Xiru esta cobrança não é escondida, é o que se chama de BV, ou bônus sobre valor.
A agência não cobra do cliente, cobra de você, pois você está sendo agenciado por ela. Pode perceber que você emite a nota ao cliente e ela emite uma nota de prestação de serviços para você, quando você faz o pagamento do agenciamento.
A idéia de uma agência é exatamente fazer a ponte. Eles possuem um cliente e recebem do cliente por certos serviços. Ao mesmo tempo eles localizam mídias e profissionais para a execução de trabalhos e por colocar estes profissionais em contato com o cliente final é cobrado um bônus sobre valor (que qualquer agente cobra), que na área de publicidade é padrão ser de 20%. Por isso é sua obrigação perguntar se haverá ou não BV, porque pode ser que a agência abra mão deste direito dela (que por sinal é regulamentado por lei), para que você repasse este desconto ao cliente. Mas se você não perguntar e a agência não falar nada ela pode te cobrar este bônus e você terá que pagar mesmo sem tê-lo incluído no preço, porque existe esta previsão na regulamentação da profissão do agente. Se não houver nenhum acordo em contrário é dado como o pagamento padrão pelo agenciamento. Neste caso vocÊ precisa se informar sobre os custos do mercado onde vocÊ atua para não ter este tipo de transtorno, porque qualquer um que se proponha a trabalhar com agentes (de qualquer tipo) precisa saber como funciona a dinâmica de um agenciamento. É sua obrigação saber isso e não da agência de te ensinar como funciona.
Não concordo que seja imoral, ou qualquer outra coisa, porque o agente está lhe prestando um serviço, sem ele você não teria o negócio. Ninguém te obriga a trabalhar com agentes, você pode ir direto aos clientes, mas obviamente terá um trabalho bem maior. Sempre que alguém lhe presta um serviço de viabilizar um negócio é claro que esta pessoa é merecedora de remuneração (é o trabalho dela). Só para você ter uma idéia a principal renda de uma agência vem exatamente dos agenciamentos de mídia e profissionais. Os serviços de criação e coisas do tipo é que são secundários e meros meios de agregar valor aos clientes.
Wellington o seu caso é diferente, não é um caso de agenciamento, é um caso de terceirização. A produtora tem um contrato e precisa de alguém para fazer o serviço. Ela mesma poderia desenvolver o serviço, mas por alguma questão eles optam por lhe contratar terceirizado. Neste caso é uma forma de dividir riscos da atividade com terceiros e reduzir custos e investimentos necessários.