Autor Tópico: Dúvida Cruel - D60 - D90 - D5000?  (Lida 4421 vezes)

lilithday

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Feminino
    • Falta do que Fazer...
Online: 17 de Julho de 2009, 14:59:55
Primeiramente, muito prazer me chamo Dayane, tenho 17 anos e moro em SP.  8-)

Sou mais uma iniciante, e realmente gosto de fotografia. Iniciarei um curso no em breve, estou pesquisando há vários dias sobre câmeras, etc

Estou com dúvida sobre qual modelo adquirir, e depois de ler bastante e visitar muitos fóruns fiquei bastante interessada em alguns modelos da Nikon, especialmente a D90 e a D5000.

Levando em conta o fato de que estou começando, mas tenho bastante sede por aprender e desejo estudar com foco na profissionalização, quero uma câmera que possa me acompanhar por bastante tempo e que seja de certo modo versátil.

Vi dicas sobre ter uma boa câmera e investir pesado em lentes. Ou seja ir me equipando aos poucos, primeiro uma boa câmera, lentes, flash...

Até conselhos de adquirir uma D60 e uma boa lente surgiu.

E então encontrei um kit D90 - praticamente num 'bom preço', com a câmera + lentes 18-105mm VR e 70-300mm VR + tripé + outras coisas. É claro que na hora que eu vi logo fiquei assim  :eek: (pelo preço acessível e a quantidade de equipamentos - tá muito bom pra ser verdade ;_; )

Na verdade espero alguma sugestão de talvez outras câmeras, se no caso de eu adquirir esse tal kit terei o que espero: uma boa câmera, e que posa me acompanhar por bastante tempo em diferentes situações...

Gosto de fotografar pessoas, paisagens, o cotidiano, centros urbanos e me interesso por foto em estúdio também.

Enfim... qualquer sugestão será bem vinda.

Agradeço desde já!  :wub:


daneluti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
    • All about me
Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2009, 15:38:17
Bom, se o preço está bom demais, desconfie. Uma D90 com 18-105mm custa, em média, 1300 dólares. Há um kit na BH q inclue a D90, 18-105 e 70-300 (apenas, sem tripe, cartao ou outros acessórios) por 1850 dólares. Se o preço que vc viu está muito abaixo disso, desconfie.

A grande vantagem de se ter uma D90 é em relação a pontos de foco e motor de foco na camera, o que vai permitir a você utilizar as classicas 85mm f/1.4, 200mm f/4 e outras lentes usando o auto-foco na camera, mesmo que ainda não tenham motor de foco na lente.

O bom da D5000 é um corpo menor e possui o LCD móvel, mas não possue motor de foco na camera, portanto apenas lentes AF-S vai focar automaticamente. Voce ainda pode usar outras lentes, mas o foco terá que ser feito manualmente, utilizando o indicador de foco no viewfinder.
Eliezer Daneluti
Nikon D40 - AF-S 18-55 f/3.5-5.6, AF-S 55-200 f/4-5.6
Nikon D3100 - AF-S 18-200 f/3.5-5.6
Nikon D300 - AF-D 24mm f/2.8, AF-D 50mm f/1.4
Nikon D800 - AF-S 50mm f/1.4G, AF-D 105mm f/2.8 micro, AF-S 24-70mm f/2.8, AF-S 70-200mm f/2.8 VRII


lilithday

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Feminino
    • Falta do que Fazer...
Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2009, 18:15:46
Olá Eliezer - muito obrigada pela atenção e pelas dicas  :ok:

Estou quase me decidindo mesmo pela D90 - pesquisarei um pouco mais é claro, pois preciso ter certeza ;_; Nossa! É muito difícil escolher uma câmera  :(

Enfim, comprarei por aqui os equipamentos e o tal kit sairia por R$5.000,00 e mais um pouco (achei um tanto barato  :shock:)...

Conversando com um colega no orkut, ele me indicou uma D60 e uma lente que para começar estaria bom.

hehehe

Pesquisarei mais um pouco então :S

Qualquer outra opinião também será bem vinda ;)


regispresser

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2009, 18:16:29
sendo essas as tuas intenções, vá de D90, sem pensar. é a mais avançada delas (e a mais cara, também). comprei a minha há duas semanas e estou achando excelente.


