Eu já tinha lido sobre isso. Parece até que algumas fotos que se atribuíam a ele, eram da Gerda.
Esse caso é bastante representativo porque a foto, além das especificidades da fotografia, foi tomada como um documento verídico, registro de um conflito. É por isso que não se costuma, em trabalhos de análise iconográfica, mesmo sendo uma fotografia, abordar uma imagem como registro fiel da realidade e se opta, na maioria das vezes, por trabalhar com o conceito de representação. A partir dele, a veracidade da imagem importa menos porque trata de uma abordagem, não da realidade, mas da representação que o fotógrafo faz dela. No caso dessa foto, vale, muito mais, pensar a posição política do Capa e de como ela, de certa forma, norteou a construção da imagem.
Agora, esse trabalho de investigação, a menos que se tenha provas irrefutáveis como os negativos das fotos anteriores e posteriores a essa e com identificação plena da região, por exemplo, é mais uma hipótese. Acho difícil comprovarem com alto grau de certeza que a foto foi encenada, que o sujeito não levou um tiro (não é biópsia), que as montanhas são dessa região não daquela. Até porque, mais que uma mentira, do local determinado da foto, por exemplo, pode ser até o engano, ainda mais pra alguém que trabalha em trânsito constante, em regiões de conflitos, locais inabitáveis etc.
É engraçado como atualmente o Capa tem passado por um processo de desconstrução do mito. Primeiro pesquisam see a foto mais emblemática dele não foi um "instante decisivo", mas uma montagem grosseira, depois que outras fotos, não menos importantes, não eram dele, mas da Gerda, enfim, essa relação com mito, que aos poucos se esvai, é que eu acho interessante.
Aliás, alguém tem alguma hipótese sobre o que acontece com as mulheres que tiveram trabalhos relevantes, mas que a relação com tais mitos fizeram-nas meio que sucumbirem, não sei se essa é bem a palavra certa.
Exemplos:
Picasso-Dora Maar
Diego Rivera-Frida Kahlo
Sartre-Simone de Beauvoir
Rodin-Camille Claudel
Capa-Gerda
Não sei a Gerda, mas todas as outras eram mulheres muito complexas, por um lado desprendidas de muitos valores, por outro até submissas às intempéries dos parceiros.
Deve ter outros, não lembro agora.
Hahaha Fugi de novo, nada a ver tratar desse assunto aqui. Desculpa Marcelo.