regras forem seguidas.

primeiro...qual a marca e modelo do cartao defeituoso do criador do topico ?

marcas desconhecidas frequentemente dao pau e se perde tudo... isso é fato, mas se vc comprar e usar cartoes de marca e qualidade comprovada o risco de corromper dados  é tao minimo que mal merece ser considerado.

cartoes transcend, pqi , "memory stick falsos de 4gb por 40( para os com cameras sony)" e similares realmente sao de má qualidade e apresentam uma chance enorme de erros. e se colocar e tirar o cartao sem usar o "remover dispositivo com segurança" ( quando lendo o cartao atraves de um leitor usb...tirar o cartao da camera com a camera ligada isso aumenta as chances de erro.

por outro lado se forem usados cartoes de marca tipo os Kingston Elite Pro , kingston Ultimate , Sandisk Ultra II, Sandisk Extreme III, Lexar e similares... o risco de corromper os dados se os cartoes forem usados de forma correta é quase nulo.

e me desculpem...mas esses caras que falaram que falaram que cartoes de 2gb sao mais seguros que os de 4gb NAO SABEM NADA do que tao falando...seguindo essa linha de raciocinio os cartoes de 8gb sao bombas relogio.

a unica vantagem dos cartoes de 2gb x 4gb é que se um corromper... 2gb tem menos fotos que os de 4gb

eu dou valor ao meu equipamento e fotos e so uso Sandisk Extreme III, Ultra II ou Kingston , o resto dos meus cartoes vagabundos ( sim eu comprei uns por preço e pra testar....) eu uso apenas no meu palmtop e mp3 pra encher de musica e videos.

por exemplo ,minhas unicas experiencias com corrupção de dados aconteceram da seguinte maneira :

1)SD Kingston 1gb : tirei do meu palmtop com arquivos ainda sendo gravados sem querer( esbarrei nele tentando tirar o CF e ele saiu junto).... ou seja erro meu

2) CF 4gb Transced : copiei 700mb de fotos pra ele, e ele simplesmente corrompeu as fotos, ou seja cartao de baixa qualidade...eu nao esperava muito dele e depois disso espero menos ainda( plus ele é muito lento)

lembrando tb umas dicas interessantes.... eu nunca LOTO um cartao de memoria, sempre deixo uns 200mb livres pra evitar problemas de corromper dados por falta de espaço e escrita errada da tabela FAT ( que é o que diz o que ta no cartao)

vcs tem dslr , certo ? suas cameras geram arquivos de uns 5mb e se tiver JPEG + RAW os arquivos gerados chegam a 20mb por disparo correto ?

se vcs usarem cartoes vagabundos de 2gb que custam 15 reais, esses cartoes tem velocidades de leitura e escrita de 2mb por segundo em media, a camera de vcs tem buffer.... muito uso e volume grande de dados em gravacao lenta pode dar merda....

ja os cartoes tipo sandisk ultra II , kingston elite pro, 66x possuem uma velocidade de 9mb por segundo...ou seja adequados pra gravacao rapida de fotos de dslr.

cartoes simples da kingston ou sandisk sao confiaveis, mas nao sao rapidos , mas sem seguir essas orientacoes, nenhum cartao é magico

enfim...eu uso um SD/CF 64gb da sandisk ou kingston sem pensar duas vezes, mas nao me arrisco a fazer uma saida fotografica com um cartao transcend / pqi e afins de 2gb


www.flickr.com/photos/pdandrade

Se você pudesse voltar pro passado , o que vc mudaria ? as coisas que fez ou as que não fez ?


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #12 Online: 13 de Julho de 2009, 12:35:05
Só prá complementar o que o PDA disse.. Tem um programinha free chamado FDBENCH que faz o teste de velocidade dos cartões. Também é possível utilizá-lo para fazer um teste maciço de leitura e escrita prá ver se vai dar erro.

Quando comprei o meu Transcend também fiquei meio receoso, mas até o momento, como disse, não tive problemas. Nos testes de velocidade eu não tenho aqui os dados exatos, mas se não me engano ele se mostrou uns 20% mais lento que meu Sandisk Extreme III, mas não chegou a afetar a velocidade de burst da XSi. De qualquer forma, com os Sandisk eu tenho 500 fotos em RAW, uso ele só em emergências quando preciso armazenar mais do que isso. E estou pensando seriamente em uma "carteira digital", aí posso lotar um cartão, colocar outro e passar os dados do primeiro imediatamente para o disco, o que já é uma garantia.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


PDA

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 13 de Julho de 2009, 16:15:17
sobre velocidade de cartoes, quem quiser ver eu fiz um comparativo/teste em cartoes de memoria de varios modelos, mas só publiquei em outro site.

segue o link

http://adrenaline.com.br/forum/cameras-digitais-filmadoras-tecnicas-relacionadas/244534-cartoes-sd-lendas-sobre-velocidade.html


www.flickr.com/photos/pdandrade

Se você pudesse voltar pro passado , o que vc mudaria ? as coisas que fez ou as que não fez ?


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #14 Online: 16 de Julho de 2009, 18:10:21
Muito provavelmente não tem nada de errado com seu cartão. Já testou seu leitor? Os cartões SD com mais de 2GB são SDHC (praticamente todos) e se vc colocar um cartão SDHC em um leitor SD ele não reconhece, no windows ele pergunta se quer formatar, não faça isso!

Aconselho que vc teste o seu leitor com outro cartão de 4GB ou mais, apenas para ter certeza que é o leitor e depois compre outro leitor, mas tenha certeza que é SDHC e de preferência USB 2.

Formate seu cartão na câmera e teste em outro leitor(SDHC). Assim vc terá certeza do problema.

[ ]s

Formel