Tokairin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 89
Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2009, 18:41:22
Acho que é bom vc dar uma olhada nos reviews dessas máquinas:
http://www.dpreview.com/reviews/nikond5000/
http://www.dpreview.com/reviews/nikond90/
Pessoalmente eu optaria pela D90. Se vc é iniciante pode ter alguma dificuldade com ela no começo e não vai aproveitar o potencial do equipamento, mas nada que não vá se resolvendo aos poucos com a leitura de livros, conversas com foristas e principalmente usando a máquina e cometendo erros e acertos.
A D5000 é uma ótima máquina, e ainda tem o diferencial do monitor móvel, mas o auto focus dela só funciona nas objetivas mais novas (AF-S e AF-I). Ela até aceita outras objetivas que não tenham motor interno, porém só vão funcionar de modo manual.
Já a D90 eu acho que é mais robusta e confiável, além de manter o auto focus em todas as objetivas, exceto aquelas totalmente manuais.
Como vc disse que vai ficar com ela bastante tempo e quer usar em diferentes situações, pelo que vi das duas máquinas, a D90 "parece" mais apropriada, mas o ideal é pegar as duas nas mãos, manusea-las e ver com qual se sente melhor. Independente de qual escolher, com certeza vc vai se divertir.
Boa sorte, e como o colega já disse, desconfie se o negócio parecer bom demais.


Prof° Félix

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 414
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2009, 19:00:30
Lilithday, se preço ñ é problema, vá de D90 que vc não se arrependerá.
Na B&H photovideo, custa U$ 1155, mais U$ 445 do brazil special. Entrega em até 45 dias. Se vc ñ tá apressada, aproveita o dolar em baixa.
Nikon D50, D70s e D90
Tamron 17-50 f2.8 Nikkor 35-105mm 3.5-4.5 macro Nikon 24-70 f2.8  e lentes do kit


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2009, 19:14:31
podendo d90 sem pensar
70-300vr e otima tambem
abs.Angelo


JulioS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
  • Sexo: Masculino
    • Web Site Pessoal
Resposta #7 Online: 20 de Julho de 2009, 12:30:15
Uma câmera e seus acessórios são as ferramentas de um fotógrafo. Como em qualquer área, escolher a ferramenta adequada é fundamental. Normalmente temos ferramentas mais genéricas e outras mais especializadas, tipicamente as especializadas são mais eficientes e mais caras. Falo isso por um motivo muito simples: fotografia é algo muito amplo e, se decidir investir nisso, terá que decidir o que pretende fotografar para evitar gastar dinheiro à toa. Nestas opções que você passou e dado a o seu objetivo de se profissionalizar, não teria dúvidas quanto ao equipamento: D90 é a melhor opção. Além de ser mais robusta e suportar autofoco em lentes sem motor de foco interno, a D90 pode ser acoplada a um battery pack  (MB-80) que melhora a pegada e a autonomia do equipamento. Em resumo, a D90 suportará sua evolução como fotógrafa por um período mais longo. Contudo, a questão fundamental é quanto às lentes e acessórios, pois isto define que tipo de motivos você poderá fotografar. Se você já tem algo claro em mente a este respeito, vale pensar bem em que tipo de acessórios pretende comprar. As lentes 18-105mm e 70-300mm que você comentou são muito boas, mas não são lentes avançadas. De forma geral, uma lente adequada influencia mais no resultado final de uma foto do que uma boa câmera. Como um kit para iniciante, as lentes 18-105mm e 70-300mm são bem versáteis e irão ajudar a explorar diversos temas, mas se pretende focar seus estudos em um tema específico, pode ser mais interessante adquirir uma lente mais específica para o tipo de trabalho que quer fazer.
_____________ @juliosene _________________
Tutorial Básico sobre Lightroom 3: http://www.juliosene.com/tutoriais/basico-lightroom-3.html
Tutorial sobre Importação no Lightroom 3: http://www.juliosene.com/tutoriais/lightroom-3-importacao.html


Bieli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #8 Online: 21 de Julho de 2009, 21:55:55
tb iria com a D90 - quanto a lente, se vc pode começar com estas duas legal...lembre-se que sempre pode vender a que menos usar, e comprar algo mais especifico...
nikon D40<br />Canon FT


lilithday

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Feminino
    • Falta do que Fazer...
Resposta #9 Online: 22 de Julho de 2009, 00:54:22
Boa Noite!

Me desculpem por 'ressucitar' o tópico  :assobi:
Mas vim mesmo para agradecer pelas dicas e atenção de todos que responderam e dizer que de certa forma influenciaram minha decisão final, a qual espero ter sido a correta: ficarei com uma D90. Não o kit pois decidi equipá-la mais para frente de acordo com minhas necessidades e nível de aprendizado.

Então,obrigada novamente, boa sorte para mim neste longo caminho e luz para todos vocês  :ok:

Dayane
 :wub: